“Kono Oto Tomare!” é aquele exemplo de anime onde as pessoas buscam forças em algo que decidem se dedicar ao máximo. Cada um dos personagens acaba descobrindo coisas sobre si mesmos que nunca havia percebido antes.

Animes em que consistem em atividades grupais, sendo em clubes ou não, muitas vezes mostram que tudo poderá melhorar através de uma força interior que antes inexistia. Em “Kono Oto Tomare!” não tem a força do protagonismo, e sim o sofrimento interno de quem se esforça de verdade.

No caso, o Koto fez com que cada um se esforçasse de uma forma que antes não era possível, e todos os membros do clube aprendendo juntos tornou tudo ainda mais verdadeiro.

A história deste anime gira mais em torno de Kudou Chika, um ex-delinquente que ainda usa a força bruta para se comunicar em certas situações, porém melhorou muito em comparação do que era antes, e Kurata Takezou, presidente do Clube de Koto, que no início tinha sérios problemas em realizar tarefas difíceis, como fazer provas de vestibulinho.

Os dois são diferentes um do outro, e como Takezou era o único membro do Clube de Koto depois que as meninas do terceiro ano foram embora, e Chika queria entrar para poder se redimir de certas situações do passado, o clube correu o risco de ser fechado diversas vezes, principalmente por causa do passado de Kudou.

Mesmo sendo diferentes, conseguiram fazer com que o clube continuasse.

O anime mostra a mudança de todos os personagens, não apenas de Takezou e Kudou, mas de todos que passaram a fazer parte do clube. Pessoas com o passado mal resolvido, que gostam de puxar o tapete das outras para diversão pessoal ou então que não têm confiança em si próprias são exemplos que podemos encontrar.

Enquanto todos estão tentando se resolver consigo mesmos, com relação ao passado ou às suas vidas atuais, o Clube de Koto não para, e é importante lembrar que, enquanto isso tudo acontece, precisam treinar todos os dias para que consigam ir bem em qualquer apresentação que realizarem.

Além disso, não são apenas os alunos que passam por situações difíceis, como também o professor responsável pelo Clube de Koto. Ninguém tem uma paz sequer neste anime, tornando-o, muitas vezes, mais dramático que o necessário, porém, para crescimento pessoal, é importante ter toques de drama.

Outra coisa muito importante de se lembrar é sobre aquela frase: “Não julgue o livro pela capa”, porque as pessoas nem sempre são o que aparentam ser. Isso porque todo mundo muda sua forma de agir e de pensar de acordo com a situação que vai passando. Kudou, por exemplo, mudou muito após uma crueldade que aconteceu com seu avô e a loja de koto dele.

Também poderia considerar contrária aquela frase: “A primeira impressão é a que fica”, principalmente porque os personagens conseguiram provar a si mesmos e aos telespectadores que podem mudar se quiserem e se esforçarem por um bem maior. A grande lição deste anime é que o esforço colocado em cada atividade e o suor gasto faz com que melhoremos cada vez mais.

Mesmo que tudo tenha começado assim.

Muito obrigada por ler este artigo até o final, e nos vemos no próximo! o/

Comentários