Ainda que Kabukichou seja um obra de mistério, tenho que confessar que o melhor dela não é o mistério. E a prova disso é esse episódio com um grande foco em três personagens, um deles o nosso querido doutor.

Depois de tudo que Moriarty fez em vida, ainda faltava fazer em morte. E foi sobre a consequência de sua morte que esse episódio tratou. Watson está mal, e Sherlock está ainda pior.

Pelo menos tivemos o retorno da bela Irene Adler em meio a isso tudo. Ela não precisava mais aparecer, mas é legal que tenha retornado.

Esse episódio teve um caso que ainda que possa esconder alguma revelação, não é misterioso em si. A maior função dele é narrativa, com foco no Sherlock acima de tudo.

Agora ele vai procurar pelo Moriarty, e talvez o mistério sobre morte seja o foco dos últimos episódios. Aliás, eu de fato acreditava que Moriarty ainda estaria vivo, mas agora tenho dúvidas. Isso pois seria muito interessante essa busca como uma forma de negação da morte do amigo, para que então Sherlock aceite que ele está morto e possa seguir em frente. Seria uma boa construção de personagem.

E falando em construção de personagem, temos um Watson mais interessante a cada episódio. Aliás, é interessante ver a evolução dele desde o primeiro episódio. E ele mesmo percebeu o quanto mudou.

Aliás, ainda que seja meio triste, só consegui achar o passado do Watson cômico. Aquela cena do colchão foi demais, a inocente criança não entendeu que tipo de luta era aquela.

Já o Mycroft faz tempo que me desagrada, além de não ter sido dado a ele o foco devido. E logo agora que aparece ele age contra o irmão. Sei não, sei não.

Não vejo motivos para suspeitar do Mycroft, talvez ele simplesmente não seja assim tão inteligente. Mas de fato as suas reações estão bem suspeitas, por isso é bom ficar de olho. Só espero que isso no final das contas não seja só o roteirista que não teve tempo para apresentar o personagem e explicar aonde estava e o que fazia nos últimos episódios.

E por fim tivemos aquela estranha cena final. Sherlock está com uma faca na mão, a “mulher” está amarrada, e o homem está morto. Além de um ponto meio importante, Sherlock está sorrindo.

Só digo meio, pois o Sherlock está bem fora de si. Então não vejo isso como prova de nada. Nada.

Shokugeki no Sherlock?

Mas aqui temos quatro possibilidades. A primeira é que Sherlock assassinou o homem. Ele é um mestre de baritsu, então poderia desarmar o homem e usar a faca contra seu adversário. Possível, porém bem improvável.

Ou ele poderia ter levado o homem a cometer suicídio. Era só ele dizer o nome dele inteiro, então seria um assassinato indireto. Não vejo motivo para ele tirar a faca depois disso e segura-la. Ainda mais improvável.

Ele poderia não ter matado, mas um outro alguém ter forçado o cara a se matar usando o método citado acima. Como não havia ninguém lá, não teria sido a polícia, então só sobra alguém que sabia da hipnose. Sherlock poderia estar sorrindo então por suspeitar que Moriarty permanecia vivo, já que ele seria a principal suspeita.

Ou a última e menos provável, que alguma outra pessoa qualquer matou. Essa é menos provável, pois não faria sentido o Sherlock estar com a faca na mão. Porém, isso são só possibilidades.

Como ainda temos mais dois episódios, o anime ainda pode tentar fazer alguma reviravolta, além de ter bastante tempo para elaborar esse caso. Mas enfim, a dúvida ainda continua. Moriarty está vivo ou não? Os próximos episódios dirão.

Enfim, isso é tudo.

Comentários