Chegou o verão, calor no coração, a festa vai começaaar”, assim vai começar o Torneio de Verão, um dos mais importantes jogos de beisebol, em seguida do de Primavera. Todo mundo jogando sob a pressão da torcida e o calor exercido pelos raios solares.

Além disso, finalmente Sawamura foi reconhecido como às, e isso faz com que este seja o episódio mais importante do anime, pelo menos no meu ponto de vista. Não é à toa que esse é o título dele, e mostrar toda a trajetória do protagonista dessa forma torna tudo mais emocionante.

Depois de 169 episódios, finalmente Sawamura tem a liberdade de crescer em uma posição que mais almejava. Ser o às acarreta em muito mais responsabilidades que ser o décimo oitavo jogador, como ele era antes. Foi muito sofrimento pessoal e muito esforço para chegar ao que ele se tornará no jogo que ainda está por vir.

Foco principalmente nas decisões de Kataoka. Embora Ochiai ainda quisesse que Furuya fosse o às como era, o treinador ainda “bateu o pé” com a opinião que Sawamura fosse melhor colocado nessa posição. Isso porque o protagonista conseguiu segurar a onda enquanto seu rival estava cuidando de si. Além disso, os treinos de Eijun não foram poucos, e Kataoka foi reconhecendo-o em todo o seu percurso.

Também acredito nisso!

Além disso, todos já estavam reconhecendo o esforço de Sawamura. O anúncio deste como às fez com que os jogadores o olhassem de forma respeitosa, uns mais surpresos que os outros. Furuya se mostrou muito frustrado quando recebeu o número 11, porém não ficou com inveja do seu rival. Ele já não é mais como era antes, embora ainda quisesse ser o às.

Ele demonstrou um respeito muito grande: não quis puxar o tapete do colega. Ainda assim, quis dobrar o seu número para tentar parecer o às, já que era a sua posição anterior. Acredito que essa posição ainda trará mais pressão para ele, já que voltar a ser o que era no time vai ser mais complicado, só que nada é impossível.

A difícil tarefa de não ser mais o às.

A entrega dos números e das camisas eu achei bacana, principalmente porque até as meninas que vão embora porque estão para se formar foram homenageadas, porém o foco delas foi bem menor que os jogadores, e isso me deixou um pouco triste. Eu entendo, já que o foco principal não são elas, mas poderiam dar um foco um pouco maior já que, graças à ajuda delas, os treinos foram um sucesso.

Voltando para o tema principal do artigo, o sucesso de Sawamura foi tão grande que acredito que tiveram a ideia de mudar a abertura para a da primeira temporada para mostrar as cenas de sofrimento e esforço do menino. GO EXCEED mostra todo o crescimento do jogador em sua trajetória muito mais do que qualquer música durante a série. Não é à toa que ele se esforçou tanto para chegar onde está, excedendo-se todos os dias para se tornar mais forte.

Finalmente!

Acredito que essa escolha vai auxiliar muito ao time, e que vão passar sufoco, sim, mas menos que antes, já que Sawamura está muito mais forte que antes, e os jogos-treino foram muito bem por causa de todo o crescimento.

Muito obrigada por ler este artigo até o final, e nos vemos no próximo! o/

Comentários