Africa no Salaryman – A vida na cidade representada por animais da savana africana – Primeiras impressões
Este é mais um daqueles animes de animais que se comportam feito gente. Com Beastars no páreo, dificilmente este chamaria/chamará atenção esta temporada. E não existem apenas estes animes que lidam com o dia a dia de animais na cidade grande, como também Shirokuma Café, Aggretsuko, entre outros.
Em Africa no Salaryman, além de representar o dia a dia em uma empresa, também há outras situações que são mostradas pelos animais em ambientes secundários, como dentro do trem, em uma cafeteria, até mesmo em um bar, mas que fica difícil de acordo com a característica de cada um.
O chefão da empresa é um leão, então por mais que se mostre amável na maioria das vezes, por conta de seu olhar ameaçador, todos os animais ficam com medo, mesmo não sendo sua intenção. O tucano é completamente sem noção, mas não sabe disso. Quando viu, já falou besteira mais que o suficiente, mas nem mesmo assim ele se toca. O lagarto é um animal mais compenetrado, mas como anda demais com o tucano, acaba pagando o pato muitas vezes em seu lugar.
Africa no Salaryman é um anime como qualquer outro que trata sobre empresas em que todos os trabalhadores são homens e podem haver comentários sexistas às vezes, mas também é bem divertido quando quer.
Neste primeiro episódio, o tucano foi a estrela. Eu sinceramente não curti muito o personagem, mas como ele carregou quase tudo nas costas, resolvi assistir até o final para ver até onde ia as circunstâncias com o animal e não me arrependi, pois foi mais louco que eu imaginava.
Não só as piadas sem noção e sexistas me incomodaram um pouco, como também as vezes que ele foi extremamente grosso e não conseguia ler a atmosfera à sua volta. Não ajuda ninguém, atrapalha bastante, detesta ter trabalho e reunião e só vai trabalhar porque precisa de uma grana. Esse é o tucano.
Mas o que vai acontecendo com ele durante o episódio é algo que me incomodou um tanto, pois toda vez que precisa fugir de algo, puxa o rabo do lagarto e voa sangue para tudo quanto é lado. Grande parte das pessoas sabe que o rabo de um lagarto se regenera um tempo depois, então para o tucano, tudo certo.
Como um ser tão imoral carregou todo o episódio sozinho? Eu não sei, mas não consegui parar de assistir, pois tudo ali era muito louco. Piadas de humor negro misturado com animais da savana nunca pareceu fazer tanto sentido quanto neste anime.
As minhas partes preferidas foram as finais, que foram sobre um encontro em grupo e sobre shoujo padrão. O encontro do tucano foi um fiasco, já que ele foi atraído pela falsa promessa de continuar saindo com alguém muito rica (e todas as animaizinhas pareciam ser mais jovens que eles, e isso me assustou), e o shoujo padrão foi algo engraçado das meninas correndo com lanches que condizem a sua realidade, uma porque caçou, e a outra porque ficou batendo no peito.
O que gostei mesmo foi que o anime é dividido em esquetes, então não é tão cansativo quanto pensava. Na verdade, pensei que poderia ser dividido melhor em 15 minutos ou menos, pois sua característica não é de algo muito grande, porém gostei da divisão de quatro episódios feita.
Espero que o tucano não continue carregando os episódios, pois um só já me fez ficar com raiva dele.
Muito obrigada por ler este artigo e nos vemos no próximo! o/