Bom dia!

Com alguns dias de atraso, que podem ser considerados alguns meses de adiantamento (né, Netflix?), ofereço-lhe minhas sinceras primeiras impressões sobre Dorohedoro.

Em Dorohedoro existem feiticeiros, que vivem, sei lá, na Feiticeirolândia, e existem pessoas sem poderes mágicos, que vivem no Buraco à mercê dos feiticeiros que vão lá atazaná-las com feitiços de transmutação potencialmente mortais a pretexto de treinar para serem capazes de atazanar pessoas com transmutações potencialmente mortais.

Se ficou parecendo estranho, é porque é tudo muito estranho mesmo.

É óbvio que o nome do lugar onde os feiticeiros vivem não é Feiticeirolândia, mas na falta de um nome para ele vou chamá-lo assim nesse artigo.

Não há muito o que falar sobre ele. Há salas, mas não vi nenhum lugar aberto, então pode muito bem ser uma série de buracos embaixo do chão, o que seria muito irônico já que o Buraco, onde os não feiticeiros vivem, à despeito de se chamar “Buraco” (esse eu não inventei), é uma cidade tão normal quanto possível.

O Buraco parece cercado por todos os lados, mas tem um céu, qualidade que ainda não se pode atribuir à Feiticeirolândia, que por isso até agora se me parece muito mais digno do nome de “buraco” do que o próprio Buraco.

Estranho, não é?

E os feiticeiros, por que eles atazanam os habitantes do buraco com seus feitiços de transformação potencialmente mortais? Eu escrevi acima que era para treinar, e o fiz porque foi o que o próprio anime me disse, mas ele não me disse para que eles treinam em primeiro lugar, por isso o meu chiste na introdução.

Não sei nada sobre o mundo, a despeito de tudo o que me foi revelado sobre ele. Sou incapaz sequer de imaginar com o que ele poderia ser comparado no mundo real. Estou flutuando no escuro e sem lanterna.

Pelo menos os personagens salvam o dia! Ou isso é o que eu gostaria de escrever. Ok, eles não são ruins, de verdade, mas acompanhe meu raciocínio.

Kaiman é o protagonista. No passado um habitante normal do Buraco, um dia teve um encontro fatídico com um feiticeiro (ou assim ele presume) e, quando despertou, estava transformado. Parece que foi um feiticeiro mesmo.

 

Kaiman, o homem-lagarto imune à magias, mata um feiticeiro

Kaiman, o homem-lagarto imune à magias, mata um feiticeiro

 

Kaiman passou a ter uma cabeça de lagarto, imunidade à magias (o que é muito útil) e, o mais misterioso de tudo: alguém vivendo dentro dele. Ou pelo menos uma cabeça de alguém. Kaiman mesmo nunca viu essa cabeça, mas ela aparece do fundo de sua garganta sempre que ele morde a cabeça de alguém e vem olhar para a pessoa, como se estivesse procurando alguém.

Está procurando alguém? Quem é essa cabeça misteriosa dentro de Kaiman? As duas hipóteses principais dele são também as minhas: ou é ele mesmo, antes de ter sido transformado, ou é o feiticeiro que o transformou e que agora habita seu corpo.

É um mistério com incrível potencial! Exceto que Dorohedoro é um anime que terá 12 episódios e é baseado em um mangá já encerrado, mas com quase 200 capítulos, portanto acho altamente improvável que o anime avance significativamente no desvelo desse segredo. Pelo menos nessa temporada, quero dizer – é razoável supor que a intenção seja adaptar o mangá inteiro em sucessivas temporadas.

Além disso, convenhamos: nenhum dos dois cenários (“é o próprio Kaiman” ou “é o feiticeiro”) iria surpreender. O que pode surpreender é descobrir a motivação para a transformação, ou talvez a consequência dessa descoberta, e será que essas coisas serão reveladas pelo anime ainda nessa temporada?

Nessa hora é também razoável a preocupação: será que haverá outra temporada? Será que não tentarão correr com a história inteira em apenas 12 episódios?

Assim sendo, Kaiman é um personagem muito interessante sim, mas o do mangá, não o do anime – pelo menos por enquanto. Seu mundo, a essa altura, é tão, er, “de outro mundo”, que nem consigo ficar curioso para descobrir mais sobre ele.

Para não dizer que não há nenhum personagem interessante, há sim, exatamente um: uma feiticeira que usa máscara de caveira.

Como já estabelecido, os feiticeiros vão para o Buraco para fazer maldades. Nenhum dos que o anime apresenta demonstram medo nesse episódio, mesmo quando literalmente nas presas de um homem jacaré imune à magia – a única coisa que os feiticeiros têm a seu favor. Pelo contrário, até o fim eles desprezam os não feiticeiros do Buraco, os tratam como bichos descartáveis.

Exceto a feiticeira com máscara de caveira, que chamarei de Maria Caveira. Não lembro se o anime disse o nome dela e eu gosto de Maria Caveira, então vou com Maria Caveira.

Maria Caveira não é vista cometendo nenhuma maldade. Ela está apenas passeando pelo Buraco com sua indefectível máscara de caveira. Até que é avistada pelo Kaiman e sua colega (ele tem uma colega) Nikaidou. Quando confrontada, Maria Caveira entra em pânico.

 

Nikaidou, a colega, amiga, cozinheira, interesse romântico, sei lá, de Kaiman

Nikaidou, a colega, amiga, cozinheira, interesse romântico, sei lá, de Kaiman

 

Ao invés de raiva ou desprezo, Maria Caveira sente medo.

Ela é diferente. Até mesmo um outro feiticeiro, um que no começo do episódio vê seu amigo feiticeiro ser morto por Kaiman e jurou vingança, ao analisar as informações sobre supostamente “todos os feiticeiros” concluiu que ela é diferente.

Por fim, a cabeça dentro de Kaiman reagiu diferente à ela. Pareceu ter-lhe reconhecido, embora o episódio não tenha permitido que ele terminasse de falar (lógico).

Então Maria Caveira é diferente. Personagens diferentes têm potencial.

Naqueles instantes em que Kaiman e Nikaidou enfrentavam Maria Caveira, que apenas tentava desesperadamente fugir, e já bem estabelecido que ela era diferente, fiquei legitimamente interessado no papel que o anime lhe reservaria. Eram tantas as possibilidades!

Cogitei até que, talvez, ela acabasse se aliando a Kaiman. Isso seria uma reviravolta e tanto, não seria? Ele teria acesso a informações sobre os feiticeiros e sobre a Feiticeirolândia, mesmo que Maria Caveira não soubesse nada sobre o feiticeiro que o transformou em primeiro lugar. Mas não era esse o papel que Dorohedoro tinha reservado para ela.

O feiticeiro vingativo a encontrou e a resgatou. Ou quase. Bom, tecnicamente a resgatou, mas como ele a puxou como pôde enquanto ela estava com a cabeça dentro da bocarra de Kaiman, seu rosto acabou sendo arrancado, assim como havia sido sua máscara antes dele ainda no começo do combate.

Maria Caveira agora tem cara de caveira de verdade, sem precisar de uma máscara. E está ao lado de um feiticeiro que já pretendia se vingar de Kaiman. Entende para que lado a história está indo?

Não deixa de ser interessante, mas uma história de vingança de uma antagonista contra o protagonista não parece tão interessante quanto outras possibilidades poderiam ser.

 

Comentários