Bom dia!

Mais um ano, menos um ano, mais dezenas de animes e você talvez esteja se perguntando, “tá, mas o que que vale a pena eu assistir?” enquanto examina assoberbado a lista de todos os animes do ano de 2020. Provavelmente não.

Em todo caso, para eleger quais, dentre todos os animes de 2020, foram os melhores, reunimos mais uma vez a melhor equipe de especialistas em anime que pudemos: nós mesmos.

Com a pandemia, adiamentos e cancelamentos de animes, além do impacto na produção nos animes que efetivamente foram lançados, essa tarefa foi um pouco mais ingrata do que de costume, mas acreditamos ter produzido resultado à altura do desafio.

Começando hoje e seguindo ao longo dos próximos dias publicaremos os melhores animes por gênero, culminando no ranque de melhores animes do ano.

Hoje, animes de ação.

O gênero ação é o mais popular e também um dos mais fáceis de definir: reúne obras em que lutas, combates, brigas, disputas, guerras e afins são elementos centrais para o enredo.

Os protagonistas desses animes lutam e brigam, seja para conquistar seus objetivos, seja para continuar vivos, seja porque simplesmente não têm outra escolha.

Em 2020, esses foram os melhores animes de ação:

 

5. Deca-Dence

Texto por youkaimakai

Deca-Dence é um anime original que reflete tudo aquilo que temos de mais banal na estrutura dos animes, um herói sombrio, uma heroína alegre e esforçada, opressão e mistério por parte de um cenário mosaico. Os elementos do cenário são inspirados nos conceitos mais tradicionais dos shounens de fantasia e ficção, um mundo de habitantes oprimidos por uma ameaça constante, por monstros que sondam as sombras e atacam a morada dos pobres sobreviventes. Aliás, o nome da morada nada mais representa que a própria cidade mecânica que, como uma entidade mitológica, vaga pelo inóspito mundo apocalíptico local.

O incrível em Deca-Dence é a utilização de todos esses elementos multifacetados de modo muito, mas muito interessante. Temos a saga de aprimoramento dos protagonistas efetivada de maneira muito competente, temos a utilização de cores e clichês costumeiros de forma no mínimo satisfatória, onde tudo se ilumina em uma miscelânia de excentricidades tais como a ideia central, os ciborgues jogadores de MMO imersivo, que de seu profundo tédio regado a uma sociedade decadente, se descobrem como reféns de sua própria mediocridade e existência.

Deca Dence é um anime facilmente subestimado, pode parecer bobo e mais do mesmo, mas no fim consolida uma narrativa extremamente reconfortante ao reutilizar toda uma diversidade de estruturas já tão desgastadas no mundo dos animes com uma habilidade refrescante e, acima de tudo, competente. Não apenas vale a pena assistir, mas é de encher os olhos todo o seu amadurecimento fantástico que nos carrega a um desfecho adorável. E sim, toda a parte técnica tão requisitada pelos espectadores, é adequadamente entregue em quesitos de qualidade estáveis e coerentes com o que chamamos de muito bom, e assim o sendo, certamente é um dos destaques e um dos melhores animes do ano.

Para uma análise outra, diversificada, clique no link: Deca-Dence.

Resenha de Deca-Dence.

 

4. Dungeon 3

Texto por Kiraht

Chegando em sua terceira temporada, Dungeon 3 vem com uma pegada diferente e ainda melhor. A obra difere de suas antecessoras simplesmente por não focar em uma região específica e sim envolver toda a sociedade dos aventureiros, as famílias e claro, as divindades.

O ritmo é mais frenético e tenso do começo ao fim. Para piorar (para o Bell, pois para nós é ótimo), o problema apresentado é complexo o bastante para entendermos que para resolver uma simples luta contra um chefão não é o suficiente.

Dessa vez, Bell e cia enfrentam dificuldades que envolvem todas as famílias de Orario e mais do que nunca o jovem aventureiro precisará tomar decisões extremamente difíceis. Os novos personagens são bem interessantes e se tornam importantes não só para a história, mas para o desenvolvimento do Bell.

No final das contas, Dungeon 3 começa a fazer um esboço cada vez mais claro de quem o Bell é e pode/quer ser. Isso, somado a uma trama bem interessante, fazem da terceira temporada uma forte candidata a melhor da franquia até então.

Resenha de Dungeon 3.

 

3. BNA

Texto por UBFPLANK

BNA – Brand New Animal é um anime que se passa em uma sociedade onde parte da raça humana tem o poder de alterar sua forma para uma mais animalesca. Os chamados ferais têm sua relação com o resto da humanidade marcada por atrito e discriminação. Ao se transformar em uma feral, sem razão aparente, a jovem Michiru terá que se mudar para Animália, a cidade capital dos ferais, para descobrir a verdade por trás de sua condição e aprender os obscuros segredos no processo.

No que tange o ritmo da história, BNA varia entre os dois extremos. Indo de episódios que contam histórias contidas que se concluem em vinte minutos em seu início, para depois dar uma maior importância para a continuidade mais posteriormente. Devido a essa variação de abordagens a obra depende de alguns fatores para se sustentar. Um deles são seus personagens e suas dinâmicas. A personalidade vibrante e inocente de Michiru que constantemente entra em choque com a seriedade de Shirou e as visões que ambos têm sobre a Igreja do Lobo Prateado; a atitude questionável de Nazuna e outros personagens sobre a relação dos ferais com os humanos. Todas dinâmicas que não só revelam mais de cada personagem como também se conectam ao tema de preconceito que permeia toda a obra.

BNA foi produzido pelo estúdio Trigger, e possui muitos dos maiores nomes do estúdio em sua equipe de produção. Com um time de peso e um estúdio que é conhecido pela excelência de seu trabalho, era de se esperar que BNA teria uma ótima produção. Com uma palheta de cores majoritariamente vibrante, que se adequa para maximizar o tom de suas cenas, uma animação que tira proveito dos mais diversos cenários da obra, que vão de humor slapstick até batalhas apocalípticas de larga escala, além de uma opening e uma ending que grudam na cabeça.

Para terminar, BNA é um anime que por mais que não seja tão intelectual quanto sua premissa soe, ainda é uma obra bem divertida e ótima para passar o tempo, principalmente se você for daqueles que curtem uma boa animação.

Primeiras impressões de BNA.

 

2. Dorohedoro

Texto por UBFPLANK

Baseado no mangá homônimo de Q Hayashida, Dorohedoro conta a história de Kaiman, um homem que ao ter sua cabeça transformada na de um jacaré passa a procurar pela pessoa responsável por sua condição ao lado de sua amiga Nikaido.

Se passando em um mundo cheio de magos e estranhas criaturas que fazem um cara com cabeça de jacaré ser algo trivial, Dorohedoro tem sua maior força em seus personagens. Não só Kaiman e Nikaido têm uma boa química juntos, mas o anime também tem uma espécie de amoralidade que permite aos antagonistas serem tão divertidos quanto os protagonistas. Em especial as dinâmicas entre Noi e Shin e entre Ebisu e Fujita protagonizam uma grande série de ótimos momentos.

Feito majoritariamente em CGI, pode afastar alguns fãs mais puristas no que tange a animação, porém Dorohedoro é um dos melhores exemplos do artifício usando de uma boa forma. Os personagens se movimentam de forma fluída, as expressões faciais estão muito bem e há um bom balanço entre os personagens e o ambiente. E com um time que inclui Shinji Himura (Kaijuu no Kodomo, Kekkai Sensen) como diretor de arte e Yuuichirou Hayashi (Kakegurui, Mutafukaz) na direção, e sendo produzido pelo estúdio Mappa, que nos deu alguns dos melhores animes do ano passado, é seguro dizer que Dorohedoro se garante em seu repertório artístico.

Primeiras impressões de Dorohedoro.

 

…e o Melhor Anime de Ação de 2020 é…

 

1. Golden Kamuy 3

Texto por Kondou

Gostou da segunda temporada de Golden Kamuy? Se a resposta for sim, então a terceira temporada de Golden Kamuy é digna da sua atenção.

A terceira temporada continua a árdua jornada da caça ao ouro Ainu, desta vez seguindo o rastro de três grupos distintos, o grupo do Sugimoto, o grupo da Asirpa e por fim o grupo do Hijikata Toshizou. Ao longo desta terceira temporada, verá tudo o que tornou Golden Kamuy a masterpiece que é. Nesta temporada tudo o que atraía atenções negativas nas temporadas anteriores foi corrigido, destacando a evolução da animação com o passar do tempo e o esforço em arranjar seiyuus estrangeiros para dar voz às personagens russas.

O elogio mor que se pode dar a esta temporada é a forma como certos acontecimentos chave do passado são contados e que terão uma influência tremenda na trama. De destacar o arco do Wilk, pai da Asirpa e o arco do Tenente Tsurumi. O único senão desta temporada é a diminuição da acção desenfreada, mas a mesma continua presente de forma mais pontual e é claramente compensada com o avançar da história.

Um último incentivo para o leitor que ainda está indeciso em dar uma chance a este anime: os personagens de Golden Kamuy são únicos, são eles a força motriz por detrás de toda a qualidade da história, não esquecendo também das aulas históricas lúdicas sobre a cultura Ainu e também a acção e aventura.

Primeiras impressões de Golden Kamuy 3.

 

Esses foram os Melhores Animes de Ação de 2020 segundo a Equipe do Anime21. Amanhã tem os melhores esportivos!

Comentários