Essa temporada de Shokugeki no Souma está chegando na reta final! Por um lado fico triste pela forma como correram com a história, deixando de lado diversos duelos que poderiam ser interessantes. Mas olhando pelo lado positivo, já estamos na semifinal com um dos confrontos mais esperados do anime. Com certeza é um dos maiores desafios de Souma, fazendo jus ao título. Apesar de morno, foi um excelente episódio de preparação para o que está por vir.

A final do BLUE nunca esteve tão perto. Depois de todos os confrontos até aqui, ficaram apenas Souma, Erina e Asahi na disputa, além de vários Noirs aleatórios. E isso é um dos pontos fracos não só da temporada como desse grupo em si. Pelo que está se mostrando, eles são apenas minions para Asahi roubar as ferramentas, o que tira um pouco do seu carisma. É diferente de quando enfrentavam a Elite dos Dez, por exemplo, onde todos tinham, pelo menos, uma motivação definida. Achei que os que restaram teriam algum tipo de apelo, mas não sabemos nem seus nomes. Vou lembrá-los apenas como pessoas exóticas, com armas criativas/bizarras e totalmente descartáveis.

Pensando bem, melhor ter deixado pra lá mesmo, né?

Mesmo sem termos um confronto direito e com um ritmo menos frenético, o episódio dessa semana se destacou por outros motivos. Destaco os flashbacks da infância de Souma, mostrando sua relação com a mãe – que era mistério até agora – e até a origem da sua cicatriz. Também tivemos um conciso e eficiente resumo sobre a Língua de Deus, me deixando mais convencido sobre todo o drama da família Nakiri. Inclusive, parece que Erina já está a ponto de enlouquecer, assim como a mãe. Será que ela vai estar sã na final?

Voltando à competição, acho interessante a forma como o torneio está se desenhando, onde Erina avança sozinha por uma fase, enquanto Souma e Asahi farão uma semifinal com cara de final. Mesmo ele sendo o protagonista, isso não quer dizer que está tudo definido, principalmente pelo fato de Erina acreditar que Asahi pode ajudar a mãe. Não faço a menor ideia do que pode acontecer, e isso é ótimo.

Outro ponto que torna esse confronto tão impactante é a faca do pai de Souma, que está com Asahi. Portanto, é como se nosso protagonista estivesse enfrentando o próprio pai, e acredito que esse tema deve vir em algum momento na disputa. Será que essa vai se tornar a primeira vez que Souma supera seu pai?

De qualquer forma, esse vai ser um grande desafio para ele, já que a Bookmaster trouxe o tema mais difícil da história do anime: fazer um prato que reúna as 5 grandes culinárias no mundo (francesa, chinesa, turca, indiana e italiana). Eu nem sabia que isso existia. O mais curioso é que, mesmo Asahi sendo incrivelmente poderoso e apelão, nosso protagonista está completamente seguro e confiante do que está fazendo. Que tipo de prato ele deve preparar? Estou realmente curioso sobre isso.

Comentários