Algumas semanas atrás eu fiz duas listas (parte 1 e parte 2) sobre serviços onde você pode ler webtoons, mangás e afins gratuitamente ou pagando por meio de variadas formas (dinheiro, anúncios e etc). Um dos serviços indicados foi o Toomics, um site com obras coreanas que recentemente (essa semana se não me engano) disponibilizou alguns títulos no nosso idioma. Inclusive aqui está o link do site, do aplicativo na Google Play e na Apple Store.

Antes de mais nada eu já gostaria de deixar claro algumas coisas sobre essa nova adição feita pelo serviço. A primeira delas é que nem todos os títulos estão disponíveis e nem todos os capítulos das obras acessíveis foram traduzidos, o que é uma pena mas acredito que com o tempo isso poderá mudar. Outro destaque seria em relação às obras +18 que estão em um número considerável.

Por fim, vale lembrar que o serviço tem planos de assinatura (1, 3, 6 e 12 meses) que são cobrados em dólar e tem uma restrição um tanto quanto ruim ao meu ver. Ao assinar o plano vip para ler as obra em português, caso tente ler em outro idioma a sua assinatura não poderá ser usada, algo extremamente tosco e que diminui a atratividade da monetização. E sim, eu vou colocar como os nomes estão no serviço, vulgo em português. 

 

A Invocação

Nada como começar com uma espécie de isekai, né? A Invocação trata de um cara que teve a vida social arruinada após tentar ser engraçado em plena rede nacional (foi algo tosco mas que ferrou a vida dele). Após isso ele se torna um hikikomori e acaba sendo invocado em outro mundo por uma jovem aprendiz de invocador. Após ajudá-la, ele retorna para sua péssima realidade, como se tivesse sonhado. 

 

Uma Espiã Super Fofa

Aqui temos uma comédia com pitadas de ação e slice of life. A história trata de uma espiã da Coréia do Norte que está numa missão bem diferente: trazer um garoto gênio para seu país com o intuito dele ajudar na construção de uma arma. O problema é que ela não entende bem sobre o amor e ele vem tendo problemas com seu talento matemático tão requisitado. Enfim, os desafios são grandes para os dois e para piorar parece que outros países tem interesse no garoto, além de uma amiga de infância.

 

Sr. Kang

Dessa vez temos uma obra digna de Esquadrão da Moda. O Sr. Kang é um cara de meia idade que além de estar solteiro, não se cuida. Algumas coisas acontecem e ele começa a receber a ajuda de uma mulher estranha que começa a viver de favor no mesmo apartamento que ele para melhorar sua aparência e assim, conquistar uma mulher pela qual ele nutre uma paixão.

 

The Willows

Por fim temos essa obra que nos traz uma história com drama e ficção científica. The Willows me lembra bastante um isekai que vai lançar na próxima temporada por conta de um simples detalhe: um pet shop numa realidade onde não deveria existir tal comércio. No caso dessa obra nós temos um mundo que foi destruído por uma explosão nuclear, a partir daí, acredito que dê para imaginar o tipo de gente que pode acabar frequentando o local. De qualquer forma a obra tem alguns elementos interessantes como a realidade atual e claro, a loja em si.

 

No fim das contas essas são as minhas recomendações. Como já mencionado, infelizmente a quantidade de obras não é tão grande assim e o que tem, possuem poucos capítulos (seja no geral ou só capítulos gratuitos). Mas acredito que apoiar esse tipo de iniciativa mesmo no pouco é algo sempre muito bem vindo para que incentive a empresa a continuar realizando esse trabalho. No mais, recomendo bastante que dê uma olhada nas outras obras disponíveis em outros idiomas pois há uma gama bem interessante (como por exemplo Leviathan).

Comentários