Bom dia!

Assim como fizemos no ano passado, reunimos mais uma vez os maiores especialistas em anime que conhecemos e com os quais temos contato (nós mesmos aqui do Anime21) para decidir quais os melhores animes do ano de 2019.

À diferença do ano passado, os melhores por gênero não ganharam artigos no blog, mas foram publicados diretamente no Facebook ao longo da semana passada. Se ainda não viu, veja agora:

5 Melhores Animes de Ação de 2019

5 Melhores Animes de Esporte de 2019

5 Melhores Animes de Comédia de 2019

5 Melhores Animes de Slice of Life de 2019

5 Melhores Animes de Drama de 2019

5 Melhores Animes de Romance de 2019

5 Melhores Animes de Mistério, Horror ou Suspense de 2019

Quanto aos melhores animes do ano, independente de gênero, quais serão?

Nenhum dos animes aqui é novidade para quem acompanhou as listas de melhores no Facebook, mas faz sentido, não é? Os melhores do ano também são os melhores de seus respectivos gêneros, exceto em casos de animes realmente bons, mas que são difíceis de classificar em um gênero específico. Isso aconteceu ano passado, mas não nesse.

O que se repete é que o melhor anime do ano não está em nenhuma das listas por gênero. Isso é proposital, mas o motivo eu vou deixar para você adivinhar sozinho 🙂

O critério para ser considerado um “anime de 2019” e, portanto, poder concorrer a um lugar em nossas listas, é ter acabado em 2019. Isso é um pouco diferente do que faz a maioria dos blogs, canais, sites, etc, mas fazemos assim por uma boa razão: é só quando um anime acaba que é possível avaliá-lo com justiça. Fizéssemos como a maioria, cometeríamos as mesmas injustiças que acreditamos ver nessas listas com animes que começam em um ano mas encerram noutro.

Assim sendo, enfim, à lista:

 

10. Machikado‌ ‌Mazoku‌

Machikado‌ ‌Mazoku‌

A pobre Yuko é pobre porque além de sua família ser miserável, ela tem a saúde fraca, não é muito esperta, muito menos atlética. A história começa num dia em que a garota acorda com chifres e um rabo: ela é descendente de um clã de demônios!

Nesse dia tudo muda. Talvez para pior? Agora com novos (mas poucos) poderes, Yuko deve derrotar a garota mágica que protege a cidade e conquistar o mundo!

Mas isso é tudo um pouco complicado demais para Yuko e Momo, a tal garota mágica, é bem diferente do que ela esperava, então as coisas tomam rumos inesperados…

 

9. Karakai‌ ‌Jouzu‌ ‌no‌ ‌Takagi-san‌ ‌2‌

Karakai‌ ‌Jouzu‌ ‌no‌ ‌Takagi-san‌ ‌2‌

A segunda temporada do anime da garota mais provocadora dos animes não poderia ficar de fora. Em Karakai,  Takagi e Hishikata dão muita bandeira de que estão apaixonados, ainda que ela já saiba e ele ainda esteja apenas descobrindo.

É de brincadeira em brincadeira que a amizade nascida no auge da meninice vai ganhando contornos cada vez mais especiais, e acompanhar o progresso dessa relação tão fofa e inocente é um prazer sem igual para quem aprecia um bom romance.

A primeira temporada do anime você encontra no Crunchyroll e a segunda na Netflix (não me pergunte por quê). De toda forma, você não tem desculpas para não ver a história de amor desses dois.

 

8. Given‌

Given

Uenoyama é guitarrista, toca em uma banda e adora dormir em um lugar tranquilo na escola, mas eis que um dia ele encontra Mafuyu e sua guitarra desafinada, e depois desse encontro predestinado a vida de ambos muda para sempre.

Mafuyu aprende a tocar com Uenoyama, se torna amigo dele e o apresenta a sua banda, formada pelo baterista Akihiko e o baixista Haruki. Onde essa história vai parar você já deve imaginar…

Given é originalmente um mangá (que a NewPop tem que lançar por aqui algum dia!) e seu anime de 11 episódios você encontra no Crunchyroll. Tem filme anunciado.

 

7. Mob‌ ‌Psycho‌ ‌100‌ ‌II‌

Mob‌ ‌Psycho‌ ‌100‌ ‌II‌

Me perdoe One Punch Man, mas Mob é a melhor obra de ONE, e não à toa é a sua segunda temporada, e não a do anime do Saitama, que figura nessa lista.

Na história acompanhamos Mob em sua vida cotidiana, mas passando por novos desafios referentes a descoberta de quem ele é e do que quer fazer na vida, além de revelações e reviravoltas sem esquecer de muita comédia e da pitada de drama característica da obra.

Lembrando que as duas temporadas do anime você pode assistir no Crunchyroll e o mangá está em vias de finalizar sua publicação pela editora Panini, então se for comprar, corra!

 

6. Hitoribocchi‌ ‌no‌ ‌Marumaru‌ ‌Seikatsu‌

Hitoribocchi‌ ‌no‌ ‌Marumaru‌ ‌Seikatsu‌

Bocchi parece com muita gente que talvez você já tenha conhecido na escola, ou talvez fosse você mesmo?, a diferença é que a garota é ansiosa e tímida demais, o que a faz ter dificuldade em se enturmar.

Mas é com uma ajudinha de sua melhor amiga, a Kai-chan, que Bocchi encara a quebra de sua zona de conforto como a oportunidade perfeita para fazer amigas em um anime divertido, fofo e atencioso com os problemas de socialização de uma pessoa.

Hitoribocchi é um ótimo anime e, apesar de sua parcela de drama, é super agradável. Eu desafio você a não querer abraçar a protagonista e protegê-la de todo o mal! Tem no Cunchyroll.

 

5. Boogiepop‌ ‌wa‌ ‌Warawanai‌

Boogiepop‌ ‌wa‌ ‌Warawanai‌

Boogiepop é um shinigami, deus da morte, que ceifa a vida de garotas no auge de sua beleza, ou é isso que os boatos espalhados por garotas colegiais fazem parecer.

Boogiepop na verdade é uma entidade que surge quando o mundo corre perigo e é para protegê-lo que Touka Miyashita, a “portadora” da singular existência, põe o capuz e age no submundo, ajudando os humanos a resolverem seus próprios problemas.

Boogiepop wa Warawanai é uma clássica light novel que já teve animação há duas décadas e agora nesse remake, que segue com mais fidelidade o material original, nos presenteia novamente com sua presença enigmática. Tem no Crunchyroll.

 

4. Vinland‌ ‌Saga‌

Vinland Saga

Thorfinn é um garoto em busca de vingança pela morte do pai, Thors, um grande guerreiro que se retirou da batalha e desenvolveu ideais de paz e fraternidade incomuns para um viking.

É só repetindo os mesmos erros que Thorfinn será capaz de entender o que dizia o pai? O que o garoto, forjado homem, ganhará em sua jornada?

São esses alguns dos questionamentos de Vinland Saga, anime de 24 episódios, disponível no Amazon Prime Video, que adapta o mangá em relançamento (agora 2 em 1) pela editora Panini.

 

3. Kaze‌ ‌ga‌ ‌Tsuyoku‌ ‌Fuiteiru‌

Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru

Haiji sonha em correr a maratona de revezamento universitária de Hakone, apesar de ter operado o joelho e estar em recuperação. Ou talvez seja exatamente por isso.

Kakeru foi um corredor prodígio no colegial, mas algo o afastou do esporte e agora ele não quer mais correr. Ou talvez queira.

É Haiji quem encontra Kakeru e outros oito candidatos involuntários a atletas e faz cada um deles descobrir qual o significado de correr.

Apesar da indecisão de Kakeru, confie em mim quando indico esse anime, que você encontra no Crunchyroll.

 

2. Fruits Basket

Fruits Basket

Tohru Honda é uma garota meiga e muito pobre que devido a uma tragédia familiar se encontra sozinha no mundo, tendo que se virar para viver. Mas eis que um belo dia ela acaba sendo ajudada por Yuki, o bonitão da sua escola, e seu primo mais velho, Shigure.

Eles acolhem a garota na residência da família Souma e se afeiçoam a ela ao mesmo tempo em que o segredo da família é revelado: toda vez que um membro da família é abraçado por alguém do sexo oposto ele ou ela se transforma em um animal do zodíaco chinês.

É com uma grande dose de drama e uma boa medida de romance e fantasia que Fruits Basket ganhou novo anime em 2019 e o mangá uma reedição pela JBC.

 

1. Dororo

Dororo

Hyakkimaru é o filho sacrificado por um senhor de terras em troca de prosperidade. Seu corpo foi quase todo devorado por demônios e ele deveria ter morrido, mas a providência divina o poupou de um destino tão fácil. Dezesseis anos depois, o bebê, agora guerreiro, parte em uma viagem de auto-descoberta literal, caçando demônios e recuperando as partes de seu corpo ao mesmo tempo em que descobre sobre o seu passado.

Dororo, personagem que dá o título ao anime, o encontra por acaso e passa a acompanhá-lo em sua viagem. Dororo também tem seu próprio passado e seus próprios traumas.

Um reboot do anime original de Osamu Tezuka, esse novo Dororo traz diversas modificações à obra que não alteram sua essência, mas a melhoram sobremaneira. Dororo é o Melhor Anime de 2019.

Os 24 episódios de Dororo estão disponíveis na Amazon Prime. O mangá original foi publicado no Brasil pela editora NewPop.

 

  1. Avatar

    Finalmente saiu o resultado de tanto trabalho e debate e valeu muito a pena.

    Sinto-me orgulhoso por ter tido a honra de participar nas escolhas, mesmo sendo apenas um auxiliar do Flávio e um grande fã de tudo publicado nesta casa.

    Das capas escolhidas para cada anime, devo dizer que a capa de Dororo é cruel, me traz lembranças de algo que não queria lembrar (e se fosse aquela imagem da Mio nos campos de arroz, ai seria de cair as lágrimas).

    Sobre as restante capas, a de Vinland Saga e de Mob Psycho II encaixam perfeitamente.

    Antes de terminar, tenho que agradecer o bom tempo que passei a assistir e participar no debate das escolhas de cada categoria.

Comentários