Assim que começou a temporada de Outono de 2019, me interessei por um anime curto sobre uma garota super inteligente que criou uma irmã robô. A princípio tudo leva a crer que ele será apenas uma comédia divertida com personagens fofas – o que não deixa de ser verdade -, mas fui surpreendido positivamente.

A história começa exatamente da maneira que eu imaginava, onde acompanhamos o cotidiano de Null, uma garota que é um gênio da ciência e cria diversas engenhocas. Neste ponto, o anime chega a lembrar um pouco Ueno-san wa Bukiyou ou até mesmo – forçando muito -, o protagonista de Dr. Stone. O que torna as coisas mais divertidas é a relação da protagonista com sua irmã robô Peta, que tem uma aparência peculiar e habilidades especiais, como voar. A parte trágica é que Null criou Peta para substituir sua irmã que morreu atropelada por um caminhão.

Calma, não é um Isekai

Se o anime ficasse só nesse cotidiano das duas já estaria muito bom, pois é genuinamente engraçado e as personagens carismáticas. Null detesta ir para a escola e vive fugindo de tudo que envolva interagir com pessoas. Enquanto isso, Peta faz o papel de irmã mais velha e cuida dela, além de dar banho e fazer comida. A amizade entre as duas é muito genuína e bonita, o que é importante para o desenrolar da história. Mesmo com apenas essas duas personagens em praticamente toda a trama – com, no máximo, uma terceira que aparece em um único episódio – é possível notar que o foco será o desenvolvimento da relação entre elas.

As caras e bocas de Null são as melhores

As coisas começam a ficar mais interessantes quando percebi que o anime não ignorava os elementos dos episódios anteriores. Até existe um tema da semana, mas ele faz parte de um contexto maior, o que significa que também há um trabalho mais elaborado do roteiro. Isso fica ainda mais claro nos episódios que terminam com gancho para o seguinte, onde tudo dá errado, e o próximo continua os eventos, resolvendo o arco.

A partir disso, a trama fica inesperadamente mais profunda e séria. É claro que a comédia não fica de lado, mas também dedicam seus seis minutos por episódio para explorar a solidão da personagem e refletir sobre assuntos mais sérios, como a perda de um ente querido. O lado dramático é como uma cereja no bolo que o torna ainda mais especial e menos esquecível, por isso é mais que um anime de comédia. Para uma animação curta, até que acontece bastante coisa e há muito o que explorar. Obviamente não vou contar o que acontece no final, mas certamente vale a pena conferir e se surpreender com os twists.

Entre os animes que cobrimos na coluna “A Semana é Curta”, sem dúvidas Null Peta foi um dos destaques. O anime é produzido pelo estúdio Shin-Ei Animation, responsável por Karakai Jouzu no Takagi-san e Amaama to Inazuma. Até onde me lembro, essa é uma obra original e dá pra assistir tudo em menos de uma hora e meia, então vai lá dar uma chance pra ele!

Comentários