Bom dia!

Estamos de volta (eu e Kondou-san) para mais um comentário semanal a respeito desse anime.

Tanto o Touma, o Accelerator e o Hamazura têm em comum o objetivo de proteger pessoas queridas, mesmo que para isso eles precisem enfrentar o mundo inteiro. Com a exceção do Hamazura, os outros dois possuem o poder para algo mas, aparentemente, só poder próprio não está sendo o suficiente para superar os desafios.

 

 

O episódio desta semana de To Aru Majutsu no Index 3 teve alguns momentos interessantes, mas com uma boa quota de problemas. Começando pelos problemas, não é de hoje que a adaptação do anime nesta terceira temporada parece estar muito apressada, este episódio 19 foi um excelente exemplo disso. Dá para entender que a staff tem que fazer um esforço enorme para adaptar tanto material e comprimir o mesmo nos episódios, ainda assim há limites na quantidade de informação e acontecimentos que podem acontecer em simultâneo. Outro problema do episódio 19 foi a sua inconsistência na parte técnica, em especial no design do Ace, que sofreu com frames de má qualidade (isso e o uso de CG pouco refinado em certas partes do episódio).

Deixando de lado as reclamações, foi interessante ver a real situação em que a aldeia onde o Hamazura foi buscar auxílio médico para Takitsubo. Essa aldeia está numa situação delicada. Estar no meio de uma zona de conflito não é fácil, tal aldeia a certo ponto estava para ser demolida para dar lugar a uma base militar russa de linha da frente para combater possíveis avanços das forças das Nações Independentes de Elizalina. Mas a situação, que já não era boa para o Hamazura e para as pessoas que o ajudaram, ficou pior com o ataque de um grupo de mercenários sob o controle do governo russo, que respondem pelo nome Privateers. Tal grupo mercenário composto por gente de índole duvidosa e reconhecido como divisão fantasma do exército russo parece uma referência do autor às forças mercenárias que ocuparam Crimeia em 2014 a mando do governo russo (em certos pontos nota-se que o autor gosta de temas militares).

A Tsukitsubo continua em sofrimento. A médica que atendeu na aldeia não dispunha de meios de tratamento avançados para travar os efeitos secundários dos Cristais corporais, aumentando a curiosidade do nível de conhecimento de medicina que a Cidade Académica possui.

 

 

A luta entre a Zenpou no Vento e o Uho no Fiamma foi meio anti-climática, em momento algum a Vento e companhia tiveram chance contra o Fiamma; o esforço da Vento em invocar um navio de guerra mágico foi louvavél, mas inútil contra o Fiamma que já tinha mil e uma preparações para não perder e não ser ferido.

Durante a luta foi interessante descobrir que o Fiamma, antes de controlar a Librorum Prohibitorum Index, tinha um limite físico para usar o seu verdadeiro poder, limitação que quando forçada destruiria o corpo físico do Fiamma e o deixaria incapacitado. Fez bastante sentido o Fiamma ter recorrido à Index para burlar a sua limitação; se havia alguém capaz disso seria a Index e os mais de cem mil grimórios dentro dela.

A conversa entre o Fiamma e o Touma foi bem interessante e reveladora, finalmente foi mencionada a função da mão gigante que o Fiamma tem nas costas e a real função do codex mágico. Já faz algum tempo que a minha curiosidade em relação ao codex mágico é enorme e este episódio respondeu de forma excelente a essa curiosidade. Faz imenso sentido que tal codex servisse como controle remoto da mente da Index e ainda ajude o Fiamma a passar informações dos momentos que ele vive para a consciência da Index. O conteúdo final da conversa entre o Touma e o Fiamma foi importante, é fato que o Touma protege a Index por satisfação própria. Tal situação pode acabar mal.

Por fim o confronto entre o Ace e a Misaka Worst foi o ponto alto do episódio e nele podemos ver o lado novo do Ace e o reforço das suas motivações. A Misaka Worst é um aglomerado de sentimentos maus, ela é a única capaz de desenvolver a sua linha de raciocínio junto da Last Order. Ela sente ódio do Ace por ele ter matado mais de dez mil Misakas e sente mais ódio ainda do fato das Misakas que sobreviveram não terem a capacidade de sentir rancor das ações do Ace.

A luta entre a Misaka Worst e o Ace foi aceitável, ver a Misaka Worst a lançar pregos a imitar a posse icônica da verdadeira Misaka foi muito bom. O descontrole do Ace quando a Misaka Worst disse que planeava se livrar da Last Order só prova que o Ace fará de tudo para salvá-la e não só, salvar e proteger as outras Misakas. O desfecho da luta era meio esperado, só não era esperado o nível de violência apresentado, o Ace quando se descontrola não consegue medir as suas ações.

O discurso do Ace quando volta ao normal e vê os estragos que fez na Misaka Worst é um abre olhos para a verdadeira face das pessoas que controlam a Cidade Académica.

A Misaka Worst era nada mais que uma junção de coisas que afetavam a mente do Ace, as pessoas que a criaram só queriam destruir a mente do Ace e forçá-lo a desistir de proteger a Last Order. A decisão do Ace em salvar a Misaka Worst e a Last Order deverá gerar grande revolta na escória que governa a Cidade Académica.

 

Comentários