Kakegurui foi um anime bastante popular de 2017 e que retorna agora para sua segunda temporada. O que esperar da Jabami Yumeko, senão mais jogos “peculiares” nos quais ela varrerá para escanteio quem a desafiar? A icônica e carismática protagonista desse anime cheio de loucos por apostas deve protagonizar mais momentos absurdos como fez nesta estreia que comentarei agora. It’s show time!

Essa abertura é excelente, mas ainda gosto mais da primeira.

Antes de mais nada, você até pode assistir esse episódio sem ter visto a primeira temporada, mas só ficará perdido em meio a um bando de personagens que têm uns parafusos a menos e fazem caras e bocas tão exageradas, quanto inusitadas.

Por que afirmo isso? Porque a “fórmula raiz” do anime está nesse episódio. Sem dedicar tempo a detalhes ou apresentações, essa estreia tem início com um jogo envolvendo uma personagem que só é apresentada mais tarde. Um jogo incomum e perigoso, óbvio!

Então sim, caso tropece nesse anime sem querer, veja logo esse episódio e depois corra para a Netflix para assistir à primeira temporada – duvido que irá se arrepender.

A loli dos olhos coloridos tentou dar uma de esperta e se…

Sobre o episódio, o jogo de cortar um fio e ter um dedo cortado é bem criativo e evoca um perigo que é real, ao mesmo tempo em que não é.

Esse anime é craque nisso, pois apresenta vários jogos que podem trazer malefícios diretos ao perdedor – seja de caráter físico ou psicológico –, criando uma tensão que até pode ser hiperbolizada nos principais momentos das partidas, mas não deixa de ter sua base de perigo real.

Kakegurui tem o objetivo de fazer o público se divertir, doa a quem doer, mesmo que a tensão psicológica não vingue. Comigo funciona – os jogos não me deixam tenso, mas me divertem –, mas pode não funcionar com você. O que são certezas são a excelente animação e trilha sonora apresentadas nessa estreia, além da direção competente.

Porém, preciso fazer algumas ressalvas quanto à direção e ao jogo como um todo, pois o trecho recapitulativo no qual tocam a excelente abertura da primeira temporada foi um baita fanservice legal sim, mas que tirou quase toda a importância que o jogo precisava ter.

A própria antagonista dessa estreia não tinha contramedidas prontas caso acabasse encurralada, apresentando uma fragilidade psicológica que não achei incoerente – se ela nunca perdeu, como sairia de sua zona de conforto? –, mas que minou o potencial de um jogo tão interessante.

Ela estava lidando com duas adversárias páreo duro, uma doida varrida e uma estrategista e manipuladora ímpar, e não era nada.

derrama em lágrimas trepidantes.

Contudo, eu acho que o nível dos adversários irá aumentar, até porque o trecho final que introduz os dez novos capachos da presidente é também uma breve introdução à grandeza da família a qual a Kirari faz parte.

Isso só atestou que a academia está sob seu controle e que quem quiser subverter o comando nela estará mexendo com o poderoso e bastante ramificado clã Momobami.

Até agora não foi revelada a motivação da Yumeko por trás de seu ataque ao conselho estudantil, e talvez não haja alguma, mas acredito que ela quer atingir diretamente a rival – ainda que não seja por uma vingança.

Talvez seja por vingança, mas a Yumeko dá todos os indícios de que faz isso mais pelo prazer de jogar do que por qualquer outra razão. Kakegurui não é um anime complexo ou que tenta parecer assim, é só uma selva na qual pessoas desequilibradas se unem e apostam muito de seus presentes e futuros.

Quando você é rica e pode formar um time de futebol com direito a mascote e tudo.

O anime voltou entregando praticamente tudo que faz de melhor, só senti falta de algo mais distinto, que caracteriza essa segunda temporada com a ideia de progressão, não apenas uma repetição com tantas outras ideias interessantes.

Não que a obra tenha essa obrigação, mas ela se prestou a isso ao fazer sua protagonista desafiar o sistema. Além disso, depois que os dez capachos forem derrotados, quem sobrará é a Kirari, e terminar essa segunda temporada com um jogo entre ela e a Yumeko seria a melhor maneira de elevar o nível desse show.

As cartas que indicam tal final estão embaralhadas, o que resta é que quem faz o anime não tenha o dedo podre na hora de sacá-las rumo ao grand finale! Pois Kakegurui é um show, um espetáculo de anime divertido que mais do que indico a qualquer um!

Estúdio MAPPA, nos mostre o caminho até o deleite nesse parque de diversão que é Kakegurui.

Comentários