Bom dia!

Meu primeiro artigo de primeiras impressões nessa temporada sobre o que deve ser o último anime a estrear na temporada.

Já aviso duas coisas: primeiro, se não assistiu as temporadas anteriores, é perda de tempo assistir essa. Quero dizer, o anime é complexo, mas suponho que com um bom resumo ou resenha até é possível se inteirar, mas não valeria a pena. Se está suficientemente motivado (e deveria estar), vá assistir a primeira temporada agora.

Segunda coisa, eu vou cobrir esse anime.

É isso aí, o cyberpunk da década está de volta 🤩

A segunda temporada foi meio que uma bomba, não tanto por ser mais do mesmo porém sem o impacto e o cuidado que o roteiro da primeira temporada teve, mas sim porque a Akane continuou trabalhando normalmente mesmo depois da grande descoberta ao final da primeira temporada.

Digo, pelo menos para mim esse foi o maior problema. Eu fiquei com uma enorme má vontade com o anime a temporada inteira por causa disso.

O tempo passa e a gente amolece, mas ela ainda tem os demais problemas que eu listei. Em todo caso, justamente o que me frustrou desde o começo na segunda temporada me deixou cheio de expectativa nessa terceira: a Akane não é mais uma inspetora!

Isso e o filme, lançado em 2014, e a série Sinners of the System, mais três filmes lançados esse ano antes do anime ir ao ar. Há neles coisas que com certeza terão consequência nessa terceira temporada, mas mesmo assim eu não diria que é fundamental assisti-los antes dela.

Se já assistiu as duas primeiras temporadas já sabe o suficiente. Em todo caso, sem spoilers, coloco abaixo a linha do tempo de todas as temporadas e filmes de Psycho-Pass:

 

Sinners of the System – Caso 2
Ano de 2112 (antes da primeira temporada)

 

Risa Aoyanagi e Tomomi Masaoka investigando um caso em que o suspeito era Teppei Sugo, quando ele ainda era um piloto militar, em Sinners of the System - Caso 2

 

A princípio, todos os casos do Sinners ocorrem no ano de 2117, mas o Caso 2 ocorre de verdade em 2112, e é um grande flashback do Teppei Sugo, um executor introduzido na segunda temporada. Apresenta um novo personagem importante: Frederica Hanashiro, funcionário do Ministério de Negócios Estrangeiros.

Frederica tenta recrutar Teppei, um ex-piloto militar, mas ele se lembra dos fatos que levaram à sua saída das Força de Defesa e rejeita no final.

O relevante sobre esse filme é que é a primeira vez em que fica implícita uma disputa entre diferentes órgãos do governo japonês. Talvez Sibyla queira ter o controle sobre as Forças Armadas?

 

Psycho-Pass 1
Entre os anos de 2112 e 2113

Esse e o próximo você tem que saber, ok?

 

Psycho-Pass 2
Entre os anos de 2113 e 2114

Ok.

 

Psycho-Pass – The Movie
Ano de 2116

 

Kougami e Akane, em Psycho-Pass - The Movie

 

O Japão exporta o Sistema Sibyla para a União do Sudeste Asiático, um país fictício localizado onde seu nome sugere. Na verdade não exportam o Sibyla em si, mas sim constroem uma infraestrutura capaz de fazer a leitura de seus habitantes e enviar os dados para o Japão, onde o Sistema Sibyla o avalia e calcula a matiz e o coeficiente criminal.

O país está em guerra civil e é governado por um senhor da guerra que reuniu mais poder que os demais e por fim aliou-se ao Japão para garantir seu poder. Kougami é descoberto lutando junto aos rebeldes, e Akane parte para tentar reencontrá-lo.

O relevante sobre esse filme é saber o paradeiro de Kougami e ter noção das aspirações globais de Sibyla.

 

Sinners of the System – Caso 1
Ano de 2117

 

Shimotsuki comemora seu primeiro grande caso em Sinners of the System - Caso 1

 

Todo o Sinners of the System ocorre em 2117 (com a ressalva já feita sobre o Caso 2), na ordem dos casos. Assim, esse é o primeiro.

Uma mulher tão fora de si que mal consegue formar frases coerentes é capturada com seu coeficiente criminal acima de 200 após correr perigosamente com seu carro muito acima da velocidade permitida em direção ao próprio edifício da Secretaria de Segurança Pública do Ministério do Bem-Estar Social.

Ocorre que ela veio de uma instalação especial para tratamento de criminosos latentes – e não era uma interna lá, e sim uma psicóloga.

O relevante sobre esse filme é ver como a política interfere em assuntos que dizem respeito ao Sistema Sibyla, além de ser o primeiro grande caso que a Shimotsuki protagonizou. A coitada foi patética na segunda temporada e a Akane foi a protagonista no The Movie, mas no Sinners Psycho-Pass começa a mudar o foco para Shimotsuki provavelmente em preparação para a terceira temporada.

 

Sinners of the System – Caso 3
Ano de 2117

 

Kougami e Tenjin, em Sinners of the System - Caso 3

 

Nas montanhas e planaltos mais elevados do mundo, o Reino da Aliança Tibetano-Himalaia está em guerra civil. As três facções étnicas disputam o poder e o governo tem dificuldade para controlar a própria capital. O ex-executor e agora guerrilheiro experiente Kougami está lá, é claro.

Mas ele não tem mais tanta certeza se deve lutar. Akane e os fatos do The Movie o deixaram em dúvida. Em todo caso, ele não hesita em ajudar alguém necessitado quando vê. É assim que conhece Tenjin, uma garota que quer aprender a lutar para se vingar pela morte do pai.

O relevante sobre esse filme é que ao seu fim Frederica (aquela do Caso 2) leva Kougami de volta para o Japão.

 

Psycho-Pass 3
Ano de 2120

Ei, esse é o que interessa! Kougami foi para o Japão mas ainda não deu as caras. Quem sabe até a Tenjin não apareça? Ela é meio-japonesa…

Psycho-Pass quer esgotar os tropos do cyberpunk. Graças ao The Movie e ao Sinners Caso 3 sabemos que o mundo inteiro, exceto o Japão, está em caos. O capitalismo colapsou faz tempo e a sociedade está desmoronando dolorosamente devagar por todo o globo, exceto no Japão, em que Sibyla diz a todos o que fazer, dirigindo a população japonesa como um maestro dirige uma orquestra.

Nessas circunstâncias, é até estranho que a questão da imigração não tenha surgido antes. E já que 2019 é o ano de animes tratarem sobre imigração (vide Carole & Tuesday e Cop Craft), Psycho-Pass 3 começa com isso desde seu primeiro episódio.

Assim, o colapso da ordem mundial, que já era canônico nos filmes, chega à série principal. Tropo conquistado com sucesso.

E tem um mentalista! Isso é pouco comum, mas poderes paranormais também são um tropo que aparece em algumas obras cyberpunk, não sendo estranho ao gênero. A mais famosa, no terreno dos animes, sem dúvida é Akira.

Embora o mentalista em questão se dê ao trabalho de afirmar que isso não tem nada de realmente paranormal, é só uma espécie de super empatia que permite a ele, através do pouco que sabe, rastrear pensamentos e ações das pessoas em lugares em que elas tiveram, isso não convence muito os próprios personagens do anime. E nem a mim, se quer saber.

 

Arata, o mentalista

 

Ok, “não é paranormalidade”, claro que não. Tropo conquistado com sucesso, mas absolutamente “não é paranormalidade”, tá?

Achei essa uma adição bem interessante, e a tentativa de convencer que é algo perfeitamente normal dá charme e ajuda a fazer parecer que aquilo é mesmo possível e combina com tudo o que conhecemos sobre aquele mundo.

Além de seu usuário ser um personagem divertido.

Arata Shindou é seu nome, e ele é um novo inspetor. Junto com seu amigo (e imigrante) Kei Mikhail, outro inspetor, deverá ser o protagonista dessa terceira temporada. Pelo menos até agora.

Tirando o executor Sho e a analista Shion, todos os personagens (os demais executores) são novos, aliás. Os mais promissores são Mao Kisaragi, de poucas palavras e que aparenta ter bom auto-controle, e Tenma Todoroki, um velho calejado que demonstrou habilidades de investigação semelhantes às do falecido Masaoka.

 

 

Em termos de personalidade, Mao parece substituir Yayoi e Tenma é uma versão cínica do Masaoka.

E a Shimotsuki??

Bom, ela virou a chefe. Ocupa agora a posição que Kasei ocupava? Não faz sentido. Kasei era o próprio Sistema Sibyla, afinal, e Shimotsuki ainda recebe ordens dela. Mas ela é a chefe, algum tipo de chefe, pelo menos. Arata e Kei se reportam diretamente a ela e ela não parece mais ser inspetora.

 

Kei e Arata recebendo as primeiras ordens de Shimotsuki

 

O Ginoza não é mais executor (ou virou executor em outra divisão?) e não tenho a menor ideia do que aconteceu com ele ou onde ele está, mas ele ainda mantém contato com Shimotsuki.

E a Akane … virou escritora? É o quê, Akane? Ela não é mais inspetora. O começo do anime tem uma sequência que sugere que ela está presa, mas ao mesmo tempo isso pode ser só uma metáfora sobre o tal “preço” que a sociedade paga pela paz do qual ela falava naquele exato instante. O que aconteceu?

É mencionado um tal “incidente” mais de uma vez durante o episódio. Suponho que descobriremos a razão por trás de todas essas mudanças ao longo da temporada.

Em todo caso, não deixa de ser um tipo de avanço. Nas temporadas anteriores e em quase todos os filmes, trechos de livros são citados. Ficção ou filosofia ou coisa do tipo. Agora é Akane quem está escrevendo.

Será que seria pedir demais para Akane fazer desmoronar Sibyla? Uma espécie de inimiga perfeita do sistema, que o botaria abaixo sem derramar uma gota de sangue? Provavelmente é pedir demais sim.

 

Akane não é mais inspetora

 

O Kougami não apareceu mas de acordo com o Sinners Caso 3 deve estar preso em algum lugar, ou empregado por algum órgão do governo em algum tipo de missão. Se a Akane estiver presa, espero uma missão impossível de resgate protagonizada por ele. Ter um ás na manga contra Sibyla, como Akane, deve ser do interesse de muita gente.

E cadê a Yayoi???

Ao longo das temporadas e, principalmente, dos filmes, foi possível perceber o grande poder que Sibyla possui, ao mesmo tempo em que ficou claro que o Sistema não conquistou a hegemonia. Há disputas mais ou menos ferinas entre diversos órgãos do governo japonês, mas em todas elas até agora Sibyla se consagrou vitoriosa.

A capacidade de computação de um super-computador biológico composto por incontáveis cérebros humanos não pode ser desprezada.

Contudo, um novo inimigo parece surgir no horizonte: não consegui entender nada ainda, mas tem umas pessoas aí que não parecem ser do governo (bom, um deles é deputado, mas não parecia agir em nome do interesse público) e estão participando de um “jogo” no sistema financeiro, se esforçando para esconder seus rastros de Sibyla.

 

Um ... lugar cibernético? Onde ... pessoas apostam? Bifrost?

 

No final das contas, sem dinheiro até mesmo um super-computador teria que ser desligado.

Veremos megacorporações se imiscuindo na política em Psycho-Pass 3? Seria mais um tropo cyberpunk para a coleção.

 

Comentários