Na verdade, nunca confie em um mafioso, seja de que idade for. Italiano então, é ainda mais fácil de ele passar a perna em você, e usando poderes de Stand. Zoeiras à parte, é hora de Jojo no Anime21!

Mista é um cara que dá o peitoral a tiro. Literalmente.

Toda luta entre usuários de Stand é uma aposta, e uma que vale a vida do usuário. Não foi diferente no confronto entre Pesci e Mista, já que o Brojo apostou que seu inimigo se distrairia caso perdesse o gelo que o refrescava.

A certeza de que isso iria acontecer, contudo, era nenhuma. Mas assumir o risco era necessário, e não só isso, também era preciso agir da melhor maneira possível na situação.

A ideia do Mista de tentar parar a bala usando seus Pistols nem foi ruim, só que é o tipo de coisa que sempre acaba levando o personagem a ir atrás daquele que está efetuando a ação.

Um personagem de Jojo fazendo o que um personagem de Jojo sabe fazer de melhor: pose.

A ação “ofensiva” do Mista foi bem bolada e eficiente graças à agilidade e objetividade dele, entregando uma boa cena de ação ao episódio, que até poderia questionar pela demora do personagem para efetuar o disparo, ou pela bizarra e ridícula pose para apontar a arma, mas há a desculpa dele perguntar algo ao Pesci e o melhor: é Jojo.

Nas situações mais inesperadas os personagens sacam poses estilosas porque é cool e stylish. Se tentarem me convencer de que há outra explicação vou falar que é a mais pura bobagem – e é mesmo. Enfim, só havia um grande “furo” no plano dos nossos heróis. Mais um furo planejado?

Fiquei com a impressão de que não foi isso, de que foi mais uma tomada de ação lógica tentar vencer com o menor esforço possível – mandando apenas um para a linha de frente –, mas que também era previsto o cenário no qual o Mista era derrotado e que por isso a reação do Bucciarati foi tão veloz.

O que posso comentar a mais sobre a primeira parte do episódio é como a “virada de mesa” na luta fez bem ao Prosciutto. Do Pesci eu não esperava nada mais do que vi – um bebê chorão pouco confiável –, só que o Prosciutto podia e deveria dar bem mais, afinal, a sua habilidade de Stand não é das mais poderosas, mas ele compensou com seu intelecto – e de um modo que nem o Giorno poderia prever.

Aliás, preciso voltar a elogiar a sensação que Vento Aureo passa, de que agora o Araki sabe mesmo o que fazer com os poderes de Stand dos personagens.

Em Diamond havia personagens com Stands muito poderosos, mas que os usavam muito mal – como o Okuyasu ou Otoishi. Já em Vento Aureo o mais comum é a habilidade não ser objetivamente tão poderosa, denotando bastante criatividade do usuário a fim de extrair o máximo de seu potencial.

O Prosciutto se deixar envelhecer preparando a armadilha que derrubou o Mista foi um golpe de mestre, assim como também foi sagaz da parte do Mista mandar um de seus Pistols como mensageiro – o que nem vi acontecer, mas isso é irrelevante.

Bruno manja mais de zíper do que o próprio Sundback!

O fato é que o Brojo perdeu, mas não ter morrido era bem previsível. É claro que ia aparecer um dos Pistols na cabeça dele e que ele impediria uma maior fatalidade. Entretanto, o Mista parece bem mal devido à idade avançada e seus ferimentos. Não sei como seus companheiros farão para consertá-lo, mas duvido que ele morra agora. Na verdade, tenho certeza de que isso não vai ocorrer.

Na segunda metade o que vemos é a luta do Bucciarati contra Prosciutto, o seu “perseguidor”. O Pesci é tão inútil que sequer consegue agir como um suporte para derrotar o Bucciarati. Aliás, o Pistols que o ajuda é a melhor prova de que o Sex ainda está ativo e, sendo assim, não devemos nos preocupar com o sniper mais estiloso da Itália.

Quando o protagonista tá de cabeça quente.

Enfim, curti a luta do Bruno e do Prosciutto mesmo tendo uma ressalva a fazer sobre ela. Gosto muito da fibra que o Bruno tem, ele é forte e consegue se impor em um combate de força bruta de Stands, além de ter o raciocínio rápido para lutar, sabendo ser criativo seja para atacar ou para se esquivar – a habilidade do Sticky Fingers, inclusive, favorece tais trapacinhas.

O problema foi ele fazer uma cara de espanto com a constatação da derrota certa e no minuto seguinte mudar a expressão, deixando claro que tudo estava dentro dos seus planos. Foi o Giorno quem o indicou que curso de ação tomar? O Giorno nem deu as caras direito nesse episódio, eu sei, mas, de toda forma, pareceu meio estranha a forma dele agir, mas não o que ele fez.

Foi o mais lógico ele tirar o usuário mais perigoso de dentro do trem. Os outros dariam cabo do Pesci com as duas mãos amarradas nas costas. Mas ainda vai ter pelo menos um episódio dedicado ao Grateful Dead, então a luta ainda não acabou. Só que não faço ideia de como ela vai continuar e se um episódio de Jojo termina assim é o sinal de que o anime está bom, pois instiga a curiosidade do telespectador pelo episódio da próxima semana.

Infelizmente dessa vez não tivemos novos Stand e nem outras curiosidades a comentar, só marmanjos se encarando tendo uma garota de 15 anos entre eles. Quem vencerá? A gente sabe qual será o final dessa viagem de trem, mas como ocorrerá é a graça de assistir Jojo. Até o próximo artigo!

No lado de fora tem zíper? E abriu…

Comentários