No OVA dessa semana, o qual recomendo primeiramente pela estética e clima oitentista e, segundamente, pela competência em ser e aplicar uma proposta simples com o melhor do que o mediano pode oferecer.

 

 

Um OVA que não desaponta por não ser nada mais do que é, e que não impressiona por não ambicionar ser algo mais, ou seja, é um anime equilibrado em todos os seus elementos, e que se destaca exatamente por ser bom no que se propõe a ser. Um isekai raiz onde o que prima é a fantasia mágica de um plot apenas suficientemente desenvolvido para que tudo dentro da obra faça sentido, seja argumentativo, seja imaginativo. E o que não faz sentido, não precisa de modo algum o fazer.

Sobre o que é a história desse OVA? Vamos lá.

Yohko, uma aluna do colegial, está apaixonado e deseja se declarar. Ela tem dificuldades em expressar os seus sentimentos, então se engaja em compor uma melodia. Usando de suas habilidades musicais, para que, através de uma música instrumental, o seu coração possa transmitir ao rapaz de que gosta, o seu amor.

 

 

Quando ela reproduz a composição que criou, e devido a uma singularidade universal, acaba abrindo um portal transdimensional que a arremessa junto à um mundo gêmeo da Terra, chamado de Ashanty. Lá ela se depara com diversas coisas surreais, próprias a normalidade desse mundo, como um cachorro falante e seres vivos estranhos.

Sendo rastreada por um sacerdote corrompido, chamado de Zell, o qual nega o mundo ao qual pertence, ela descobre e desperta um poder mistérios, chamado de poder de Leda.

O objetivo do sacerdote é obter o objeto que funciona como uma chave de portal, a fita demo em que Yohko gravou a sua composição. Essa fita, chave de portal, se transformou no que é chamado de “coração de Leda”, e esse coração é a única coisa que pode estabelecer uma ponte entre os dois mundos criados por essa Deusa. O mundo de Ashanty e o mundo de Noa. Noa é como o povo de Ashanty chama o que conhecemos por Terra.

 

 

Ao fugir dos perseguidores, Yohko descobre que a benção e poder que ela recebeu, a caracterizam como uma guerreira de Leda, que nada mais é que uma herdeira de parte do poder da Deusa criadora dos mundos.

O anime engrena em uma fuga constante, onde Zell envia sem folga forças militares atrás de Yohko, ou, inicialmente, atrás do dispositivo que essa garota carrega. Ao conseguir a fita, ele imediatamente efetiva o plano de abrir o portal para o mundo de Noa, mesmo que também descubra que a garota é uma das guerreiras de Leda, o que o impressiona.

Yohko, sabendo que não pode voltar para casa sem a sua fita e equipamento que reproduz a música, parte em caçada para recuperar a mesma. Fracassa, mas acaba se encontrando com a última sobrevivente das sacerdotisas de Leda, um grupo do qual Zell uma vez já fez parte, e do qual foi responsável pela ruína.

 

 

Todas as cenas de ação são muito empolgantes, com Yohko ora sendo perseguida, ora perseguindo os seus antagonistas. A trilha sonora e as batidas e efeitos sonoros são muito bem aplicados, e a animação tem a beleza e o primor refrescante de uma arte perdida no tempo, que marcou uma época e sedimentou um estilo que hoje em dia não mais existe.

Ao encontrar com Yoni, a última sacerdotisa de Leda, Yohko descobre o restante da história na qual se envolveu acidentalmente. Ela e o cachorro falante, que também possuía habilidade de voo, descobrem a identidade do comandante da grande fortaleza voadora de Garuba, Zell, e o anime nos apresenta aos poucos os objetivos de cada protagonista.

 

 

Já apresentei os objetivos de Zell e de Yohko, o objetivo do cachorro, chamado de Lingam, é apenas acompanhar a aventura, e o objetivo de Yoni, é manter a tradição cultural milenar de seu povo, resguardando a cultura e protegendo o poder de Leda para que este não seja usado de modo inadequado. Ela reconhece Yohko como herdeira desse poder e como e dignitária de efetivar o equilíbrio, lutando e retirando de Zell o poder de Leda que este, como ex sacerdote, cultiva. Para além de o impedir de invadir Noa, e resgatar a chave de portal, a fita que Yohko gravou, para que ela possa retornar ao seu mundo de origem.

Zell descobre que a chave do coração de Leda não possui energia suficiente para abrir o portal do tamanha de que ele necessita, por isso resolve caçar diretamente a fonte do poder da chave, ou seja, Yohko, já que para além de ter sido ela quem criou a chave, é a guerreira escolhida e herdeira do poder de Leda.

 

 

A Ofensiva de Yoni, Yohko e Ringam contra Zell se dá pela descoberta, ou melhor, utilização de uma relíquia da Deusa, chamada de Asas de Leda, mecanismo que apenas uma guerreira de Leda pode controlar. Yohko, de porte de tal arma, avança contra a fortaleza, e depois de lutar contra outros agressores que tentam a capturar, vai direto para onde Zell deseja que vá.

O final do OVA, deixo para vocês, leitores que até aqui chegaram, descobrirem. Se recomendo esse antigo isekai raiz? Sim, recomendo, o assistam sem pretensão alguma e com o coração aberto para um anime lindo e tipicamente, seja em estética, seja em estilo narrativo e de configuração de enredo, oitentista.

Comentários