Chegamos ao penúltimo episódio de Endro~! e, como esperado, tivemos a primeira parte de um final empolgante. Além de muitas revelações, a batalha entre Heroína e Lorde Demônio que todos estavam esperando finalmente vai acontecer. Será que agora é pra valer?

O episódio desta semana começou de uma forma bem parecida com os anteriores. O grupo da protagonista derrotou um monstro de forma simples – apesar de ser um Grifo -, tiveram momentos divertidos com a Mao-sensei, brincaram na casa dela, arrumaram o quarto, preparam o jantar… até aí tudo normal. Porém, as coisas começaram a ficar interessantes no momento que Chibi vomitou uma empregada Golem.

O mais intrigante disso tudo é que não era uma empregada Golem qualquer, e sim a assistente do Lorde Demônio. Foi aí que começou a verdadeira dinâmica do episódio, onde Mao-sensei estava preocupada em ter sua identidade descoberta com a chegada de sua ex-empregada, que rapidamente foi batizada de MaiGo (Maid Golem) por Yulia.

Para um anime que estava contando uma história previsível, achei bem surpreendente trazerem de volta uma personagem que ninguém esperava e que até então fez uma participação muito pequena. Desta vez, ela se mostrou primordial por ser a única pessoa que sabe o segredo de Mao, mas é aí que entrou outra questão muito importante: MaiGo perdeu a memória. Apesar de não ter sido explicado exatamente como isso aconteceu – talvez da mesma forma que as protagonistas – esse foi o ponto que conduziu todo o episódio.

Dessa forma, Mao teria que ficar o tempo todo ao lado de MaiGo para ter certeza de que ela não lembraria de nada, o que acabou as aproximando. Enquanto antigamente, quando vivia em seu castelo de Lorde Demônio, MaiGo não podia nem mesmo comer com Mao, agora as duas tinham uma relação muito bonita, quase de mãe e filha. É claro que isso afetou a amizade entre ela e Lush, que se sentiu traída.

O que chama atenção é que MaiGo é uma Golem e, teoricamente, não deveria ter sentimentos. Porém, não foi exatamente o que vimos aqui. Isso ficou claro no ponto de virada do episódio, quando Rona usou uma Cartada para que ela recuperasse a memória, mas acabou que o grupo da Heroína foi afetado.

Para quem não se lembra, no primeiro episódio Yulia errou a magia para derrotar o Lorde Demônio e todas voltaram no tempo, revivendo os mesmos eventos a partir de quando se conheceram, sem as memórias que tinham. Esse erro também afetou o próprio Lorde Demônio, que se transformou na professora fofa Mao. Neste caso, mesmo que MaiGo não tenha reagido como se tivesse recuperado as memórias, acredito que ficou claro que ela, na verdade, estava protegendo Mao, escondendo sua verdadeira identidade.

O ponto mais legal veio quando nossa Lorde Demônio resolveu estragar seu disfarce para proteger sua empregada e finalmente agir como a vilã da história, inclusive sequestrando a princesa e a levando para seu castelo. Foi um momento importante pois é a primeira vez que Mao resolveu se importar com MaiGo, que por sua vez demonstrou ter sentimentos reais mesmo sendo uma Golem. E é agora que as coisas ficam mais interessantes.

Pelo que vimos na cena pós-créditos, Mao já se arrependeu de ter sequestrado Rona e revelado sua identidade, mas agora não tem nada que ela possa fazer para desfazer isso. A Heroína e o Lorde Demônio precisam se enfrentar e, consequentemente, o vilão sempre perde, mas neste caso as personagens já têm uma ligação muito forte, assim como o próprio público já foi conquistado pelo seu carisma. Isso nos leva a dois finais possíveis.

No primeiro, Mao será derrotada por Yulia como sempre aconteceu e teremos um final super dramático, pois a Heroína mataria sua própria amiga. Já o segundo – e mais provável – é de que haverá alguma solução em que a Heroína e o Lorde Demônio viverão em harmonia e terão um final feliz. Acredito que este seja o mais plausível, pois a própria Yulia não está com a mesma vontade de derrotar o Lorde Demônio como antes, já que descobriu que é sua própria professora.

Obs.: Só agora entendi o nome desse anime! “Endro~!” vem de “End Roll”, do inglês, que pode ser traduzido como “créditos finais”. Isso faz total sentido, pois o primeiro episódio apresentou a batalha final e contou com os créditos ogo no começo do anime. Agora, como o último episódio se intitula, veremos o que acontece após os créditos finais.

Comentários