O OVA desse lindo domingo ensolarado onde a pandemia assola a realidade, é Noroi no One Piece, um anime de 1993, composto por três histórias de pouco mais de 7 minutos cada, todas as quais gravitando sobre um eixo comum, um vestido amaldiçoado.

No primeiro episódio somos apresentados a Yuuko uma jovem colegial que deseja ser notada por um colega de classe. Ela deseja ficar bonita, atraente, se destacar. Ser desejada e amada. Yuuko é convidada para a festa de aniversário de uma de suas melhores amigas, à qual, aliás, possui uma família abastada.

Sabendo que não tem uma roupa que considere adequada a situação, que na verdade ela tem, mas ela quer se apresentar como a mais bela dentre todas, ela entra em conflito com a mãe em busca de um novo vestido adequado para a ocasião. A mãe, irresoluta, se recusa a atender aos caprichos da filha, e a proíbe de usar o vestido misterioso.

 

 

Entretanto, esse misterioso vestido, quase como que invocado dentre a umbra do submundo, resolve, depois de se auto entregar misteriosamente à Yuuko. A garota fica extasiada. É um belo vestido amarelo de uma única peça, com estampas em forma de rosas figurando por toda a sua superfície.

Até aí tudo bem, o problema é que esse vestido mágico controla a mente de seu portador, anestesiando o discernimento do mesmo. Competindo pela inveja em relação a sua amiga e pelo seu desejo de conquistar o rapaz de que gosta, Yuuko é ludibriada pela situação.

Ela ataca o rapaz de gosta, e depois de o ferir, acaba nocauteada. Ante a isso o próprio vestido desaparece, despindo a garota.

 

 

O clímax se efetiva quando o pobre rapaz, Doi-kun, que até mesmo gostava de Yuuko, traumatizado, foge para outra escola, se transfere, e Yuuko, por sua vez, fica apreensiva de que aquele amaldiçoado vestido reapareça em seu armário.

O segundo episódio nos conta a história de Kaori, uma garota que tem uma paixão secreta por seu tio. Ele a presenteia, provavelmente se qualquer malícia, com um belo vestido com o qual se deparou na vitrine de uma loja. Por acaso esse vestido é, infelizmente, o vestido amaldiçoado, que ludibriou o homem e, posteriormente, a própria Kaori.

A jovem experimenta o vestido, depois vai dormir, mas quando acorda, percebe que está vestida novamente com o mesmo. Confusa e sem entender a situação, ela segue em frente, mesmo que uma estranha voz sorridente sussurre em seu ouvido.

 

 

Em paralelo a isso, sua mãe e seu pai se desentendem, uma relação desgastada que guina para o divórcio.

Kaori, noite após noite é assombrada pelo próprio vestido, que sempre reveste seu corpo, quer está deseje o vestir, ou não. Em torpor, Kaori se apaixona e teme profundamente o vestido, o qual constantemente lhe cobre o corpo sem sua permissão.

O resultado final dessa situação é que o vestido, após inúmeras possessões a Kaori, se torna a sua própria pele. Sua mãe perde a sanidade, seu pai se afasta da família e Kaori fica refém de seu vestido amaldiçoado, o qual nunca mais poderá retirar. Ela é consumida por ele e, em estado de apatia completa, olha para o vazio sem poder nada fazer.

 

 

O terceiro e derradeiro final desse breve OVA, é protagonizado por Michiyo. Ela, assim como Yuuko, também tem uma paixão por um colega de classe. Seu primeiro amor está se mudando de cidade com a família, e ela se vê pressionada e ansiosa, pois deseja se declarar para ele.

Sem um plano consolidado, ela fica a mercê da melancolia, desejando ser mais atraente para que Togashi-kun a tivesse notado antes, ou mesmo em tristeza, por não se sentir capaz de conversar com o rapaz.

Após um breve resfriado, acamada, Michiyo recebe, assim como Yuuko, no primeiro episódio, o vestido, que se auto entrega em sua residência. A diferença dessa vez é que o vestido vem junto a um bilhete de Togashi-kun, a convidando a usá-lo e a encontrá-lo uma última vez.

 

 

Surpresa e completamente feliz, Michiyo parte para o encontro prometido, um encontro onde ela se sente nas nuvens, onde tudo é perfeito, onde sua beleza derradeira e o amor que sente se completam e elevam a realização de seu amor.

Sua irmã menor percebe que, após sua irmã não retornar, algo deve estar errado. Michiyo desaparece sem deixar vestígios, e é revelado que Togashi-kun e toda a sua família morreram em um trágico acidente ao efetivarem a mudança de cidade. Ou seja, quem enviou o bilhete a Michiyo só pode ser uma entidade do submundo, que assim como o vestido, amaldiçoa a pobre garota, a atrai para uma armadilha e a guia para as sombras, das quais nunca mais retornará.

É um tanto estranho a reação de sua irmã, ou mesmo de sua família, que acabam por aceitar a situação. E pior, posteriormente o vestido se entrega novamente nessa mesma residência, agora tendo como alvo a irmã menor de Michiyo, que aparentemente, não terá um destino e final feliz.

 

 

Termina assim o terceiro episódio deste interessante OVA, que possui qualidade técnicas louváveis, um cenário intrigante e uma sonoplastia muito bacana. Reparem no design dos personagens e no desenvolvimento pontual e competente que se desdobra no decorrer dos poucos minutos pelo qual o anime perdura. É uma obra muito satisfatória, embora não tenha qualquer ambição de aprofundar o seu enredo central, mas sim apenas insuflar um breve conto de terror protagonizado pelo vestido amaldiçoado, o One Piece.

Comentários