E finalmente chegamos ao fim de Merc Storia, uma longa aventura de descobertas e sensações, onde agora no fim ficamos esperando algumas resoluções sobre o mistério de Merc que até então era uma das poucas questões a se finalizar. Apesar de não ter visto exatamente aquilo que procurava, penso que a série se encerrou de uma boa maneira dentro do que veio fazendo nesse tempo todo.

Uma das coisas que mais gostei em Merc é a forma como eles procuram responder as dúvidas mais cruciais que ficam na nossa mente, eles deixam passar um item ou outro, mas o que poderia se tornar uma incoerência no panorama geral, eles sanam.

Lembram que no artigo anterior eu questionei que ficaria feliz em entender um pouco melhor a relação de Ultos com o Ravial? Pois bem, parece que ouviram minhas preces, e mesmo com o capitulo da cidade celeste se encerrando ali, eles utilizaram um pouco do tempo restante pra clarear isso aqui.

Ele é mais humano do que parecia

Ravial é aquele tipo de irmão quase pai, se precisa proteger os seus ele vai até as últimas consequências, mesmo que pra isso ele precise se tornar um “monstro” – o que não foi o caso, só parecia distante mesmo -. Demonstrar indiferença para com Ultos não era nada, correr e lutar pelo cargo mais alto no exercito real então? Pffff… Tudo isso era apenas um esforço mínimo pra alguém como ele.

Mesmo o visitando e ajudando em segredo, para Ravial o mais difícil era não poder estar com seu irmão no dias que pra ele eram os mais importantes de sua vida, e mesmo com o reconhecimento do mesmo, ele ainda tinha arrependimentos. Nesse pequeno diálogo onde eles partilham seus sentimentos, podemos contemplar todo o auto sacrifício e gratidão que estavam escondidos nos dois últimos capítulos e que encerram o que estava pendente.

Na sequencia restante do episódio, não existe bem uma lógica que tenta trabalhar mais algo em específico. Yuu, Merc, Jamo e Toto retornam a seu reino de origem com reflexões sobre as suas mudanças, o que aprenderam, o que fizeram, as pessoas que puderam conhecer, enfim, o valor real dessa jornada em que embarcaram.

A prova de que a experiência vivida deixou marcas estava na percepção rápida das pessoas, Yuu tem a sua mudança notada por todos e a confirmação disso está até no seu modo de falar e pensar, se assemelhando cada vez mais ao seu pai também curioso e aventureiro.
Mesmo com tudo isso, o lado B da fita ainda existe e Merc, mesmo alegre pelo que conquistou ainda sente um pequeno vazio, já que não sabia 100% se Yuu tinha gostado de ter embarcado nisso tudo por uma insistência dela.

Yuu era um menino apático desde pequeno lá no início da série, Merc sabia disso e mesmo assim fazia questão de alegrá-lo e passar os seus dias descobrindo coisas novas com ele. Yuu não tinha demonstrado reciprocidade ao companheirismo dela ainda, mas o seu amadurecimento o tornou um garoto com consideração aos sentimentos do próximo, uma pessoa mais aberta e livre pra se expressar – não que fosse mimado, mau ou coisas do gênero, ele era apenas covarde e desinteressado -.

É gratificante ver o encerramento disso sendo a gratidão dele a Merc por tudo o que ela tinha feito a ele, por ser companheira durante tanto tempo, e por ter aberto forçadamente as portas da mudança pra alguém que não entendia o valor dela. Yuu passou a estima-lá de um modo que nem ela imaginava, ele apenas precisava externalizar e assegurar esse sentimento nela, e o aniversário dela foi esse empurrãozinho providencial.

O mistério de Merc não foi solucionado o que é bem triste, mas Yuu decidiu partir em uma nova jornada com ela pra continuar essa busca. Penso que foi uma decisão bem acertada, correr pra emendar uma resposta aqui não faria muito sentido e nem daria a história o fechamento digno que ela realmente merecia. Ver Yuu mudar e transformar a vida de todos ao seu redor – mesmo que indiretamente em alguns casos -, era mais que suficiente pra ver o quão válida foi essa aventura.

Merc Storia acaba aqui como uma boa história de evolução e crescimento pessoal, fora as questões das diversidades expostas. É um ótimo anime e que conquista pela sua praticidade e singeleza, ele não tenta ser mais do que pode cumprir e funciona muito bem assim.
Valeu a quem acompanhou essa corrida até o fim e até a próxima!

Comentários