A morte é um tema muito sensível e não podemos evita-lo. Até mesmo as crianças que precisam serem cercadas de proteção precisam ter noção sobre esse tema. Até porque não é incomum uma criança ter um parente já falecido ou que estava vivo mas acabou falecendo.

Dale inevitavelmente deixará Latina, mas isso não significa que ela voltará para a solidão de outrora. O mais importante para a garota é saber aproveitar os momentos bons (e os ruins também) para fortalecer sua relação com o aventureiro que a adotou. Tais momentos, acabam se transformando em lembranças, e enquanto elas existirem, Dale viverá dentro de Latina até o fim de sua vida.

É compreensível que a garotinha tenha medo da solidão, e foi devido a esse temor que ela tomou uma atitude extrema de negar sua origem ao arrancar um dos chifres. A suposta rejeição que a mesma temia por ser um meio-demônio acarretaria na coisa que ela mais tem medo que é a solidão.

É interessante como Latina aparentemente não demonstrou medo de sua própria morte, mas sim da perda das pessoas queridas que a cercam. Isso não se dá apenas pelo fato que a raça dela tem uma vida longa, mas pelo detalhe da garota ter um caráter altruísta, ou seja, pensar mais nos outros do que nela própria.

O principal temor de Latina não é a morte em si, mas numa de suas inúmeras consequências que é a solidão. A sensação de não ter ninguém que ela possa conviver, dando e recebendo afeto é desesperador. O sentimento de rejeição piora mais as coisas, pois a pessoa desprezada além de se sentir sozinha começa a se sentir mal no ambiente em que vive como se ela não fosse digna de estar ali.

Ninguém virou as costas para Latina, mas e se isso acontecesse? Na vida real, quem sofre qualquer tipo de preconceito e é excluído por isso sabe responder a pergunta que eu fiz. A sensação de ser rejeitado é ruim, porém a solidão que vem logo em seguida é ainda pior.

Foi por não saber lidar com a morte que a professora da Latina acabou desenvolvendo ódio e preconceito pela raça da protagonista feminina. Nada justifica descontar sua ira em que não tem culpa por acontecimentos trágicos ocorridos no passado. A professora sofreu com a perda dos pais, e isso não é uma situação fácil de encarar, ainda mais sabendo que terceiros ceifaram a vida de seus entes queridos. Uma cicatriz emocional ficou dentro do coração da professora, e mesmo que ela perdoasse os assassinos de seus pais, o que foi feito não seria apagado. No lugar de buscar um caminho que a reconfortasse, ela optou pelo rancor e pela mágoa. O extermínio da raça de Latina, não traria justiça e, muito menos, a paz que acalmaria um coração despedaçado pela tragédia que ela viveu.

A reação das crianças perante a uma cena deplorável de preconceito foi louvável. Todas elas optaram por ficar do lado da menina, significando que não importa a raça na qual ela pertence e o lugar de origem, mas sim quem ela é. Se toda criança fosse como a da classe da menina meio-demônio, o mundo seria um paraíso. Dente as crianças, vale destacar a atuação de Sylvia e de Clhoe em defesa de Latina. Esta última se mostrou uma verdadeira amiga mostrando sua preocupação e ao mesmo tempo indignação com a atitude extrema que poderia ter causado a morte da garotinha meio-demônio.

Dale explicou bem para Latina sobre a morte. A profissão do personagem é de risco, portanto, o risco é iminente. Mas o mais importante, é que ele conseguiu acalmar e afastar o temor da menina, além de fortalecer ainda mais os laços familiares.

A carga emocional do episódio foi poderosa, mostrando que a série não tem a oferecer apenas cenas bonitinhas, não que eu reclame delas, porém esse quarto episódio mostrou algo a mais, e nos apresentou uma faceta dramática ainda não vista até agora, e que pode voltar com força total num futuro muito próximo.

Por fim, vale ressaltar a influência do Dale na cidade onde vive, mesmo que aparentemente ele seja um humilde aventureiro. Os contatos que ele possui são a garantia de um certo nível de influência em alguns níveis. Num dos episódios anteriores, ele foi visto com um nobre da capital, o que não é tão espantoso pois a profissão dele faz que eventualmente o mesmo entre contato e até mesmo tenha relações próximas com gente poderosa.

Obrigado a todos que leram este artigo, e até a próxima!

 

 

Comentários