Confesso que faz tempo que não vejo a internet tão unida, uma fandom inteira se ergue para detestar uma só personagem. Chega a ser emocionante, pena que eu não compartilho desse sentimento.

Mas antes disso, vamos falar sobre o plano que foi bem sucedido. Plano esse encabeçado por diversas mentes, cada uma contribuindo de sua própria maneira. Já estava claro que foi o Armin quem planejou como seria a invasão e a carta do Eren foi quem os convocou.

Duas cabeças pensam melhor do que uma, então quem dera três. Pois esse episódio nos foi revelado que havia uma terceira mente envolvida nesse plano. Para a surpresa de todos, ninguém mais ninguém menos do que Zeke Yeager.

Tenho certeza que muitas pessoas desconfiaram de que ele ainda estivesse vivo, mas poucas cogitaram a hipótese deve estar por trás de tudo aquilo. Como é possível que ele tenha se tornado o grande cabeça dessa operação?

Bem, isso é uma boa pergunta mas de forma alguma é a única, há muitas coisas ainda para serem explicadas. Até porque se passaram diversos anos e nesse tempo muitas cosas aconteceram. E esse deverá ser o trabalho dos próximos episódios.

Agora sim vamos entrar no grande ponto desse episódio. Essa temporada já estava repleta de polêmicas, por sinal tão idiotas que eu nem mesmo fiz questão de comenta-las a fundo.

Porém, agora é diferente, já que eu realmente acho esse um dos momentos mais interessantes e significados da temporada. Como e quando exatamente a Gabi se tornou um monstro? Na minha visão, nunca e sempre.

A Gabi não está certa, porém, não está totalmente errada. Ou melhor dizendo, não está mais errada do que o pessoal de Paradis. Uma das coisas interessantes sobre a Gabi é que ela nos lembra muito o próprio Eren, e não preciso nem dizer que isso não é coincidência.

Note que a mesma coisa que aconteceu com o Eren aconteceu com ela. Um dia os “demônios” apareceram e devastaram toda a sua cidade, a única diferença é que a Gabi conhece o nome do demônio que fez isso com ela. E seu nome é Eren Yeager.

Ela matou a Sasha, claro que isso não é heroico, mas sim condenável. Mas a Sasha é uma militar carregando uma arma e não um civil inocente. Uma guerreira que morreu no campo de batalha, diferente dos inúmeros inocentes de Marley que morreram soterrados ou pisoteados.

Inclusive, foi exatamente dessa forma que dois grandes amigos da Gabi morreram. Duas mortes que ocorreram bem na frente dos seus olhos, lembrem-se disso.  E ainda assim ela é que é a vilã? Ela é que é o monstro?

Ela viu todas essas coisas que nem mesmo é capaz de compreender e que aconteceram a pouco tempo, é natural que ela esteja repleta de ódio e frustração. É claro que as coisas não são assim tão simples, não ser um monstro não a torna de forma alguma inocente, menos ainda uma heroína.

O próprio Eren demorou muito tempo para perceber isso, quem dera uma criança que sempre acreditou nas mentiras fabricadas por sua nação. Aliás, que ainda acredita nelas e depois do que o Eren fez pode apostar que ela crê nessas mentiras mais do que nunca.

O grande erro da Gabi é que ela ainda não entende que “eu sou como você”, ela não entende que não há demônios como ela acreditava, ela não entende que os eldianos de Paradis não são diferentes dela mesma.

Ver eles como demônios nada mais é do que uma desculpa para justificar o seu ódio. Seja uma ideia que ela criou para si mesma ou uma ideia fabricada por outrem não muda o fato de ser uma mentira.

Esse é o erro dela, não ter percebido que “eu sou como você”. O Tybur mesmo se considerou um demônio, pois percebeu que não era diferente daqueles ditos como “os demônios”. De fato ele sabia disso mas em parte essa admissão nada mais é que a confissão de sua própria culpa.

O anime “Monster” nos instiga a se questionar sobre quem seria o tal “monstro” da história. Verdade seja dita, todos somos monstros em potencial.  Alguns se tornam por suas próprias vontades e outros contra elas.

Basta você ter nascido no local errado e ter vivenciado algo que o mudou para sempre. Todos podemos ser infelizes assim como o Rodka de “Crime e Castigo”.  Mas esse potencial está em todos, em TODOS e não em um ou outro grupo que você pode escolher ao seu bel prazer. Esse é o grande erro da Gabi.

Acho que ficou claro que a minha ideia não foi defender ela mas apenas mostrar como é injusto condena-la. Ela é um monstro? Talvez, mas está muito longe de ser a única e nem a maior culpada dessa história.

No fim, a pobre garoto é mais alguém para se ter pena do que ódio.  E ódio é justamente aquilo que os levou até todas as matanças e guerras que se encontram, tanto que a própria Gabi agiu pelo mesmo. Para aqueles que gastam seu tempo demonstrando o quanto detestam ela, saiba que você está fazendo a mesma coisa que a personagem que tanto critica.

Agora, sobre a morte da Sasha tenho que parabenizar o trabalho da adaptação. Eles realmente conseguiram passar a tenção da cena, e de certa forma até mesmo a tristeza.

Essa é uma cena (principalmente no mangá) que não sinto a intenção de emocionar. Ela é mais um acerto de contas, apenas a consequência dos próprios crimes cometidos por eles. Embora que por isso mesmo seja tão triste que a Sasha tenha morrido.

Note que a última coisa que a Sasha diz é “carne” e o próprio Eren relembra da antiga Sasha, que mesmo depois de tanto tempo continua a mesma. Claro que ela mudou, todos eles mudaram. Mas apenas no olhar do Eren já revela o que ele se tornou, seja quem ele for não é mais o mesmo de alguns anos atrás.

Já a Sasha não, mesmo com tudo o que ela passou aquela sua parte inocente e até idiota (e falo isso com carinho) ainda continuou viva. Viva até esse episódio, pois agora nós se despedimos dessa excelente personagem.

Adeus, Sasha.

Comentários