Esse episódio foi bem melhor que o anterior, então o artigo deve ser bem longo, prepare-se. Que bom que Yesterday entrou nas nossas vidas, concorda?

Consigo dividir esse episódio entre três momentos distintos, mas que na verdade preservam certa relação de causa e consequência entre si, afinal, sem os “estímulos” que o Rou praticamente impõe a Shinako dificilmente ela se impeliria a fazer algo (ainda que esse algo seja pedir pela ação de outra pessoa). Quanto ao Rikuo, entre as idas e vindas do amor ele vai pensando e agindo em prol do que quer ser quando crescer.

Acho interessante como o Rou reclama da insensibilidade da Shinako, mas ele também foi insensível ao forçar a barra ao pedir para sair com ela. Isso mostra como ele é tão inexperiente quanto ela no que tece ao amor, se duvidar até mais. Menos mal que ele pede desculpas e não desiste, se faz presente; exagerar não é o caminho, mas manter uma relação intocada de amigos de infância também não é a resposta.

O Rou dá “azar” justamente por ser o irmão do amor dela, a Shinako chorando ao comparar a semelhança dos braços dos irmãos escancara isso, Talvez se ele fosse um amigo de infância, mas não pertencesse ao que ela encara como família, sendo ela parte da família do Yuu, seria mais fácil para a Shinako reconhecer o Rou como um homem, não como um irmãozinho. Ela diz que vai tentar, vamos ver se vai conseguir.

Sei que depende dele também, da forma como ele vai lidar com a situação, da forma como ele vai insistir e investir nesse sentimento, mas, sejamos honestos, a moça chora ao lembrar do braço do amor que perdeu faz anos, se há uma coisa que a Shinako ainda não compreende, e aí culpo sua quase que total experiência com relacionamentos amorosos, é que não vai bastar alguém impulsioná-la a sair da fossa na qual ainda se encontra.

Essa vontade de seguir em frente precisa partir dela, ela já verbalizou essa intenção, mas isso não é o suficiente. Inclusive, é questionável ela praticamente pedir para o Rikuo tentar alguma coisa sabendo que o Rou mesmo já está fazendo isso. É como se ela estivesse transferindo a responsabilidade por sair do lugar em que está parada, mas não é bem assim. Ao mesmo tempo em que ela reconhece os dois, coloca eles em uma situação difícil.

E não só os dois, a Haru também, que é parte interessada na história, mas pouco apareceu nesse episódio. Não tenho muito o que comentar sobre ela, no máximo peço que você perceba como as duas são bem diferentes, Haru e Shinako, na forma como deixam transparecer o que as aflige. Não que a Haru não tenha seus “ataques”, mas na maior parte do tempo ela é alegre e sorridente, dá para acreditar que sempre esteja sendo sincera?

Eu não caio nessa. Por outro lado, pareço que no rosto da Shinako é esculpido o que ela está sentindo, o que está tentando controlar, ou até o que não consegue mais conter. Ela pedir “socorro” ao Rikuo depois de ter dado um fora nele pode soar clichê, mas a vida real também é um pouco assim, né? Eu mesmo já fui chutado e um tempo depois a pessoa estava atrás de mim. Em circunstâncias bem diferentes, é verdade, mas é por aí.

Quando se trata de sentimentos, principalmente dos românticos, não é como se existisse um não absoluto, e não é como se isso fosse um problema. As pessoas têm todo o direito de mudar o que pensam e o que sentem, o problema é fazer isso sem perceber o perigo contido em cada palavra, em cada ação; seja por inocência, seja por descuido. Nesse episódio posso dizer que a Shinako quase está se aproveitando de quem gosta dela.

Por que quase? Porque em nenhum momento ela mentiu, ambos Rikuo e Rou sabem que ela ainda não esqueceu o Yuu, mas se ela dá espaço para que eles tentem alguma coisa. dependendo da sua própria convicção e esforço para superar o passado. ela pode acabar descobrindo que o problema não é o estímulo para dar um passo em diante, mas sim sua incapacidade em assumir a “bronca”, em tenta primeiro fazer isso por si mesma.

Por que não demonizo a Shinako, mas também não alivio a barra para ela? Porque já passei por algo semelhante, certo tempo após terminar um relacionamento tive a chance de tentar ter algo com outra pessoa, mas no momento eu tinha noção de que só estaria cometendo erros passados se fizesse isso. Me faltava vontade e convicção para superar, além de eu já ter tentado fazer isso e ter magoado demais outra pessoa.

Falta a Shinako experiência para conseguir organizar os sentimentos e pensar direito. É até por isso que eu duvido que sozinha com o Rikuo role algo a mais no apartamento dela, no máximo (e isso já sou eu especulando muito) talvez os dois se beijem, mas sexo considero fora de cogitação. Até porque a dificuldade dela é antes sentimental que qualquer outra coisa, ela precisa se abrir para o amor, e esse processo vai ser longo e doloroso.

Aliás, já está sendo bem demorado, tem demorado anos, e doloroso, chorar ao ver um braço não é o que eu chamaria de fácil não. Enfim, gostei do Rou ter abraçado ela e ter sido sincero, só me incomodou ela ter dito que prestaria atenção nele, mas ter o rejeitado com consciência de seus avanços, questionando o Rikuo para que fizesse o mesmo. Repito, questiono, pois quem deve se ferrar nisso tudo não é ela (ao menos não tanto).

Ela já está bastante ferrada, se piorar a partir do ponto em que está sai de baixo. Por outro lado, eu também entendo a personagem, ela é praticamente uma adolescente começando a ter consciência sobre a complexidade de um relacionamento amoroso, portanto, é normal que ainda seja incapaz de refletir sobre certas coisas, lhe falta experiência, Primeiro ela deve machucar e ser machucada para só assim saber como e o que precisa fazer.

Se não foi sentindo na pele que você aprendeu a reconhecer o quanto certas coisas dependem de você e o quanto dependem de fatores externos, posso afirmar que você e um privilegiado (mas se me disser isso é mais fácil que eu chame você de mentiroso(a) haha). Repito, a cena da Shinako chorando do nada por algo banal só me leva a crer que ela ainda não fez nem o mínimo, perceber o quanto a mudança precisa vir de si mesma.

Esqueça falar que quer mudar, me refiro a agir mais em prol disso, nem que pareça forçado no começo. Aquilo que a mantém estacionada no passado é muito mais complexo de resolver do que convidar um amigo para seu apartamento e dar a entender que deseja ser cortejada (de verdade) por ele supõe. Não é assim que ela deve se apaixonar por alguém e esquecer o Yuu, eu não amei de verdade quando tentei esquecer aquela…

Aquela pessoa sobre a qual geralmente me refiro quando me uso como exemplo (a minha ex-namorada que me deu um fora, reatou comigo e depois me deu um fora de novo). Essa pessoa não morreu, ao menos não que eu saiba, mas minha incapacidade de superar o que eu sentia me dão a certeza de que a coisa ainda vai ser bem mais complexa para a Shinako, ao menos se o for anime continuar tendo essa pegada mais realista.

Esse episódio foi melhor que os dois últimos, ao mesmo tempo em que reconheço a necessidade deles para que este existisse. Por fim, foquei na Shinako e em suas idas e vindas no amor, mas não esqueci do Rikuo e sua busca por se encontrar, é que não penso ter muito o que acrescentar ao exposto no anime. Falta ao Rikuo coragem, convicção, para definir um caminho e seguir por ele. Por que escrevo isso? Porque me falta isso também.

Seria cômico se não fosse trágico eu me enxergar em partes nos personagens desse anime, mas é a verdade, se o Rikuo for esperar por uma iluminação divina, o despertar de um talento devastador, o tempo vai passar e ele nunca vai ter se “encontrado”, Ele não precisa virar o melhor fotógrafo de casamento do Japão, basta que se sinta verdadeiramente satisfeito com o que está fazendo, que não se sinta mais a deriva na própria vida.

Aliás, as reações a flor da pele da Shinako fazem bastante sentido após ir a um casamento. Ver as pessoas seguindo com suas vidas é sim um baita de um estímulo, não à toa ela pôs para fora o que vinha a incomodando e prendeu a respiração de boa parte do público para o próximo episódio. A outra parcela, com eu incluso, não espera nada tão grande, mas ainda assim significativo, afinal, não dá para esperar menos desse ótimo anime.

Até a próxima!

P.S.: O encerramento mudou, curti a música, mas confesso que a primeira já havia me conquistado. Se encararmos esse episódio como um ponto de virada na trama a mudança faz sentido. Estava enrolando para indicar o clipe do primeiro encerramento, Kago no Naka ni Tori, mas agora já não adianta mais, até porque a maioria das cenas contidas nele já apareceram e a que “escapou” não deve estragar nada também. O clipe é lindo, assista!

Comentários