Finalmente chegamos nesse ponto. O campeonato nacional costuma ser um objetivo a ser alcançado em todos os animes de esportes e depois de várias temporadas, Haikyuu chegou nesse estágio. Isso é bem interessante pois a gama de detalhes que podem ser explorados é imensa e com isso, a história só tem a ganhar. Aliás, logo de cara estamos vendo um jogo duro, algo esperado de tal campeonato, mas me pergunto até que ponto isso vai continuar, afinal, é improvável que Karasuno perca na primeira rodada, certo?

Se no episódio anterior (episódio 9) nós tivemos um aquecimento de que está por vir, no décimo episódio vimos o bicho começando a pegar. Acredito que apesar da demora em iniciar o torneio, Haikyuu vem trazendo um desenvolvimento bem legal em torno disso, algo digno de uma competição tão importante. É a preparação contra os adversários, contra seus demônios, contra seus defeitos e imperfeições, simplesmente um conjunto de coisas que precisavam ser melhoradas antes do próximo estágio em cada um dos garotos.

Não é algo simples como o campeonato anterior (que não é simples, mas é de outro nível) onde você entra e vai indo conforme as coisas vão dando certo. No campeonato nacional você deixa de enfrentar qualquer um para enfrentar os melhores e isso é definitivamente algo difícil. Como foi dito durante o episódio, todos os colégios que estão ali são equipes fortes que superaram outras equipes que poderiam estar ali. É simplesmente a junção de titãs que estão em busca da glória máxima e finalmente vão mostrar todas as suas garras para obter o objetivo desejado.

Para Karasuno não é diferente, é claro, e o início dessa jornada não poderia ser diferente: enfrentar uma equipe mais experiente e pronta para fazer a sua parte. Sejamos francos, Karasuno venceu a Shiratorizawa mais ainda assim, não conseguiu o devido “respeito”. É uma equipe que tem seus méritos, obviamente, mas que ainda é um bando de novatos que conseguiram de um jeito ou de outro vencer um verdadeiro titã. No final das contas eles não passam de uma presa fácil na visão de alguns.

Isso obviamente é uma visão errada, afinal, apenas sorte não é o bastante para superar uma equipe tão forte quanto a Shiratorizawa, afinal, isso já teria acontecido com alguma outra equipe mais qualificada se fosse o caso. Por isso, Karasuno precisa vencer o nervosismo e que é natural e mostrar do que é feita, demonstrar o que levou essa equipe a desbancar a favorita e chegar nesse local, nesse estágio.

Inclusive me sinto tapeado por conta do Yamaguti. O cara não acertava um saque e do nada descolou dois aces como se não fosse nada. Mas ainda fico curioso ao lembrar que ele (Yamaguti) é o que tem mais problemas com nervosismo e agora tirou isso de letra.

E se não há problema com ele, qualquer outro problema deve se acertar com facilidade de agora em diante, ainda mais considerando que cada vez mais o nível de concentração vai aumentar. 

Para quem já participou de campeonatos/torneios similares sabe o quão complicado é lidar com o nervosismo. E muitas vezes não importa o que você faça, o nervosismo não passa até o início da partida. Apesar da demora para entrar no ritmo, Kageyama acabou sendo o mais prejudicado com isso. As dimensões da quadra não ajudaram, é verdade (sei bem como é), mas sabemos que não é só isso. Agora com ele calibrado e pronto para o “crime”, resta saber que Karasuno veremos a partir de agora, certo?

Agora o negócio é aproveitar e ver do que Karasuno será capaz nesse novo desafio. O quão longe eles vão conseguir ir? Quais serão os seus adversários? Enfim, são muitas dúvidas e uma vontade imensa de saber o que isso vai dar no final das contas.

Comentários