Depois de entregar excelentes episódios nesse início da quarta temporada, agora My Hero Academia deu uma desacelerada, com um capítulo extremamente explicativo sobre os últimos acontecimentos. O que poderia ser um grande evento com a reunião de diversos heróis acabou não empolgando tanto.

Na prévia do episódio anterior de My Hero Academia, sabíamos que esta semana teríamos uma “conversa desagradável”, mas estava esperando uma reunião grandiosa. Acredito que essa foi a primeira vez que vimos tantos heróis juntos discutindo a estratégia para enfrentar um vilão, mas acabou nem sendo tudo isso. Talvez o problema seja minha expectativa? Provavelmente sim.

O clima desagradável começou no início do episódio com a tal coincidência de Deku. É muito estranho ele não ter percebido que Uraraka, Asui e Kirishima estavam indo para o mesmo lugar e só foi descobrindo no caminho. Por que ele simplesmente não perguntou aos outros? A galera não conversa entre si no dormitório?

Tirando esse momento, quando vemos o Big Three, Aizawa, Gran Torino e todos os outros heróis reunidos, passa uma sensação de que algo grande será discutido ali. E foi. Isso mostra o quanto Overhaul é perigoso e precisa de muita preparação para enfrentá-lo. Porém, o que foi debatido na reunião não foi tão interessante quanto. Todo aquele momento dos heróis reunidos na mesa mais me pareceu uma recapitulação dos últimos episódios, como o encontro de Mirio e Deku com Eri, além do confronto de Kirishima na última semana. Tudo bem que nem todo mundo ali estava sabendo disso e precisava ser dito, mas essas informações poderiam ser resolvidas de uma forma melhor.

O que eu quero dizer é que, mesmo sendo extremamente importante, a reunião não passou o peso que tem. Além de um ou outro comentário de Fat Gum, e as reações dos alunos da U.A., gostaria de ver mais o risco da situação nos personagens. Outro ponto é que mesmo com toda essa galera, muita gente só ficou observando a situação com cara de paisagem. Como comparação, apesar de ter menos personagens, a reunião dos heróis em One Punch Man tem muito mais energia e dinamismo. Mas claro que não estou dizendo que esse momento do anime foi ruim. Gostei das justificativas para a presença de alguns personagens como Gran Torino e Aizawa – incluindo a forma como sua individualidade funciona – assim como a relevância de Kirishima, Deku e Mirio devido aos eventos anteriores. Bem que poderia ter rolado algo parecido com Asui e Uraraka.

Ainda sobre a reunião, fiquei curioso sobre por que decidiram pular a parte do Hero Network, pois é um serviço bem interessante e gostaria de saber mais sobre. Já entre as novas informações, felizmente, agora sabemos que a droga só afeta a pessoa temporariamente, então veremos Amajiki e suas formas malucas em outras ocasiões.

Se Mirio ficou triste é porque o negócio é tenso mesmo

O encontro dos heróis também me chamou atenção por não contar com um plano específico para enfrentar Overhaul. Beleza, ele está usando a Eri para criar a droga, então o que faremos agora? Toda esse cautela é importante porque não sabemos o que o vilão pode fazer com a garota, mas poderia haver uma solução mais complexa, tipo… Nighteye usar sua individualidade para prever o futuro. É interessante que os eventos do passado envolvendo All Might ainda o deixe inseguro para usar os poderes, mas aqui tem muita coisa em risco. Como herói profissional, ele deveria usar sua habilidade para fazer tudo que fosse possível. Já pensou se a Eri morre? Como vai ficar a consciência dele sabendo que poderia ter previsto isso e não fez nada? A não ser que tenha alguma coisa nessa história que o anime esteja escondendo, como uma consequência que o próprio Nighteye sofre ao fazer isso.

Mesmo se não puder evitar, não é melhor saber dessa morte antes?

Por fim, mais uma vez Eri me impressionou com sua expressividade na cena pós-créditos. Destaque também para sua dubladora Seiran Kobayashi. É possível sentir todo o peso que ela sente, assim como o medo e aflição de uma criança naquela situação. Parabéns aos envolvidos.

Plus Ultra!

Comentários