Acredita que eu já tinha escrito o artigo sobre esse episódio, mas perdi todo o texto e não salvei? Pois é, aqui estamos nós de novo, pois esse anime está muito bom e não tem como deixar de comentar sobre os eventos dessa semana.

O episódio começou de uma maneira que a gente já está acostumado: Souma vencendo um shokugeki e todos comemorando com ele. Porém, restava saber como as coisas seriam organizadas para o terceiro round, que poderia ser o último. No artigo anterior, havia comentado sobre dois caminhos que poderiam ser seguidos, mas a escolha do anime foi bem acertada: deixar o melhor para o final.

Tirar Souma deste round significa que, não importa o que aconteça aqui, o negócio vai pegar fogo mesmo no próximo, já que teremos a presença do protagonista. Isso também indica que o trio Isshiki, Erina e Aldini não vencerão todas as cadeiras deste round. Acham mesmo que o anime deixaria Souma de fora da festa? Dessa forma, os duelos ficaram desse jeito:

Esse episódio decidiu, de cara, resolver o primeiro confronto: Erina vs Momo. É uma competição bem interessante, principalmente se levarmos em conta que as duas chefs são rainhas. Apesar de nunca ser discutido antes, a rivalidade entre as duas deu muito certo aqui, principalmente pelo conceito de que Erina está tentando “roubar” o holofote de Momo. Inclusive, vale destacar algumas características marcantes da personagem nesse episódio específico.

Repararam como ela estava bem mais sombria do que o normal? Ela foi sofrendo uma mudança gradativa de uma menina fofa e tímida até se tornar o que é hoje. As coisas já estavam estranhas com aquele papo de dar nomes fofos às pessoas que acha inferiores, mas agora ela ficou sinistra de vez, com destaque para os olhos.

Para seu prato, a pâtissier conseguiu se superar, preparando um verdadeiro castelo de rocambole. Achei que não me surpreenderia depois do terceiro round, mas achei errado. Porém, mesmo que seus doces sejam incríveis, Momo não contava com uma coisa que acabou tendo sua derrota como consequência: o roteiro.

Eu já havia comentado aqui antes sobre como o anime conta com pequenos detalhes que indicam quem vai vencer o shokugeki. Um deles é a ordem do julgamento. Percebam que o segundo prato a ser degustado pelos juízes sempre vence. Ou quase sempre. Além disso, também conta o fato do anime separar um tempo apenas para mostrar a infância de Momo e como ela entrou na Tootsuki. Se um anime dá alguma importância para um personagem coadjuvante, contando sua motivação e história de origem, provavelmente ele vai morrer – ou ser eliminado do shokugeki. Reparem que o mesmo aconteceu com Soumei.

De qualquer forma, sempre é bom conhecermos mais sobre os personagens, como o lado digital influencer de Momo, presente desde sua infância, decidindo o que era fofo ou não. Isso cria uma ligação com a cena no início do episódio – onde ela recebe vários elogios dos fãs, mas não está satisfeita – assim como a conclusão do duelo. Outra coisa que me chamou atenção nesse episódio foi o nível do ecchi. Enquanto em shokugekis anteriores os pratos da Momo não tinham o mesmo efeito dos outros – acredito eu, por ela ser uma criança – agora o anime chutou o balde.

Perdoaram nem a Momo

Para superar a melhor pâtissier da Tootsuki, Erina preparou uma panqueca, mais uma vez reforçando o trabalho de equipe dos Rebeldes. Inclusive, foi bem bonita a cena da Megumi agradecendo a Língua de Deus por ter colocado seu nome no prato. Além disso, também foi muito bom o paralelo que Erina mencionou sobre ser superada por alguém fora dos limites que reina, assim como Souma fez com ela no passado. A cereja no bolo foi ela dizendo “não por isso”, uma das frases de efeito do nosso protagonista. Sinceramente, o prato da Momo chamou muito mais atenção e acho que merecia ganhar, porém, acho justa a lição que ela recebeu, mostrando que ainda tem muito o que aprender.

Não sei se tava gostoso, mas tava bonito

Tudo estava indo muito bem, até que Azami decidiu abrir a boca para dizer que agora seria o chefe dos juízes, mudando as regras do time de shokugeki. Eu já havia mencionado antes que acho muito zuado mudar as regras no meio de uma competição só porque está perdendo. Pelo visto, a Central será beneficiada daqui pra frente, fazendo com que os Rebeldes percam os próximos dois confrontos. Com isso, o último round ficaria com Souma e Erina vs Tsukasa e Kobayashi, o que será bem interessante. Vamos ver se isso vai acontecer ou não.

Comentários