O OVA de hoje é no mínimo controverso, pois Cencoroll Connect (2019), continuação e anexação, ou mesmo um puxadinho do OVA original de 2009, mantém o estilo experimental despreocupado em estruturar um enredo coeso, e muito mais focado em se divertir ante ao surreal e, ao mesmo tempo, prosaico, cenário da obra.

Amamiya controla um drone, uma espécie de ser orgânico com capacidades adversas, chamado de Cerco. Quem é Amamiya, ou quem é Cenco, nem me pergunte, e também não pergunte ao anime. Eles são parceiros, ponto final. Quem sabe no terceiro OVA as respostas apareçam.

 

 

Yuki, uma colegial que sem querer descobre as habilidades de Cenco, e por ser enxerida, acaba perturbando o pacato Amamiya, que ao que tudo indica, não quer nada com nada e só está na sua. A relação é de descoberta e florescimento de uma amizade.

Cenco possui a habilidade de se metamorfosear em objetos que por ventura já tenha consumido. Ele e seu mestre caçam outros Drones como modo de vida. Drones, ao que a obra nos informa, são relativamente comuns, sendo que cada um deles possui habilidades particulares únicas, e em grande parte são pacíficos.

Uma organização especial rastreia e elimina, ou mesmo doméstica, esses seres estranhos. Eles podem ser interpretados como Kaijus, monstros peculiares, sendo que alguns possuem de fato dimensões de tamanho gigantescos, entretanto, ao que tudo indica, quanto maior o Drone, mais difícil é controlá-lo.

 

 

Shuu, um ex-membro dessa organização, quando a abandona rouba um de seus Drones, e começa uma caçada ao Drone de Amamiya, o Cenco. Acuados, Yuki e Amamiya fogem do perseguidor. Shuu possui, para além do Drone que roubou, um Drone principal que tem a habilidade de ficar invisível, ou seja, de se camuflar. Ele persegue e usa Yuki de mensageira e depois de refém e isca para chamar a atenção de Amamiya.

O conflito faz com que descubramos que Yuki tem uma habilidade estranha, ela consegue roubar o controle dos Drones de seus usuários, e acaba roubando, ou mesmo fazendo um pacto, com Cenco, que na batalha quase foi consumido pelo Drone de Shuu. Aliás, na batalha Yuki rouba o controle de Shuu de Drone que ele roubou da organização.

É uma cena surreal. Não sei ao certo qual era a habilidade do Drone gigantesco que Shuu controlava, mas parece que ele conseguia criar portais de teletransporte. Entretanto Yuki acaba combinando a habilidade de Cenco com a desse Drone, e o transforma em um pudim gigantesco.

 

 

São tantas coisas fantásticas apresentadas como se fossem a coisa mais normal do mundo que nem sei o que dizer. Por algum motivo Cenco acaba comendo o braço de Amamiya, e por algum outro motivo, as forças armadas, que só figuram como alegoria de cenário, atacam brutalmente o Drone roubado de Shuu, que depois fica sob o controle de Yuki.

Esse é o grosso do primeiro OVA. No segundo somos apresentados a Gotoda e Kaname, membros da organização. Eles estão perseguindo o desertor Shuu. Kaname controla um Drone poderoso, mas Gotoda não tem Drone algum sob o seu controle.

O segundo OVA segue por um caminho equivalente em narrativa, com um clima ameno e tranquilo, onde os perseguidores encontram o seu alvo, e diversos eventos de relação interpessoal entre todos os personagens se misturam aos objetivos e combates de uns contra os outros.

 

 

Amamiya deseja retomar o controle de Yuki sobre o Cenco. Shuu deseja ser livre, ao mesmo tempo que caça os Drones alheios, ele também, através de seu Drone com poder de invisibilidade, regeneração de membros e roubo de controle de outros usuários, deseja roubar os Drones de Yuki e de Kaname.

Gotoda, que se revela ser o irmão de Shuu, deseja que o seu irmão pare com a fase rebelde, mas no percurso resolve recrutar Yuki, ao descobrir que ela tem a habilidade inata de roubar ou pactuar com os Drones, sendo chamada pelo nome de disruptora.

Kaname só tem o desejo de cumprir com a sua responsabilidade, sendo que a ela é encarregado o controle de dois Drones, um de combate, e um de rastreamento, gigantesco e que orbita o planeta acima da atmosfera como um satélite. E Yuki, que passeia pela situação toda, meio que resolve ficar com os Drones que rouba, na cara de pau mesmo, e deseja manter a amizade com Amamiya, se comprometendo a ajudá-lo.

Uma aliança aqui e ali, um conflito de interesse acolá, uma batalha ou outra, muito interessantes por sinal, e o anime se desdobra calmamente, com uma tensão surpreendentemente nada tensa, e sim, as duas coisas coexistem ao mesmo tempo e isso é fantástico.

 

 

Cencoroll é um anime diferente dentre o diferente, que não se preocupa em ser grandioso, ou mesmo em passar uma mensagem, é uma história de uma pessoa que escolheu e se esforçou para contar uma história do jeito que queria. Simples assim.

Fico no aguardo do terceiro OVA, pois por mais estranho e sem informações que o anime seja, é cativante pra caramba!

Comentários