O amor precisa partir de algum ponto. Que tal se ele começa quando sua pretendente é sua maior “algoz”? Karakai Jouzu no Takagi é um anime que mostra as descobertas do primeiro amor entre uma dupla do ensino fundamental que tem uma relação no mínimo inusitada, mas ao mesmo tempo bela, inocente e simples.

O anime veio na temporada de Janeiro em 2018, se propondo a ganhar espaço com a pureza e simplicidade da sua história. A obra em si tem como foco o cotidiano de Nishikata e Takagi, enquanto vão se entendendo e se apaixonando aos poucos no processo. Em conjunto ainda temos de brinde a interação entre as alopradas Mina, Sanae e Yukari, onde a série explora as loucuras individuais das amigas ao fazerem coisas juntas – e em alguns momentos até os devaneios delas, ao observarem o andamento do casal principal -.

Takagi e Nishikata vivem como gato e rato apesar de que na prática só quem sobra é ele. Takagi é extremamente atentada e “debocheira”, a menina sempre pirraça o pobre infeliz em cada oportunidade que pode. Nishikata por sua vez se aborrece com as pegadinhas da colega, mas ao mesmo tempo ele próprio não se ajuda. Numa mistura de inocência com burrice, ele vive caindo nas palhaçadas dela por sempre achar que ela tem um plano maligno – até mesmo quando ela não tem um ele viaja, e aí atiça ela e começa a “fuzaca” entre os dois -.

Apesar desse relacionamento levemente agitado, uma coisa que vai ficando muito clara é o sentimento que existe entre eles, mas que um lado ainda não sabe que está aflorando. O posicionamento de Takagi é muito simples, ela gosta de Nishikata e está sempre mandando sinais pra que ele perceba isso, as suas brincadeiras são uma mostra prática do seu desejo de monopolizar a sua atenção, pra que assim ele a note cada vez mais a ponto de ela não sair de sua mente.

Nishikata não percebe, mas já está tão acostumado a presença dela e suas brincadeiras que a maior parte do tempo está concentrado em como pegar a sua rival, sua mente se preenche com ela sem que ele perceba o que de fato isso está se tornando dentro dele. Um ponto forte da série é que ela aposta num romance leve e até bobo, mas que em sua essência funciona muito bem, justamente pela interação verdadeira e sentimentos puros de suas personagens. O outro destaque positivo fica por conta das “co-protagonistas”, o trio ternura.

Mina, Sanae e Yukari representam o lado mais cômico do anime – não que Takagi e Nishikata não sejam engraçados -, elas se juntam sempre pra tratar de assuntos de mulher, o que sempre resulta em alguma macaquice, mas o que dá o tempero especial é a personalidade contrastante e ao mesmo tempo compatível das três.

Mina é normal mas muito curiosa e abestalhada, sonhando se tornar logo uma mulher adulta. Sanae é a poker face e paradona do grupo, e é a que parece menos desalinhada, já Yukari é aparentemente a que tem uma aura mais “adulta” porém por dentro às vezes é a mais infantil e viajada.

Karakai Jouzu no Takagi se mostra uma experiência muito divertida e mais do que válida. Muitos podem até achar repetitivo num certo ponto, mas como cada situação é nova, isso ameniza bastante essa impressão. Além de trabalhar muito bem com seus dois núcleos de personagens, o anime executa com maestria sua proposta e dá na cara de muita comédia romântica por aí, sem precisar apelar pra clichês desnecessários ou qualquer outro chamariz. Aqui não existe nada fora de contexto, o clima do anime é muito agradável e te prende alegre até o fim.

A produção feita e conduzida pela Shin-Ei Animation é muito precisa e competente. Da animação a parte sonora, tudo foi cuidadosamente trabalhado pra reproduzir bem a ambientação que buscavam – até aquele design meio digimon tem uma razão de ser, com aquelas “cabeçonas” -.

O roteiro e direção foram impecáveis, mas gostei principalmente da dublagem. As vozes de Yuki Kaji e Rie Takahashi encaixaram muito bem nos protagonistas, principalmente a voz feminina. O ar meio adulto, irônico, mas ao mesmo tempo delicado da fala dela, encaixam muito bem com a personalidade brincalhona de Takagi e os sentimentos que ela tenta passar pra Nishikata.

Resumindo, Takagi-san foi uma obra que tive o prazer de acompanhar até o fim e que me divertiu a cada minuto pelos seus personagens, dinamismo e proposta de comédia romântica. Recomendo muito a qualquer um que ainda não tenha visto.

Comentários