Hakata Mentai! Pirikarako-chan é um curta curioso e que vem para mexer com o lado “gastrocultural” de uma região do Japão, esse que é fortemente defendido pela pequena protagonista dessa trama. Será ela capaz de convencer o mundo sobre suas ideias culinárias, resolver os problemas das “comidinhas” e fazer esse anime dar certo? Me sigam para ver!

As estranhezas já começam pelo título, pois o local onde tudo se passa é um distrito que fica numa cidade que não é Hakata, mas se parece com ela, e partindo desse ponto a viagem fica maior. Pirikarako é uma garotinha fada animada que ama brincar, ajudar as pessoas e apreciar a culinária local, vindo proteger nessa estreia algo chamado “mentaiko” e se dedicando a provar o valor dessa iguaria a quem não entende.

Só para contextualizar o episódio, o mentaiko é um prato típico da região de Fukuoka – onde fica Hakata -, e consiste em ova de peixe curtida no molho de pimenta. Ele possui uma variedade de cores e sabores, de acordo com o que for adicionado nele, sendo assim usado como acompanhamento ou ingrediente principal em diversos pratos.

A protagonista, apesar de criança, não é boba e nem leva desaforo, ela parte para o ataque com gosto e prova sua fé no alimento aos “incrédulos” – contando com a ajuda de seus amigos mágicos comestíveis.

O papel de opositor da menina parece que ficará a cargo do Caviar-kun, um carinha riquinho apreciador do caviar e que esnoba seu semelhante mais pobre, ironicamente. Vale lembrar que as duas iguarias são feitas de ova, mas possuem diferentes processos de cozimento e execução, resultando assim nas suas peculiaridades e “rivalidade” culinária – o que se transmite na personalidade dos dois personagens principais.

Mesmo sendo bem intencionada Pirikarako é meio desastrada e deve causar muita confusão para ensinar o valor da boa comida a todos e principalmente ao Caviar-kun. Acredito que para os seus 4 minutos o trabalho feito aqui é razoável, com uma história simples e um design coloridamente fofinho, que casa bem com a proposta.

Em linhas gerais o anime me lembrou vagamente o Yatogame-chan Kansatsu Nikki, pela tentativa de trazer uma pegada mais regional, ainda que essa não fique visivelmente exposta e peça um pouquinho mais de pesquisa pelos detalhes – como fiz aqui para conhecer melhor a parte gastronômica mostrada.

A série tem um humor e idealização bem infantis, mas acho que pode entreter minimamente no tempo que utiliza, assim devendo agradar quem apenas espera desligar a mente do cansaço diário e relaxar com algo mais inocente e curto. Ser exigente ou informativo demais aqui não seria o caso e imagino que talvez nem seja o objetivo de quem o idealizou.

Enfim, Hakata Mentai! Pirikarako-chan é um slice of life brincalhão e bobinho que pode funcionar com quem estiver consciente de suas limitações, então façam o teste e vejam o resultado. Obrigado a quem leu e até o próximo artigo!

Comentários