O anime segue em ritmo alucinante e tenho muito a comentar sobre esse episódio. Sem mais delongas, é hora de ID:invaded no Anime21!

John Walker “fabrica” assassinos em série e o Desafiante, um dos algozes do protagonista, foi só mais um deles. Mas disso a gente já sabia e não muda o fato de que ver a cena do Narihisago matando foi interessante. Não só por sua “plasticidade” ou pela expressão mórbida do protagonista, mas também porque aquilo que deveria ser o fim, na verdade, simbolizava apenas um começo. Seria sem graça demais se fosse de outra forma, né.

O verdadeiro “inimigo” é aquele por trás de tudo e a única forma de jogar em seu jogo seria se equiparando a ele, resumindo, se tornando alguém com a capacidade de mergulhar em um ID. Então, Hondomachi fez sua estreia como brilhante detetive e nos apresentou a um contraponto instigante e necessário ao Sakaidou a essa altura da trama, afinal, sem chance de ele entrar no próprio ID. Aliás, duvido até que isso seja possível.

A princípio não gostei de ver a Hondomachi como brilhante detetive, achei que faltava alguma coisa a “encenação” desse papel, mas ao longo do mergulho a personagem reforçou seu valor e nos apresentou a uma versão ainda mais afiada e fria de si, definindo um modus operandi levemente diferente do Sakaidou e que foi o suficiente para justificar todo o tempo gasto com a personagem até então. Foi tudo para que ela fizesse algo assim.

Inclusive, me atrevo a escrever que o processo de raciocínio dela foi mais bem detalhado e lógico que qualquer um dos que vi com o Narihisago até agora. O aparecimento da filha e da esposa (não me lembro disso ou não haviam informado que ela havia se suicidado após o assassinato da filha; que barra pesada, né?) foi um extra bem-vindo, afinal, o aparecimento delas não se apoiou no drama do pai de família arrebentado emocionalmente.

Se cada um deve fazer o que puder, isso também vale para a equipe de agentes e os brilhantes detetives com o trabalho crucial que executam. Foi uma boa mensagem não tão sutil assim e que também serviu para realçar para o público o envolvimento pessoal do diretor Momoki na situação. Ele, aliás, foi preso instantes após esse momento e com isso estabeleceu-se a armadilha perfeita, porque a acusação e prisão dele foram apenas isso.

Não é conveniente demais que o Momoki seja o John Walker? Depois de cometer tantas atrocidades se deixar pegar por meio de inúmeras provas beira ao ridículo, além de que alguém como ele, que está no olho do furação, seria o bote expiatório perfeito justamente devido ao seu envolvimento emocional. E se pensarmos no lado profissional, ele estaria produzindo assassinos para prender? Soa idiota, mas não faz algum sentido?

Aposto que o velho de cabelo branco que é seu superior deve estar por trás de tudo. Senão isso, ele está encobertando alguém, mas quem? E o Momoki não é a única vítima nisso tudo, o Narihisago claramente está sendo manipulado em prol de um motivo maior. Talvez levar o Mizuhanome ao próximo estágio e/ou vender a tecnologia para outra organização? Não sei, mas me parece claro que ambos estão sendo usados.

Deixando isso de lado, fiquei curioso para ver o que vai acontecer com a Handomachi após ter sentado naquela cadeira. Um ID dentro de outro ID não sobrecarregaria a mente da pessoa? E mais, se as partículas podem se conectar ao subconsciente do assassino em um ponto futuro, então seria este um caminho para desmascarar o verdadeiro John Walker? Claro, isso se for possível encontrar dessas partículas do próprio mastermind.

Com o Momoki fora da jogada o cego de ódio Narihisago deve mergulhar em seu ID e não encontrar nada, ou se encontrar deve ser pista plantada. Momoki ser mesmo o John Walker seria uma reviravolta das boas, ou das ruins, visto que não faria sentido algum. Exceto se ser pego e deixar o Narihisago entrar em seu ID faça parte de seus planos. Uma quebra de clichê a essa altura acho que poderia é trabalhar contra o desfecho da série.

Por fim, só posso escrever que achei esse episódio sensacional. A tensão provida pelo mergulho e pela prisão, a impotência e cólera do protagonista, os diálogos entre os personagens (ignorei o dos companheiros de prisão do Narihisago, mas este também foi legal de ver) e o aprofundamento, mais um embaralhamento, da trama só reforçaram minha elevada expectativa pelo que a obra ainda pode entregar. O próximo episódio promete!

Até a próxima!

P.S.: A “Hijiriido Miyo” ficou ou não ficou super charmosa com seu look mais “detetivesco”? Aliás, não limitar o conceito do “brilhante detetive” ao Sakaidou foi uma baita bola dentro da produção do anime. É essa versatilidade uma das qualidades que fazem da obra a ótima produção que ela é.

Comentários