É incrível como mesmo com pontos negativos um anime bom como Budoukan consegue me deixar extremamente satisfeito ao fim de cada episódio. Talvez seja por me identificar com os personagens, e admito isso mesmo sabendo que não é exatamente uma coisa boa, mas acredito que se deva mais aos pontos positivos que se repetem e se intensificam. É hora de Budoukan no Anime21!

A ida ao maid café foi uma boa mudança deares, pois, ainda que seja um ambiente similar ao do show de uma idol (cheio de garotas fofas querendo agradar marmanjos), não dá para negar que foi uma forma legal de dar mais espaço as companheiras da Maina, assim como germinar os ciúmes no coração da garota, sentimento útil se a intenção é fazer a tapada co-protagonista abrir seu coração.

Só me incomoda o quanto é forçado a Maina não parar para pensar que a machucada Eripiyo pode não estar lhe dando a atenção de sempre justamente por causa de seus ferimentos e a impossibilidade de ganhar dinheiro que eles provocam. É meio óbvio e ignorar isso passa a impressão de que a Maina não é só tapada, mas muito insegura. Até já sabia disso, mas é tanto? Ser sempre a última a traumatizou?

Sua insegurança a leva a temer um afastamente da Eripiyo e com isso fica ainda mais claro como seus sentimentos pela fã são especiais. Nem me refiro ao campo do amor romântico, não acho que discutir isso nesse momento da trama seja relevante, mas a ideia que a Maina deve ter de que seus esforços como idol só valem a pena porque tem alguém que a tem na mais alta estima.

E foi bom ver que a preocupação com a popularidade não é só coisa dela, já que a Aya usa de metódos dos mais questionáveis para ganhar votos no concurso que pensei que tivesse acabado, mas não, fiquei tão feliz ao ver a Maina em terceiro que nem me toquei que era só o começo. Nesse mundo das idols a popularidade é um elemento chave, então vou dar um descontão a Maina por saber que é algo importante.

Esse caso não é estranho (mas no mundo do entretenimento normalmente seria), porque ela sofre por apenas uma fã, mas em se tratando de um grupo que é literalmente underground ter apreço pessoal pelos fãs é o comum. São esses fãs que catapultam as carreiras dessas idols, então eu vejo essa preocupação com certa normalidade, o que fica no caminho é a personalidade retraída da Maina.

Além disso, a Eripiyo não notar certas coisas não ajuda e a coisa vai sendo empurrada com a barriga, quer surja ou não algum novo ruído de comunicação entre as duas o problema geral não é resolvido. Em compensação, a tendência é de que mais para a reta final uma intimidade sem mal-entendidos seja alcançada e para isso a resolução (ainda que meia boca) desses pequenos ruídos se faz necessária.

E vai acontecer, é só questão da forma que isso vai se dar. Enfim, as cenas de comédia desse episódio continuaram excelentes, vergonhosas como eu espero de wotas tão dedicados, mas também de idols tão simpáticas. A Aya ameaçando a dupla dinâmica foi impagável, muito melhor que os diálogos um tanto quanto artificiais que as garotas têm no palco. E inusitado, até pelo tema do episódio.

Outra cena daora foi a da Eripiyo prostando não a cabeça, mas o corpo todo e a resposta da mãe dela a isso. Foi fofo ver a Maina ganhando o dango da “futura sogra” (quem dera, né?) e isso deu uma compensada na ótima cena de desolação dela na estação. Budoukan sempre é tão sensível nas cenas de drama e tão afiado nas de comédia que não consigo achar qualquer episódio menos que ótimo.

O questionamento da Maina sobre a preferência de certos fãs por idols menos populares foi válido dada a situação em que estava, eu só espero que o mal-entendido seja desfeito e independentemente do resultado final a confiança dela aumente, e tendo a certeza de que a Eripiyo a ama incondicionalmente. Não espero que a comunicação entre as duas melhore tanto, mas que ela note ao menos o óbvio.

A aparição da imouto cosplayer da Sorane parecia a pá de terra final na situação, mas acabou sendo um bom ponto que levou a Eripiyo a dar o presente, e com essa esperança jogar a resolução da situação para o episódio seguinte. Não deve dar tempo da Eripiyo faturar para comprar cds e votar, mas isso parece o menos relevante agora. Ficar lá em cima sem o apoio da Eripiyo não deixaria a Maina feliz.

Antes de partir para o último tópico só gostaria de pontuar que ao mesmo tempo em que curti a fluidez dos movimentos na cena musical da Cham Jam, que destacou bem a qualidade da dança, principalmente da Yumeri, também percebi mais inconsistências na animação que a média. Budoukan continua bonitão, mas esse episódio me fez temer uma queda de qualidade da metade para o final; o mais comum, né.

Por fim, o que foi todo o tempo de tela dado a Maki e a Yumeri? Um sentimento romântico propriamente dito não ficou claro e isso pouco importa. Deu para perceber como as duas são amigas, se apoiam e tem vontade de ver a outra brilhar. Uma mais segura de si, a Maki, a outra satisfeita em ficar para trás, a Yumeri. O legal da situação foi ver a Maki agindo sabendo da personalidade da amiga e do que ela precisava viver.

Ignorar os sentimentos que uma idol sente ao estar no palco, principalmente no lugar mais próximo aos fãs, não seria adequado e aproveitar esse concurso para mexer com essas garotas e fazê-las sentirem um gostinho diferente do qual estavam habituadas é ótimo, mostra que Budoukan não é só um anime de fãs de idols, mas também das próprias idols, que há preocupação e cuidado ao explorar esse universo.

Também foi ótimo ver uma idol sendo reconhecida por seu talento, o da dança no caso da Yumeri, não é como se só a fofura contasse para os fãs, né. Por outro lado, foi fofo demais o que a Maki fez para a amiga. Foi trapaça? Não, ela agiu como fã, trapaça é a Aya votar em si mesma ou querer obrigar os outros a isso, só que negar que esse tipo de coisa ocorre é que seria tosco. O mundo das idols é assim mesmo.

Aliás, adoro como mesmo em meio a uma situação de competitividade as garotas não agem de maneira leviana uma com a outra. O bom clima continua e ele pode não ser a regra para todos os grupos, mas me parece fazer sentido que seja assim nesse em que a centro um dia já esteve lá embaixo, a terceira não se importa em ficar no segundo pelotão e popularidade não é exatamente o forte do grupo como um todo.

A competitividade limpa, na medida do possível e aceitável, vem sendo estimulada e é bom que isso aconteça, assim como também é bom que o público conheça mais essas idols e seja cativado por elas. A Maina ainda deve continuar sendo a favorita da maioria, minha inclusive, mas se a história se resumisse a ela e a Eripiyo não teria a mesma beleza, o mesmo impacto dramático e talvez até cômico.

Maki e Yumeri se amam muito, Eripiyo e Maina também, e são essas relações de afeto que tornam a trama tão encantadora. Com defeitos, é verdade, mas mesmo top idols têm seus defeitos e isso não as impede de serem uma grande fonte de alegria para seus fãs. Mal posso esperar pelo próximo episódio, pelo aprofundamento de mais personagens e uma saída satisfatória para o ruído de comunicação.

Até a próxima!

Especial da Eripiyo-san

Comentários