Muv Luv é uma franquia realmente grande no Japão. Sendo lançada inicialmente como uma visual novel, a franquia possui alguns jogos e adaptações em formato anime e mangá.

Curiosamente as duas adaptações para tv são de duas histórias alternativas: Muv-Luv Alternative: Total Eclipse(2012) e Schwarzesmarken (2016).

Dessa vez, teremos a história principal e confesso que estou curioso para saber o que vai sair daqui. As duas adaptações anteriores foram bem interessantes, em especial a Total Eclipse, que é muito boa.

O pessoal chega com uma boa impressão…

Sobre a história em si, temos basicamente o de sempre da franquia: a humanidade está encurralada. Sabemos que ela por si só já estraga tudo, mas é sempre “bom” ver ela sendo “ferrada” por algum ser externo que talvez não tenha um motivo para nos destruir (além de querer, claro).

Em Muv-Luv, seres que vieram da lua e aterrissaram na Terra estão sendo a causa do problema. Exterminando milhões de pessoas, eles avançam sem freio algum contra a humanidade que pouco pôde fazer até então.

Ou melhor, até criaram uns robôs gigantes bem legais para combater esse inimigo, numa pegada bem parecida com os robôs da franquia Gundam. Porém, como é de se esperar a situação permanece sendo bem complicada.

E o episódio passa toda a sensação de que a situação é bem crítica. Desde os pequenos diálogos até os momentos onde o problema está acontecendo de fato, ficamos cientes sobre a situação que só piora com o passar do tempo.

A humanidade não está preparada para enfrentar os BETA, nome dado para os alienígenas. Além disso, a cooperação entre as nações que restam é péssima, como é de se esperar. Durante o episódio tivemos uma boa amostra disso, inclusive.

Porém, mesmo tendo sido uma apresentação bem interessante, o episódio tem alguns problemas bem sérios, ao meu ver. O primeiro deles é que nós tivemos uma grande prévia de 24 minutos onde ninguém do elenco da obra apareceu.

Sim, tudo o que aconteceu ali se passa 3 anos antes da história de verdade. Acho isso meio ruim, pois é fácil de entender toda a dimensão do problema, mas você não cria uma conexão com algum personagem.

Aliás, em Muv-Luv é complicado você gostar de algum personagem pois a chance dele morrer é sempre muito grande. Porém não adianta ele viver e no final das contas ser apenas uma espécie de figurante inútil.

Com isso, parece que eles gastaram um episódio para explicar/mostrar o problema de maneira mais prática, certo? Precisava gastar um episódio dos 12 que vem por aí para isso?

Não sei, mas me pareceu um desperdício. Além disso, ainda temos a questão da adaptação em si, afinal, Muv-Luv tem a versão mangá e visual novel. O grande temor é que eles recortem certos desenvolvimentos e cenas presentes em ambos.

E o motivo para fazer isso é por conta do nível de conteúdo que a obra original possui. Muv-Luv é uma história séria e realmente pesada, ao mesmo tempo que também é um eroge e como você deve imaginar, contém cenas de sexo.

Acho que veremos cenas de sexo? Não, mas me preocupava um pouco em ver a produção aliviando na violência, ou melhor, o desastre que está acontecendo. E vendo esse episódio inicial parece que ao menos isso não vai acontecer.

De qualquer forma foi uma estreia legal. Para quem não conhece a franquia e gostou desse início, recomendo fortemente dar uma olhada nas outras duas adaptações pois elas são bem interessantes.

Total Eclipse se passa anos depois e não tem conexão alguma com esse aqui. Já Schwarzesmarken pega a época da guerra fria e adiciona alguns elementos bem interessantes envolvendo duas nações que correspondem à situação que tivemos da Alemanha Oriental e Ocidental.

Comentários