Saihate no Paladin é uma obra de fantasia, que por estar repleto de lugares-comuns do gênero nos lembra bastante diversos outros animes iguais a ele. É, não temos aqui algo muito original.

Porém, ao mesmo tempo a obra carrega um clima e um foco muito próprio seu. Tanto que mesmo sendo um isekai nem parece ser a princípio. Mas que ainda assim deve agradar aqueles que gostam desse tipo de anime.

No anime nós acompanhamos um garoto chamado William, ou apenas Will para os íntimos. Inclusive, não acompanhamos apenas a sua jornada (que nem começou ainda), mas todo o seu crescimento e amadurecimento enquanto pessoa.

Pois quando olhamos para os seus comportamentos, percebemos que sua maturidade vai além de um mero contraste com a sua idade física atual. Muito disso parece se dever ao seu contato com três seres bastante curiosos.

Blood, um grande guerreiro que o ensina a lutar, caçar, além de servir para ele como uma figura paterna. E que aliás, é um esqueleto. Além dele uma sacerdotisa chamada Mary que dá muito carinho ao garoto, o ensina as coisas mais importantes da vida cotidiana, e que se apresenta como uma figura materna para ele.

E que por curiosidade, é uma múmia. Por fim, temos Augustus, um mago que atua como um instrutor para ele, agindo como educador da criança, o ensinando magia, algo próximo ao papel de um professor.

E que a título de curiosidade, é um fantasma. Pois é, um trio bem peculiar para se ter como tutores. Fato é que os três gostam muito do garoto e o tratam com muito carinho.

E falando nisso, esse episódio foi capaz de transmitir essa sensação de acolhimento que esses três personagens têm para com o garoto. Mais belo que isso somente o fato desse sentimento ser reciproco e bem apresentado pelo anime.

E não apenas num sentido meramente sentimental, mas também de formas diferentes, como no respeito do garoto para com eles, em sua obediência e até na relação descontraída que ele possui com essas figuras de autoridade.

Porque sim, o anime teve momentos de comédia e de leveza em seus diálogos, o que tornou esse episódio muito mais gostoso de se acompanhar.

Sem falar que essa relação tão bem estabelecida contribuiu para que o anime trouxesse um clima de mistério realmente interessante. Pois lembremos, os três tutores do garoto estão mortos. Isso tudo começa a encher o episódio com um certo ar de mistério, pois a aparência desses personagens contrasta com as suas atitudes.

Nos dá assim a sensação de que algo está errado, fomentando uma curiosidade sincera dentro de nós. De modo que quando o William decide descobrir o que escondem dele, nós também estamos interessados em descobri-lo.

Por fim, deve ser destacada a excelente construção de mundo e ambientação deste primeiro episódio. Claro que não sabemos quase nada sobre esse mundo ainda, mas aquilo que é mais importante para um primeiro contato já foi apresentado. Me refiro a um mito fundador, uma história de como toda a vida e o universo se formou.

Que além de ser um excelente fundamento para toda uma construção de mundo futura, é necessário ressaltar que essa história de criação tem como foco a importância central da linguagem. E a magia desse mundo por sua vez está complemente interligada com a linguagem.

Embora na realidade o monólogo onde o anime explicou isso nem foi levado tão a sério. O que nos leva a crer que a obra deve buscar um outro foco, não no mundo, mas nos personagens. E fazer isso foi algo que esse episódio fez muito bem.

Aliás, tenho que destacar a tremenda ousadia desse episódio ao focar em seus personagens e em optar por um ritmo narrativo lento. No fim, esse episódio foi bastante simples, acanhado e despretensioso. Olha só que ousadia! É raro ver um isekai tão ousado. Pois é necessária muita ousadia para se dar ao luxo de não ter ousadia alguma.

Aqui não tivemos lutas, nada de incomum ou muito chamativo acontecendo na tela, nem qualquer coisa que torne essa estreia especial. Mas ao mesmo tempo o pouco que ele mostrou despertou a minha curiosidade de ver o que mais o anime tem para mostrar. Ao ponto de já querer assistir o próximo episódio logo após o termino desse daqui.

Então mesmo que isso seja apenas um anime genérico e sem graça, pelo menos conseguiu me fisgar para o próximo episódio. Se ainda não viu, então de uma chance e talvez aconteça o mesmo com você. Até mais.

Comentários