O nome desse transtorno mental, a famosa “síndrome do homem que nunca cresce”, foi descrita pelo Dr. Dan Kiley e aceita em psicologia desde 1983 com a publicação do livro de mesmo nome, The Peter Pan Syndrome: Men Who Have Never Grown Up (A Síndrome de Peter Pan: O Homem que Nunca Cresce).

Essa síndrome descreve indivíduos com comportamentos imaturos em aspectos comportamentais, psicológicos, sexuais ou sociais.

Claro que pode ser que Atsushi não tenha nada disso, mas me chamou a atenção o fato dele ter crescido, ter perdido a capacidade de enxergar youkais e, em um momento fatídico de sua vida, conseguiu rever Nopperabou, o youkai que fazia parte de sua infância e brincava de super herói com ele.

O momento fatídico citado foi: estar entre a carreira de glamour e mostrar a todos que ainda tem uma ligação muito forte com sua infância, dispensando até mesmo as garotas de seu fã clube para ficar sozinho e conseguir conversar sobre o seu herói favorito, Go Go Man.

Claro que Atsushi queria entrar na vida adulta de qualquer jeito, e fazer parte de uma Boy Band foi muito mais fácil do que ele poderia pedir. Mas no momento em que se questiona se é isso mesmo que quer da vida, surge um pensamento logo na infância, que até mesmo Kitarou nem quis se meter tanto.

O problema é que isso veio à tona durante um programa de variedades que estava passando na TV, AO VIVO E A CORES, PARA TODO MUNDO VER! A verdade contada lhe custou o emprego, e junto com ele, a sua vida adulta.

Quando a máscara cai.

O seu colega de trabalho, Yuu, ficou tão entusiasmado com o poder e a glória de ser rico que se tornou um monstro, não apenas de alma por mandar Atsushi fazer o que ele queria, mas também de alma, por ter se corrompido e um youkai ter tomado conta de seu corpo (pelo menos foi o que entendi, a não ser que Oshiroibaba ter se acostumado com os humanos e ter ganho a forma de um para sair catando espíritos humanos por aí).

Por tanto tempo sem ver Nopperabou, Atsushi não lembrava de sua aparência, e Kitarou teve que se encontrar com o humano para poder conversar. A minha pergunta inicialmente era se em uma época que ele era adolescente e se focou em outras coisas que não fosse brincar de herói, e sim ler quadrinhos relacionados a eles, como depois de adulto conseguiu ver Nopperabou outra vez?

A resposta está no próprio episódio, principalmente quando Atsushi decide voltar a ser um herói que era aos cinco anos de idade, já que estava sendo salvo por Nopperabou, seu amigo de infância. O conflito de personalidade playboy e heroística o fez perceber qual o caminho ele realmente deveria seguir, e isso fez dele outra pessoa ao final do episódio.

Amizade para a vida toda.

Uma pessoa com Síndrome de Peter Pan, mas bem melhor que alguém que fingia ser o que não era.

 

Youkais que apareceram durante o episódio:

Nopperabou: um fantasma sem rosto, comedor de almas (uma parte sobre isso é mostrado durante o episódio, quando oferece um inhame para Kitarou, Konaki-Jiji come e sua alma (rosto) sai do corpo, só que Nopperabo não a come. Quer dizer que ele também poderia roubar o rosto de Atsushi quando era criança, mas tudo estava tão divertido, que não o fez. Não existem muitos detalhes sobre ele, mas tem este site que cita filmes em que Nopperabous existem.

Nopperabou, um youkai que sofreu de preconceito até mesmo depois de seu amigo ter se tornado um adulto.

Oshiroibaba: o seu nome significa “idosa com pó branco no rosto”, que faz referência às maquiagens usadas por gueixas, tornando-a a “Deusa dos cosméticos”. No anime, pelo que entendi, ela queria comer almas humanas, principalmente das tietes que seguiam Yuu, o ídolo de uma Boy Band, e que estava dentro de seu corpo, consumindo-o. Logicamente, ela foi derrotada por Kitarou. Para mais detalhes sobre esta youkai, clique aqui.

A “mistura de mal com atraso” de Atsushi e Nopperabo.

 

Outro episódio sem o Nezumi Otoko! Mas infelizmente ele vai ter que reaparecer uma hora ou outra para aprender umas lições.

Muito obrigada por ler este artigo até o final, e nos vemos no próximo!

 

Comentários