Bom dia!

Mais um ano, menos um ano, mais dezenas de animes e você talvez esteja se perguntando, “tá, mas o que que vale a pena eu assistir?” enquanto examina assoberbado a lista de todos os animes do ano de 2020. Provavelmente não.

Em todo caso, para eleger quais, dentre todos os animes de 2020, foram os melhores, reunimos mais uma vez a melhor equipe de especialistas em anime que pudemos: nós mesmos.

Com a pandemia, adiamentos e cancelamentos de animes, além do impacto na produção nos animes que efetivamente foram lançados, essa tarefa foi um pouco mais ingrata do que de costume, mas acreditamos ter produzido resultado à altura do desafio.

Começando hoje e seguindo ao longo dos próximos dias publicaremos os melhores animes por gênero, culminando no ranque de melhores animes do ano.

Hoje, animes de drama.

Foco no desenvolvimento de personagens, relações complexas e verossímeis, a vida como ela é (mesmo que em um mundo fantástico), às vezes apelando ao mundo cão para destacar os pontos principais trabalhados na história.

Personagens de dramas sofrem, têm dificuldades pessoais que precisam superar e, ao contrário de um protagonista de ação, não podem fazer isso socando a cara de alguém – não sempre, pelo menos. Precisam se tornar pessoas melhores, aprender como se relacionar com seus pares, e às vezes até pagar boletos.

Em 2020, esses foram os melhores animes de drama:

 

5. Somali to Mori no Kamisama

Texto por Fábio “Mexicano” Godoy

Quais as fronteiras entre o humano, o robô e o monstro? Em um mundo pós-apocalíptico em que os monstros cansaram de ser perseguidos e levaram a humanidade à beira da extinção, um golem, espécie de vida longa e comportamento programado, encontra uma criança humana perdida na floresta da qual ele era o protator. Os monstros dominam o mundo e, se encontrarem a garotinha inocente, a morte é seu único destino.

O ódio profundo dos monstros pelos humanos é reflexo do ódio que eles mesmos tiveram de suportar por eras. Como os novos donos do mundo eles agora só querem continuar com suas vidinhas em paz, assim como os humanos antes deles.

A escolha do golem é proteger a menininha, que passou a tratá-lo como seu pai, e levá-la até onde quer que ainda haja humanos, e assim eles partem em uma jornada na qual descobriremos o quanto monstros e humanos são parecidos e na qual o golem descobrirá o que são sentimentos.

Primeiras impressões de Somali to Mori no Kamisama

 

4. Runway de Waratte

Texto por JG21

O que um anime sobre o mundo fashion poderia trazer de interessante e atrativo para agradar o espectador? Bom, muita coisa e foi exatamente isso que pudemos acompanhar ao longo de 12 episódios dessa ótima obra. Runway de Waratte percorre diferentes pontos da moda sob a perspectiva de uma pequena modelo novata e de um aspirante a estilista pobre cujos caminhos se encontram e os levam a se apoiarem mutuamente nessa trilha que não é nada fácil.

Os dois protagonistas são extremamente determinados e carismáticos, sendo um verdadeiro prazer acompanhar o crescimento profissional e pessoal de ambos, mesmo com todas as barreiras que insistem em jogá-los para baixo. Aqui, mesmo os personagens secundários ganham um destaque quase protagônico e uma função própria na trama, que não deixa de ser menos importante, porque as questões deles influem na trajetória dos principais, dando mais riqueza ao enredo.

Outra coisa também legal na história, está no modo como esse universo é tratado e o empenho em se mostrar desafios reais e palpáveis, até porque mesmo com todo o glamour que se vê, essa indústria é muito dura e exigente, sendo bacana poder ver como isso é traduzido habilmente no anime. Definitivamente uma adaptação que dispensa qualquer apresentação e não decepciona mesmo os que pouco se interessam pela sua temática.

Resenha de Runway de Waratte

 

3. Fruits Basket 2

Texto por Tamao-chan

Tohru e companhia estão de volta, e o que parecia ser uma viagem divertida e relaxante, torna-se um martírio com a ida de Akito, o “deus” dos doze signos. Claro que todos já esperavam o que estava por vir, mas ninguém esperava mesmo pelas consequências das visitas feitas.

Além disso, somos apresentados para novos personagens, que quem só viu a versão antiga do anime e não leu o mangá não teve a oportunidade de conhecer. Eles aparecem, tanto no lado da família Souma, quanto no lado de Yuki e sua vida como Presidente do Comitê Estudantil.

O sofrimento fica ainda maior com o passar do tempo, mas Tohru, com a ajuda que tem dado para o pessoal dos doze signos, e também Yuki, por causa de sua representatividade no Comitê Estudantil, dão forças para que todos consigam seguir em frente, até eles próprios. Além disso, o surgimento dos sentimentos de amor ficam evidentes em cada um.

Primeiras impressões de Fruits Basket 2

 

2. Ascendance of a Bookworm 2

Texto por Fábio “Mexicano” Godoy

O anime da garota que ama livros, morre literalmente esmagada por eles e reencarna como uma garotinha em um mundo fantástico porém quase sem livros voltou, para a nossa alegria!

Com as conexões que fez na primeira temporada e a descoberta sobre o desafortunado destino das crianças que nascem com a sua doença, Myne está pronta para realizar seu sonho: produzir livros em massa!

Seu novo desafio agora é enfrentar o fosso que separa os nobres, que controlam a Igreja e tudo o que é mágico, das pessoas comuns, como ela e sua família. Mesmo com sua habilidade de sempre e a ajuda inestimável do sacerdote Ferdinand a tarefa não vai ser fácil.

Ascendance of a Bookworm (Honzuki no Gekokujou) avança deliciosamente a história que começou na primeira temporada, desenvolvendo melhor esse mundo e apresentando diversos novos personagens. Para não dizer que tudo são flores, senti falta da família dela, que aparece bem menos nessa segunda temporada.

Resenha de Ascendance of a Bookworm 2

 

…e o Melhor Anime de Drama de 2020 é…

 

1. Kakushigoto

Texto por Tamao-chan

Segue a história de Kakushi Gotou, um pai que é mangaká que só consegue escrever shounens cheios de humor negro, sujo e piada de quinta série, e sua filha, Hime Gotou. O problema é que ele não quer que ela saiba, de jeito algum, o tipo de obra que ele costuma escrever, então sempre procura formas de despistar sua filha sobre o seu emprego, pois pensa que a menina ficará desiludida ao descobrir a verdade.

O problema é que Hime não sabe nem de sua rotina muito menos com o quê ele trabalha, então fica curiosa sobre diversas coisas, o que é normal de crianças. Além disso, dentre as cenas, também mostra a sua adolescência e como aos poucos foi descobrindo tudo o que o seu pai não contou.

Pode ser uma história de comédia, mas as cenas entre pai e filha são de aquecer o coração, e Gotou pensando em sempre dar o melhor para Hime é o que faz a diferença.

Primeiras impressões de Kakushigoto

 

Esses foram os Melhores Animes de Drama de 2020 segundo a Equipe do Anime21. Amanhã tem os melhores romances!

Comentários