Mais uma estreia da temporada e dessa vez um anime esportivo original, o que parece ser um vício do gênero nesse ano. Re-Main vem para narrar a jornada de Minato, um ex-jogador de polo aquático talentoso que forçadamente se afastou de tudo, e agora quer retomar sua vida, mas distante do que um dia foi sua grande paixão – e que sabemos que ele não vai conseguir.

A primeira coisa que eu gostaria de pontuar é que eu fiquei espantado em como esse episódio passou rápido. Eu comecei e fui mergulhando aos poucos na história do Minato, e quando dei por mim já estava no final do episódio querendo saber mais – isso é maravilhoso e já me faz pensar que temos um bom caminho pela frente.

Entrando no personagem principal, o anime nos mostra o que seria o trauma do rapaz, havendo um acidente no qual toda a família saiu prejudicada, especialmente ele que sofreu os maiores revezes – incluindo a perda de parte de sua memória recente.

Algo que gostei bastante é que o Minato já demonstrou ser uma pessoa pra cima, no sentido de que mesmo abatido pelo passado, ele não perde tempo deprimido, mas procura avançar da sua forma depois de tudo que perdeu, também se esforçando para que sua família não resgate sofrimentos junto – porque mesmo em silêncio é o que fazem, sofrer com ele.

Os pais dele são pessoas ótimas e é sempre bom ver obras com pais que cuidam de seus filhos incondicionalmente – ainda que isso não se ressalte muito em nenhuma delas. O adendo nesse grupo vai para a mãe e a irmã dele, que mesmo sendo tranquilas e amorosas, parecem carregar com um maior peso os vestígios do acidente.

Pelo pouco que pude entender sobre as cenas, aparentemente no acidente era para a irmã ser a grande vítima e no fim o Minato se sacrificou para que ela ficasse bem, o que faz com que ela se sinta culpada, assim como a mãe que dirigia o carro e se culpa ainda mais pela dor que causou a seus filhos.

É bem interessante como o anime constrói de uma forma rápida, mas coerente, o processo de recuperação pós acidente, mostrando as alterações físicas que ele sofreu com o tempo de coma, os incômodos de uma pessoa que não tem recordações de parte da sua vida e a luta para decidir se as recupera ou se segue adiante sem elas.

Acredito que para além do desenvolvimento do esporte em si, o anime vá trabalhar aos poucos essa reconstrução da família como um todo, conforme o protagonista se renda ao novo clube de polo que está atrás dele e faça seus parentes perceberem que aquilo já passou, ninguém tem culpa de nada e que ele foi capaz de se reinventar.

Falando nessa parte, já tenho simpatia pelos personagens que apareceram, o capitão parece alguém animado e o amigo do Minato também, deixando a dinâmica entre eles bem alto astral, aumentando as minhas expectativas para os outros membros.

Não sei se ele vai compor rapidamente o grupo, até porque não sabemos a extensão do seu problema interno, porém a garota que aparece ao fim do episódio deve dar a sua contribuição para que o rapaz saia da lama em que ainda está enfiado, mesmo que ele se esforce para não demonstrar a ninguém.

Como extra, a forma como ela se aproximou dá a entender que os dois se conheciam por conta do polo e pode até surgir um romance como plot secundário, o que pode ser legal para a construção do enredo, e para amaciar os corações moles – como eu – que adoram um toque romântico nessas histórias mais tranquilinhas.

No geral acho que Re-Main faz um ótimo trabalho em captar nossa atenção e parte disso se deve ao fato da leveza inserida no enredo. Sendo bem sincero me lembrei de Backflip!! – da temporada passada – quando assisti, porque tinha ali um draminha, mas nada disso ganhava uma proporção intensa, ou que tornasse os personagens chatos e pesados demais no processo.

A parte técnica ainda não mostrou muito na “ação” esportiva, logo não dá para julgar esse setor, contudo no geral a produção está bem competente e bem feitinha – como é de se esperar do MAPPA. Agora é aguardar os próximos capítulos e ver até onde essa história de recomeço e superação vai nos levar.

Agradeço a quem leu e até a próxima!

Comentários