Sem dúvidas um dos episódios que mais me surpreenderam nesse reboot. Não pela sua qualidade, ainda que de fato ele tenha sido muito bom. Mas apenas por contrariar as minhas expectativas, me surpreendendo e de forma positiva. Foi uma grata surpresa e no centro dela está o Izzy que retorna ao grupo principal.

Uma das coisas que eu mais vinha reclamando era sobre o grupo de personagens estarem separados, e atendendo aos diversos pedidos logo no início o Koushirou se juntou a eles. Pena que não tivemos nem tempo para curtir o seu retorno já que desde início o episódio focou em salvar a cidade de Tóquio que seria atingida por uma estação espacial em queda livre. Já faz alguns episódios que o anime vem trabalhando e citando esse ataque, então é justificável que o Koushirou tenha encontrado uma forma de evitar essa catástrofe. Mas claro, ainda é bastante conveniente que exista um local como aquele.

De todo modo, uma vez encontrada uma forma de parar a estação na teoria as coisas não poderia ser assim tão fáceis na prática, óbvio que os escolhidos teriam desafios pela frente. A primeira coisa que chama a minha atenção, positivamente no caso, é que aqueles inimigos não parecem ter sido enviados por alguém ou qualquer coisa do tipo. Não, eles parecem estar apenas defendendo o seu território de possíveis invasores.

E esse é um outro ponto interessante, os últimos episódios estão tratando os digimons e suas evoluções quase como uma consequência de uma seleção natural. Tanto que os digimons aqui mostrados eram adaptados ao território que ocupavam. Esse continente mais parece uma grande ilha de Galápagos. Vale a pena a comparação, pois de fato a forma como isso é retratado nos lembra Darwin. Outra coisa é sobre a idade do mundo, já que aqui vimos restos mortais de digimons que viveram em tempos imemoráveis, prova do quão antigo é aquele mundo.

Mas estou enrolando demais aqui, vamos logo aos desafios do episódio. Já achava que não teríamos nada de realmente interessante quando o anime me surpreendeu por dois motivos diferentes. O primeiro deles foi na digievolução do MetalGreymon para BlitzGreymon. Eu não conhecia essa forma, e mesmo esse episódio mostrou muito pouco dela, mas já adorei. Esse visual ficou realmente muito bacana e deu uma aura nova ao digimon.

E a segunda surpresa foi sobre a importância Koushirou. Principalmente após o MetalGreymon digievoluir para uma forma alternativa, me parecia certo que esse seria mais um episódio do Tai. Mas para a minha grata surpresa tivemos um excelente foco e desenvolvimento do nosso querido Izzy. É, eu de fato não acho que os seus questionamentos sejam tão coerentes com os acontecimentos atuais do anime, ainda que faça sentido para o personagem, mas apenas a atenção dada ao personagem é algo por si só elogiável.

E outra coisa que eu tenho que elogiar nesse episódio é a sua direção, ela estava muito presente e foi ela quem permitiu ao episódio parecer muito mais incrível do que na prática realmente foi. Também é elogiável o anime acertar em fazer um episódio grandioso, em desenvolver os personagens e em contribuir com a história tudo ao mesmo tempo. O anime já errou muito nisso então é sempre bom destacar quando ele acerta.

Ainda acho que foi um erro ter separado os personagens, mas pelo menos aqui o anime acertou na forma de reinserir um deles ao grupo. E pode continuar acertando com os outros, focar em um deles de cada vez parece ser a ideia do anime e realmente me parece ser a melhor opção.

Foi um bom episódio e que novamente nos deixa confiante quanto ao rumo da história. Até aqui o anime sempre acertou quando tentou fazer o simples, por isso ele apenas precisa continuar com sua simplicidade de sempre. É isso, até mais.

Comentários