Depois de ver muitas recomendações positivas de Wings of Honneamise, lá fui eu assistir. Primeiro trabalho da Gainax que não é curta, com o Anno trabalhando, só podia vir coisa boa. Mas não foi bem assim…

A história é sobre a corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética, quando Yuri Gagarin foi o primeiro homem ao chegar no espaço, mostrando o ponto de vista da União Soviética. Mas ele altera todos os nomes, tanto de países, lugares e pessoas.

 

 

O principal problema de Wings of Honneamise é que ele não desenvolve as questões que levanta. E ele propõe várias questões interessantes, como:

– a destruição que o ser humano causa onde chega;
– o caráter utilitário e interesseiro do homem;
– o fato da guerra ser sabidamente ruim e inútil mas sempre existir.

No meio da história rola um diálogo sobre o tema e fica por isso. Ele joga no ar e cada um que reflita sobre o assunto em casa.

Em determinadas questões, como a inutilidade da guerra, faz sentido que o animê corte o diálogo sobre isso, porque demonstra que as pessoas não se importam com essa questão, elas simplesmente ignoram porque vão ganhar algo com isso, ou sabem e preferem não pensar a respeito, talvez por um senso de que não podem fazer nada para mudar a realidade. Mas isso não vale para todos os pontos levantados.

E, mesmo assim, considero que seria mais interessante desenvolver mais essas temáticas, até para deixar a obra mais completa.

 

 

Pelo lado positivo tem a humanidade dos personagens. Eles são impulsivos, inconstantes, fazem coisas boas e logo em seguida operam uma besteira. E essa humanidade fica evidente desde o início do animê. Eu tive a sensação de que os personagens eram reais,  que eram pessoas que eu poderia conhecer. Eles possuem questões muito cotidianas, como manter o emprego ou definir um plano B para vida, já que ele não teve capacidade de conseguir o plano A.

Mas, mesmo assim, ainda senti falta de mais desenvolvimento dos personagens. O único que é trabalhado é o Shirotsugh, o protagonista do movie. A Riquinni, que é a fundamentalista religiosa que ele encontra, que pensei que teria um grande desenvolvimento com apresentação de background, acabou não sendo desenvolvida. Aí fica para o público inferir as características dela, apesar do animê não oferecer quase nenhuma pista.

 

 

Outro ponto positivo é a técnica: animação, direção, OST, fotografia, cenários, character design. Tudo de bom nível. A Gainax estreou, nesse quesito, muito bem. E dou mais valor ainda a esse fato por ser o primeiro trabalho do estúdio que não é curta-metragem.

Wings of Honneamise vale mais pela importância histórica, principalmente para os fãs da Gainax e do Anno. O enredo é simples e a falta de desenvolvimento incomoda bastante. A balança pende bastante para o lado negativo.

 

 

Yo! Eu sou o novo redator do Anime21. Já fui e voltei várias vezes (famoso ioiô) com o meu blog, que ninguém lia, Matsueki (dá um clique aqui pra ver). Depois de mais uma pausa, tive vontade de voltar, mas queria algo diferente, por isso vim parar aqui. Minha frequência de publicações vai ser (provavelmente) bem irregular porque minha vida está uma loucura por conta da mudança de estado.

Espero que alguém goste das besteiras que eu escrevo!

 

Sayonara. Bye, bye o/

 

Comentários