A seriedade do Zenitsu ao encarar o papo de maluco do Uzui e do Inosuke são um atestado do fundo do poço em que esse anime chegou, o qual nos proveu uma comédia sem vergonha, mas da qual devo admitir ter gostado, só acho que enrolaram um pouco demais, mas, né…

Isso é tão verdade que o episódio só começou a pegar no tranco por volta dos 7 minutos, apesar de antes ter acontecido uma coisa que chamou um pouco a minha atenção, que foi a inquietação do Zenitsu e do Inosuke ao chegarem no distrito do entretenimento, um novo covil de onis.

O Inosuke, como sempre, demonstrou uma certa fobia social através da violência, enquanto o Zenitsu mostrou um lado novo um pouco mais equilibrado do que sua versão pervertida de sempre. O garoto raio é fraco para as investidas femininas, além de ser um completo invejoso.

E isso é algo que a gente vê no episódio, a antipatia que ele sente pelo Uzui, um homem feito, bonito e com três esposas; tudo o que ele queria ser. O que gostei é como os dois são retratados, dois idiotas de características diferentes e que, até pela diferencia de vivência, não se bicam.

Enfim, trazendo observações um pouco mais técnicas agora, há um probleminha na caracterização das Oirans que o anime faz devido ao tempo em que a trama se passa, algo para o qual o Kondou-san (leitor do blog de longa data e amigo pessoal) me alertou no discord do Anime21.

Segundo o Kondou, as Oirans já não existiam mais na época em que se passa o anime, apenas prostitutas e queixas. Como não sei os detalhes não posso dizer no que a autora pensou ao inserir essa figura histórica na trama, mas espero que haja uma justificativa razoável para isso.

Inclusive, as Oirans serviam a Daimyos, Imperadores e Xoguns; então a forma como são apresentadas no anime as banalizou um pouco. Para saber mais dessa e de outras “curiosidades”, sugiro que entrem em nosso servidor, onde você pode interagir com o Kondou e nossos redatores.

Mas voltando a trama, eu entendo a praticidade de ter três espiãs capazes de prover um olhar mais amplo dentro do sistema suspeito de abrigar onis, mas também queria entender a coragem de infiltrar as três esposas todas de uma vez. Será que o Uzui é muito papo, mas também culhão?

Ele disse que elas são kunoichis (ninjas que fazem espionagem usando muito de seu sex appeal), mas uma já aparece capturada nesse episódio e tem outra está desaparecida, nos passando a certeza de que o Uzui, diferente do Rengoku, não trabalha sozinho, ele tem sua própria “agência”.

E se pensarmos que ele era ninja antes de virar um exterminador de onis (ele fez a transição para um ofício mais reconhecido, mas também mais perigoso) e em nenhum momento age de forma imprudente (ele não põe a vida das pessoas em risco), dá para ver como é sério no trabalho.

Apesar de ser meio boboca e ter atraído a antipatia, até a rivalidade, de outro boboca, que é o Zenitsu. Dito isso, e vendo o perfil do Uzui, nesse episódio deu para entender muito bem porque ele está por trás dessa missão, é porque ele sabe as manhas para acessar os lugares certos.

E essa característica é explorada no melhor trecho desse episódio, que foi a apresentação da Sumiko, da Inoko e da Zenko; as versão femininas (que de femininas não tem muito) de nossos heróis, algo que elevou o nível de comédia do episódio, mas teve uma baita utilidade também.

Os três foram enviados para os bordeis não só para saber do paradeiro das esposas (Suma, Makio e Hinatsuru), como também fazer o serviço delas, e tendo o extra de serem guerreiros habilidosos, o que deve ajudar. Mas cadê as Nichirintous deles mesmo? E se forem descobertos?

Aliás, como não foram até então? Porque tirando os traços mais delicados do Inosuke e seu biquinho calado, os outros se denunciam demais, além de terem características faciais mais rústicas. Na verdade, o Tanjiro é bem esse o caso, o Zenitsu já deu sorte de ser fera no shamisen.

Por fim, o episódio acaba com o Inosuke indo ao resgate da Makio, o que deve abrir o leque da trama, que não deve se focar apenas em um ou outro bordel, mas em vários, até para justificar o que o Uzui acha, que um oni (um Lua Superior?) está espalhando seus tentáculos pela região.

Será que o Muzan orquestrou isso tudo a fim de obter um poder paralelo antevendo um cenário em que seja capaz de sobreviver a luz do sol? Não vejo o chefe dos onis não sonhando em controlar todo o Japão, quiçá o mundo. Vejo um anime divertido e ainda com muito para mostrar.

Até a próxima!

Extras

Comentários