A batalha entre Deku e Gentle Criminal continua! Agora tivemos a oportunidade de conhecer as trágicas histórias de origem dos vilões, mas isso não foi o suficiente para justificar suas vilanias. Após muito poder do amor, seus arcos foram concluídos de forma emocionante, mas uma coisa que ainda não terminou é a corrida contra o tempo de Deku para não se atrasar para a apresentação musical da Turma 1-A no Festival Cultural.

Esse arco está rendendo bastante, hein? Sempre achei que ele seria apenas um filler genérico pra mostrar mais da vida cotidiana dos alunos da U.A., mas o evento está se saindo bem melhor do que imaginei. O destaque fica para os vilões, que foram apresentados como um tipo de Equipe Rocket, mas deram tanto trabalho para Deku que foram reconhecidos com a frase abaixo:

Até mais que o Overhaul?

No episódio passado, La Brava comentou sobre o uso de sua individualidade como se fosse algo decisivo no combate. Pois bem, agora descobrimos que ela tem o poder do amor. É bem comum nos animes – principalmente em shounens, como esse – que um personagem esteja quase perdendo uma luta até que o apoio de seus amigos o leva à vitória. A individualidade de La Brava pega carona nesse clichê, subvertendo-o de uma forma bem legal, onde ela deixa Gentle Criminal mais forte ao expressar seu amor. Ok, é um pouco estranho ter uma estudante dizendo que ama um velho criminoso – principalmente se levarmos em conta que ele, de certa forma, estava a usando esse tempo todo -, mas ainda funcionou pra mim. O anime soube usar muito bem a expressividade de La Brava nesses últimos episódios, com destaque para seus olhos grandes e sua aparência fofa. Se reparar, em todo momento ela aparece com expressões exageradas, seja extremamente feliz por estar ao lado de Gentle ou devastada quando ele se prejudica.

Jurava que era lápis de olho

Outro ponto interessante foi contar a história de origem da dupla de vilões, indicando suas motivações. Por um lado, achei a de La Brava convincente, mas não o suficiente. Ela explica sua obsessão por Gentle, como última esperança,  e por que a garota é daquele jeito, mas ainda não engoli essa sua “falta de confiança em tudo” apenas porque não teve seu amor correspondido – apesar de ser legal essa relação da personagem com o amor. Já Gentle me surpreendeu pela sua capacidade de fracassar várias vezes seguidas, inclusive quando tenta fazer algo bom. Ainda bem que ele não virou um herói profissional. Também achei muito bom como o anime mostrou uma situação tão grave como uma pessoa usar seus poderes sem se preocupar com as consequências, mesmo com uma boa intenção. É por isso que precisa de licença provisória, tá vendo?

Enfim, tivemos um final muito bonito para os vilões, que realmente conseguiram se destacar e fugiram da simplicidade e caricatura. Agora não devemos mais enrolar para dar início ao Festival Cultural. Teoricamente, ele já começou e a próxima atração será o show da Turma 1-A. Deku tem uma hora pra chegar a tempo, não é possível que ele não consiga. Também estou curioso para o concurso de beleza, onde estou torcendo para Nejire, e a peça da Turma B, que vai tentar superar a Turma A de qualquer jeito.

PLUS ULTRA!

Comentários