Achei essa luta do último episódio do primeiro cour de Vento Aureo genial! Alguém lembra de um três contra um em Jojo? E não só isso, já houve algum três contra um tão meticuloso quanto esse? Que a vitória era certa a gente já sabia, mas não que ela seria conquistada dessa forma, e junto de algo que estava faltando na quinta parte: o brilho de seu protagonista. É hora de Jojo no Anime21!

Quando eu pensei que o Abbacchio fosse se separar do Giorno isso aconteceu mesmo. Contudo, sua fixação pela chave foi explicada e não se tornou difícil de entender essa atitude.

O Abbacchio perdeu grande parte de sua motivação para viver, mas se tivesse perdido mesmo tudo não buscaria o apoio emocional que ele encontrou ao se deixar comandar pelo Bucciarati, afinal, em um mundo no qual o poder de um Stand pode criar verdadeiros milagres nada é imutável – pode-se escapar até da morte.

É com essa ideia fixa na cabeça que ele parte para cumprir sua missão, mas, é claro, adversidade não é o que deveria faltar nesse momento.

Abbacchio está quebrado feito esse espelho, e será que o Giorno está ajudando no conserto?

Boas lutas de Stand em Jojo sempre têm várias reviravoltas e situações nas quais um Stand mais fraco sobrepuja um mais forte por causa da singularidade do seu poder. Aliás, eu considero o Illuso um dos usuários de Stand inimigos mais perigosos dessa franquia.

Sobre o Abbacchio, ele é o tipo de pessoa que só passaria a reconhecer o valor do Giorno se tivesse a sua vida salva por ele, se tivesse seu orgulho ferido por ver alguém em que ele não confiava fazendo a coisa certa.

O mais legal disso tudo é que o Giorno reconhece o feito do Abbacchio e o dá o crédito que ele merecia, ainda que sem querer. Sua atitude impetuosa e descuidada mais o raciocínio rápido e a cooperação necessária fizeram seu erro virar um acerto; e proporcionaram uma luta interessante.

Essa é daquelas cenas que só tem uma explicação, “É Jojo!”

Não é todo dia que um usuário de Stand é recortado ao meio e se funde ao seu Stand em dimensões diferentes. Um acontecimento bizarro, mas que também foi causado pela habilidade nada normal do Moody Blues. Aliás, o Illuso é tão fraco que se torna presa fácil mesmo de um Stand também fraco, e isso torna essa luta toda mais interessante.

Foi muito um jogo mental de prever os passos do inimigo e agir de forma a preveni-los ou remedia-los. O Abbacchio chegar ao extremo de decepar sua própria mão para confiar a “vitória” do grupo ao Giorno foi não só a chave para a forma como ele via o jovem mudar, mas também um dos fatores que realçou a complexidade do plano bolado pelo Giorno, plano que levava em conta as ações do inimigo, dos companheiros e, é claro, as suas. Uma bela armadilha!

Não vi quando ele disse que queria encontrar sua cara metade de maneira tão literal…

A luta do Abbacchio com o Illuso na casinha de cachorro foi muito boa, mas foi o meticuloso plano do Giorno o que tornou esse episódio tão bom, mesmo com a perceptível – mas não acentuada – queda de qualidade na animação.

E não, ele não foi genial do nada, não tirou um coelho da cartola vazia. Se o Abbacchio estava obcecado pela missão a ponto de priorizá-la ao bem-estar do Fugo, então seria o natural esperar por dois cenários. A vitória dele, ou ele passar a missão ao Giorno se fosse derrotado.

Tendo isso em mente, tudo o que o Giorno poderia fazer era esperar e criar condições de vitória cuja eficácia seria certa no maior número de cenários possíveis.

O cara arranca a mão e dá risada. ISSO QUE É UM HOMÃO DA PORRA!!!

Foi como ele disse, a derrota do Illuso foi decretada quando ele leva o último de seus inimigos para o mundo dos espelhos, afinal, o Giorno já havia se dado conta de como funcionava o Stand inimigo – o Abbacchio não pensou direito devido a tensão, mas não era tão difícil chegar a essa conclusão – e do que podia fazer para derrotá-lo.

Aliás, vendo que os companheiros ainda não haviam morrido ficou ainda mais fácil deduzir que o nível de complexidade e o poder bruto do Stand inimigo no mundo dos espelhos não era dos maiores.

Levar pessoas para outra dimensão deve gastar energia, além de que se o Illuso fosse mesmo forte atacaria de frente e não usando métodos indiretos e ardilosos. Com a armadilha pronta ele caiu feito patinho, o problema é que o Araki adora reviravolta por cima de reviravolta – mas até isso o Giorno imaginou.

Perceba o quanto o protagonista brilhou nesse episódio, pois aproveitou o melhor possível as ações e os poderes dos companheiros, combinando suas forças com as do Fugo, aproveitando o gancho do Abbacchio para ele.

Ele também construiu o cenário mais provável na mente e assumiu a parcela de risco que lhe cabia, pois era só encarando um risco de morte que poderia derrotar o Illuso. Combinar os esforços de três usuários de Stand para derrotar apenas um mostra o quanto o inimigo era “páreo duro” e ainda que o Fugo tenha perdido espaço para os outros dois sem ele a vitória seria impossível.

Não vejo um Jojo agir de forma tão inteligente desde o Joseph, além dele ter realmente confiado em seus companheiros, não tendo resolvido tudo só na porrada e/ou sozinho, sabendo trabalhar com o material humano a sua disposição da melhor maneira possível.

Para mim o Giorno provou de vez seu valor com esse plano para lá de meticuloso – não é à toa que o Fugo e o Abbacchio reconhecem isso.

Não sei o quanto seria “possível” apenas tirar sangue de uma cobrar imune e inseri-lo direto na veia para se imunizar do vírus, mas esse me parece um detalhe dos mais aceitáveis, até porque o desmaio do Giorno fez parecer que ele forçou seu corpo a produzir defesas contra o vírus, mas não foi a cura imediata para ele.

Na verdade, pensei que dessa vez o Giorno despertaria um poder de cura do nada – nem tão do nada já que a mão não machucada dele na prisão pode ter sido um indício disso –, mas isso seria incoerente com seu plano tão bem bolado. Ele usar o seu poder que “brinca” com a vida foi a forma mais sensata de fazer com que escapasse da morte certa com a chave da vida em suas mãos.

Se o poder do Golden Experience é o de gerar a vida e manipulá-la, dar uma chance de viver a ele e a seus companheiros foi o que o Giorno fez ao confiar neles e também em si mesmo, vislumbrando seu sonho mais à frente.

Não serei tão otimista para pensar que o mundo seria melhor só por confiarmos uns nos outros, mas eu acho que dadas as devidas proporções, assim como a situação, é por aí que o sonho nobre – ainda que por métodos questionáveis – do Giorno será construído.

Essa é a chave da vida para um gângster que luta para sobreviver e mudar seu mundo de um jeito torto, mas honesto.

Quando Jojo encontra Crepúsculo… NÃO, ESPERA, REBOBINA ISSO AÊ!!!

P.S.: Hoje, infelizmente, não tivemos sessão de curiosidades por falta de novos Stands – e o artigo já estava bem grandinho mesmo. Não vai ter Jojo na primeira semana do ano, o anime volta – e muito provavelmente com nova abertura – na semana seguinte. Até meu próximo artigo e Feliz Ano Novo!

Comentários