Mais um episódio dedicado a explicar muitas coisas e acrescentar diversos detalhes até então desconhecidos. Muita coisa aqui foi respondida, ou nem tanto assim. No melhor estilo Attack on Titan; explique um mistério e então acrescente dois em seu lugar. Ainda assim foi um episódio muito importante e interessante também.

Uma das coisas que eu tenho que elogiar nessa temporada, em especial nesses dois últimos episódios, é a montagem das cenas. As ordens dos acontecimentos estão sendo constantemente alterados, o que aconteceria aqui é deixado para lá e o que aconteceria lá fica por aqui. E por enquanto essas mudanças (muitas delas sutis) estão sendo muito bem executadas.

Uma das coisas reveladas nesse episódio foi a descendência da Mikasa e sua ligação com os Azumabito. Nós já conhecíamos a Kiyomi Azumabito que também esteve em Marley durante o ataque do Eren e agora entendemos que a personagem era mais importante do que imaginamos. Nesse episódio ela se mostrou alguém sentimental ao descobrir sobre a Mikasa mas depois revelou seu lado ganancioso quando se tratou de seus próprios lucros.

Essa sua forma de pensar justifica que o Zeke tenha conseguido convence-la a colaborar com Paradis. O Zeke que dois anos atrás havia apresentado um plano muito mais detalhado do que o seu atual. A grande diferença é que o Eren parece estar de acordo com o plano atual enquanto se tratando do anterior ele foi inflexível ao contraria-lo.

O ponto é que de qualquer jeito eles se encontram numa situação muito delicada e com poucas opções disponíveis. Destaco um diálogo da Hange consigo mesma onde ela diz que eles é que devem resolver a situação e não apenas atrasa-la e assim deixar a sua resolução nas mãos das próximas gerações. Até porque foi isso que o Karl Fritz fez e os resultados de sua decisão é o que estamos testemunhando nesse exato momento.

Claro que saber que algo precisa ser feito e decidir o que deve ser feito são coisas diferentes. Mas alguém que parece ter decidido o que fazer é o próprio Eren. É interessante perceber como há um vácuo entre os flashbacks mostrados nesse episódio e o Eren atual.

É citado que ele se encontrou com o Zeke e tudo leva a crer que foi isso que o mudou. Note como nas memórias aqui mostradas ele realmente parece se importar com os seus amigos, entre eles ainda há momentos de diversão e de proximidade. Mas agora não, tudo está nebuloso e confuso.

Agora o Eren que nós vemos é completamente diferente daquele Eren do passado. Ele se impõe perante a Hange, ele diz a ela em alto e bom som que pode sair daquela cela quando bem entender e que ela nada pode fazer contra isso. Ele com certeza não é mais o mesmo Eren. Tanto que além da própria Mikasa estar duvidosa quanto ao seu comportamento até mesmo o Armin parece estar preparado para sacrifica-lo se assim for necessário.

Agora temos um impasse, o que eles farão com o Eren e o Zeke e o que os irmãos farão com o resto do exército? Bem, esta é uma boa pergunta. Outra boa pergunta é o que fez a Historia engravidar justo no momento em que isso mais ajudaria o Zeke? Foi uma coincidência ou tem algo por trás? Bem, não seria Shingeki no Kyojin se não tivesse diversos mistérios.

Muitos mistérios nascem e sem demora as respostas devem aparecer. O título da temporada diz tudo, estamos no final e tudo se move para sua derradeira conclusão. É isso, até mais.

Comentários