O episódio dessa semana de Rifle Is Beautiful continuou com a qualidade apresentada no episódio da semana passada e dando um reforço nos esforços das garotas das escolas rivais. Além disso tivemos a confirmação que algumas participantes podem competir em tanto em tiro com rifle laser como em tiro com rifle de ar e escolher uma dessas opções para seguir para a competição seguinte.

A primeira parte do episódio é dedicada a uma pequena explicação dada pela Hikari sobre o que é necessário para avançar para o Nacional em Hiroshima. Como já citei em artigos anteriores, mas tiro com Rifle provou ser um esporte bem complexo para algo que à primeira vista parece bem simples.

Chega a ser impressionante a descontração da Hikari após uma prova séria de tiro, ela nunca muda, nem em momentos mais sérios.

O encontro da Hikari com a presidente do Clube de Tiro esportivo da Escola Kiritani foi dos melhores momentos do episódio. Momentos antes desse encontro, Asakura Rei, presidente do clube de tiro da escola Kiritani estava a conversar com uma das colegas de clube que não teve uma boa prestação, por momentos parecia que ela iria criticar a derrota da colega mas não, ela conforta a mesma e ainda diz que ela deu o seu melhor, verdadeiros líderes agem assim.

Durante a conversa entre a Asakura Rei e a Hikari, foi bem interessante ver que a Asakura admite que não deve julgar um livro pela capa, ela nunca esperou que uma pessoa que parece distraída e trapalhona pudesse ter uma performance tão boa na prova. Foi interessante descobrir que a Asakura Rei mesmo tendo participado em tantos desportes nunca tinha tido aptidão para nenhum deles até descobrir o tiro esportivo com Rifle Laser e Rifle de ar.

A cena em que a Asakura admite que não é boa em esportes que necessitam de reflexo físicos foi muito engraçada e a Hikari com cara de apoio cimentou ainda mais a graça do momento. Foi muito interessante também ver que a Asakura ficou contente pela abordagem amigável que a Hikari teve com ela, demonstrando que a personagem é nobre e dignificada (tal como citou uma das colegas de clube da Asakura).

Asakura Rei e Hikari

Ver a Hikari interessada em tentar Rifle de ar depois de conversar com a Asakura foi muito bom, pena que até a Hikari sabe que as coisas nem sempre são como as pessoas querem, comprar um rifle de ar é demasiado dispendioso.

Como escrevi no último parágrafo do artigo passado, seria muito difícil alguma outra competidora da segunda fase da prova conseguir sequer atingir a qualidade e habilidade da Yukio e isso foi demonstrado neste episódio. Nesse segmento além de ter sido interessante ver a habilidade da Yukio, também foi interessante ver que a Konno Kozakura, presidente do clube de tiro da Escola Iseoka, estar nervosa na sua última prova antes de avançar nos estudos e estar surpresa pela boa sua boa performance. A parte em que a Hikari ao ver as marcações de pontos da Yukio foi outro momento engraçado do episódio.

O desfecho da prova para a Yukio foi bem previsível, ainda assim a forma como ela prestou a prova foi magnífica, cada passo do processo de tiro foi efetuado com precisão de mestre, não se poderia esperar um resultado inferior de uma competidora de primeiro ano que tem habilidades de uma veterana no esporte.

Por outro lado, as concorrentes das outras escolas mesmo se esforçando tiveram as suas dificuldades, começando pela Karen da Academia Asaka que em comparação com a Misa e a Endo que mesmo tentando não conseguiu boa pontuação nos seus disparos. A Enomoto da escola Kiritani é outro exemplo que não se deve julgar o livro pela capa, ela parece uma rebelde mas é bem simpática.

Foi muito bom mostrarem o flasback do treinamento espartano das competidoras da escola Kiritani, assim se afirma mais uma vez o esforço das integrantes do clube de tiro dessa escola. O pequeno flashback dedicado ao grupo da escola Iseoka também serviu muito bem para demonstrar o esforço da Kozakura.

Komachi Enomoto prestes a entrar em modo competitivo

A terceira partida, onde a Izumi participou foi o único ponto de drama neste arco. Desde do começo que se sabia que a Izumi seria incapaz de obter uma pontuação capaz de avançar directamente para o Nacional, ainda assim foi triste ver o lado mais frio da Erika e da Yukio quando afirmaram que desde do começo que seria impossível para a Izumi passar adiante na competição.

Foi bem normal o facto da Izumi ter ficado triste pelo seu resultado, ainda assim não se deixou abater. A Tsurumaki sensei mais uma vez provou ser uma boa conselheira, ao animar a Izumi e incentivá-la a fazer melhor nas próximas provas. A parte em que a Tsurumaki sensei bate com o carro num muro de plantas foi bem engraçado e triste ao mesmo tempo, ela como adulta sabe o quanto custa pagar despesa extra.

A quarta partida, foi quiçá a mais acirrada de todas, afinal nela estavam apenas atletas de topo, como a Erika, Akira e Sanada Ushio. Foi muito bom ver durante esse segmento do episódio um pouco do passado da Akira com a Erika, esse passado justifica e muito as atitudes que as duas têm uma com a outra.

Foi muito bom também, ver o orgulho da Akira perante o crescimento da sua irmã Erika, orgulho esse que a fez estar no seu melhor durante a prova. A Sanada Ushio desde do começo que não parecia ser uma grande atiradora, mas mostrou exatamente o contrário durante a quarta partida, gerando uma certa surpresa na sua colega clube Enomoto.

O resultado da Erika foi melhor do que o esperado, grande parte dele veio da motivação e trabalho da mesma, foi muito bom ver que no fim essa vitória melhoraria o estado mais fragilizado da Izumi (o abraço da Izumi na Erika, foi uma das coisas mais bonitas no anime até ao momento).

O desfecho das qualificatórias foi muito bom para as protagonistas, ambas conseguiram passar para o Nacional, ainda que de forma apertada, caso a Asakura e a Nagumo não escolhessem o Rifle de ar, o sonho das protagonistas teria ficado no ar.

Foi muito bonito ver que a Kozakura conseguiu realizar o seu sonho de ir ao Nacional antes de se formar. Ver a Ushio a chorar por não ter conseguido passar para o Nacional foi triste, ela sente que não compensou o esforço investido nela pela Asakura (aqui mais uma vez se vê a qualidade da Asakura como líder digna e nobre).

Agora é ver como será o próximo episódio, o Nacional deverá dar um belo arco.

Asakura e Erika depois do término das provas de tiro

Obrigado pela leitura e até à próxima semana.

Comentários