Kouya no Kotobuki Hikoutai

Bom dia!

A Kirie quando era criança queria saber de tudo! Ela era uma fofa. Eu também quero saber um monte de coisa. O anime está jogando linhas de enredo para todos os lados e não sei como vão amarrar no final.

Além de curiosa e fofa, a Kirie também era muito chata quando era criança. Ela não tinha nenhuma malícia, pelo contrário, quando achava que precisava até ajudava, mas que garota que não parava quieta, não é?

Não fechava a matraca nem parava de bagunçar. Eu fico cansado só de pensar em ter que lidar com uma Kirie.

 

 

Mas para um velho solitário, abandonado pelos seus e temido pelos seus novos vizinhos, talvez uma criança hiperativa seja tudo o que precisa. O flashback da Kirie não foi longo o suficiente para ter certeza que o Velho Sab nutria carinho pela garota (“não sou garota, sou Kirie!”), mas vou apostar que sim.

Não dá para saber quanto tempo durou, mas ele nunca tentou de verdade afastar a protagonista, e devia gostar de ensinar coisas para ela. Foi daí, certamente, que Kirie adquiriu seu gosto por voar.

Kotobuki introduziu o flashback da Kirie de forma habilidosa. Ela deveria executar sozinha a missão de trazer o dinheiro pelo pagamento dos serviços prestados à Julia, no caminho encontrou o avião com a marca de serpente e o perseguiu, acabando enfim abatida. As memórias dela são desveladas enquanto ela conserta sua aeronave e suas amigas estão preocupadas em outro lugar.

É para o Velho Sab aquele “túmulo”, que agora descobrimos que não é um túmulo, que ela visitou no primeiro episódio. Kirie provavelmente gostaria de reencontrá-lo.

Graças a esse flashback descobrimos mais uma linha de enredo: a aviação não foi inventada nesse “mundo”, por assim dizer. Um dia, vieram pessoas de um lugar chamado Yufang que construíram fábricas e trouxeram as primeiras aeronaves. Depois, sem mais nem menos, elas foram embora. O Velho Sab é um yufanguês que ficou para trás. Por quê? Ele não conta.

O Velho Sab menciona que eles vieram e partiram por um “buraco”, e que esse “desapareceu” depois que foram embora. Fosse outro o verbo utilizado e a minha conclusão seria diferente, mas buracos físicos, cavernas, buracos na terra, qualquer coisa assim, não “desaparecem” simplesmente. Como quem disse foi um yufanguês, suponho que posso acreditar nas implicações de sua escolha de palavras.

Me parece que Yufang não é apenas um território distante, mas outro mundo. Outro planeta, outro plano, outra dimensão. O que eles vieram fazer nesse mundo, chamado de Ijitsu? Enquanto discute com o homem misterioso que o convenceu a partir, o Velho Sab dá outra pista: ele não quer mais fazer nenhuma “pesquisa”.

 

A ... lua? Com um urso? Amarrado?

 

Então os yufangueses atravessaram um tipo de portal para Ijitsu, vieram pesquisar e presentearam os locais com a tecnologia da aviação? Mas um tipo de pesquisa que alguém como o Velho Sab preferiria não ter que voltar a fazer?

Ainda falta muita coisa pra entender isso. E já faltava muito pra entender muitas outras coisas. Kotobuki chega ao seu sexto episódio com várias elementos aparentemente desconectados, e se o anime for durar um cour só, que é o normal, não encontrei confirmação ainda, tem apenas mais seis episódios para que tudo faça sentido.

De minha parte, vou listar aqui tudo o que me parece importante e que ainda não está bem explicado.

 

Política

Julia versus Isao. Por motivos que já tratei no artigo anterior, acredito que a Julia esteja do lado “certo”, e Isao do lado “errado”. Isso não significa que eu entenda bulhufas do que realmente está em jogo. Acho que nem a produção do anime sabe. O nível de debate político no anime é tão raso que parece que os dois lados defendem a mesma coisa. Mas esqueça isso, vamos analisar os efeitos.

 

Julia furiosa com Isao ter saído como "herói" de Areshima

 

Existe uma disputa entre os partidários da Julia e os do Isao. Isao está ganhando poder e fama, e, se vencer o embate, uma das primeiras coisas que irá mudar é que todos os pilotos precisarão de licenças para voar.

Parece muito razoável quando pensamos no nosso mundo. No mundo de Kotobuki, porém, o avião é o principal meio de transporte e muitos tipos de negócios, bem como toda a comunicação entre as distantes cidades, dependem do avião. E, exceto em Ikesuka, a região dominada por Isao, ninguém tem licença porque ninguém precisa de licença. É o tipo de mudança que seria dramática se imposta de uma vez só. Provavelmente muita gente quebraria e os amigos do poder, ou seja, os ligados a Isao e Ikesuka, seriam enormemente favorecidos – eles já têm licenças.

De repente Isao começa a parecer um vilão de verdade.

É importante lembrar ainda o que Julia disse sobre ele: “viaja o mundo com uma sorte suspeita e fortuna sem fim”. Ao mesmo tempo, sabemos que Yufang ainda está “pesquisando” em Ijitsu, o que quer que isso signifique. E se as duas coisas estiverem conectadas? Sim, estou acusando o Isao de ter conexão com Yufang.

 

As garotas

Todas elas possuem uma história. O primeiro episódio aludiu a isso, e já descobrimos fragmentos do passado da Zara e da Reona, além do flashback da Kirie nesse episódio.

Sinceramente, acredito que Kotobuki talvez não desenvolva todas as suas garotas. Talvez Zara e Reona fiquem como estão, e a Chika tem cara de quem não vai ter nenhum desenvolvimento ou caracterização além de ser “a garota que implica com a Kirie mas é parecida com ela”.

Mas a Kirie merece e deve ter um arco de personagem completo. Em particular, ela precisa derrotar seu nêmesis, que pilota um Zero, e veja só, o Velho Sab pilotava um Zero também. Estou dizendo que é ele? Não sei, ele já era velho, e deve ter se passado quase uma década de lá para cá, será que ele ainda poderia estar na ativa? Mas seria uma boa explicação para ele não derrubá-la de forma definitiva (esclarecendo: não matar a Kirie).

 

 

 

A guerra

Houve uma guerra no passado. A Reona participou, e foi salva pelo Isao quando foi abatida. Zara trabalhava em um aeródromo que parece ter sido destruído. Como tudo nesse mundo, parece ter sido uma guerra essencialmente aérea (poderia ser diferente?).

A grande questão é: os yufangueses tiveram algum papel na guerra? Foi há tempo suficiente para as mais novas do Kotobuki aparentemente não terem memórias disso, mas também não tanto tempo assim porque as mais velhas não são assim tão velhas. Os yufangueses já tinham partido ou ainda estavam por aqui?

Se eu for chutar, diria que foi uma guerra pelo espólio deixado pelos yufangueses depois que partiram, ou uma guerra por recursos quando o desenvolvimento tecnológico que ganharam de presente começou a exigir matérias-primas, fontes de energia e etc. Suponho que talvez o anime não responda isso, mas a mim parece algo importante.

 

 

Estarei esperando que você amarre todas as pontas soltas!

Estarei esperando que você amarre todas as pontas soltas!

 

É bastante coisa! Nem tudo precisa ser resolvido no detalhe, mas tudo precisa pelo menos fazer sentido no contexto geral. Vamos ver o que vai ser.

Até o próximo episódio!

 

Comentários