Fire Force – ep 3 – Na busca pela verdade, há o 8° batalhão
O 3° episódio enfim foi lançado. Pelo triste ocorrido com a Kyoto Animation, houve uma mudança de planos com Fire Force. Como o anime se trata de incêndios e do trabalho de bombeiros, não houve nenhuma transmissão deste episódio na semana passada e além disso, ele ainda sofreu algumas modificações – pela questão do fogo. Dito isto, comecemos mais uma análise de episódio.
Este terceiro ato trata dos jogos dos recrutas e acontece muita coisa aqui, menos este torneio. Como é um momento em que bombeiros de vários batalhões se encontram, seria uma oportunidade para Shinra descobrir mais do seu passado. Nada mais poderia atrapalhar o jovem no reencontro com o bombeiro que estava no incêndio que mudou a sua vida, mas não houve nada revelador. O jeito como o capitão do 1° batalhão foge do assunto é muito suspeito.
Neste batalhão nós conhecemos mais um personagem que será mergulhado nesse enredo: Tamaki Kotatsu. Boa notícia ou não, para mim não foi nada demais e as cenas em que apareceu foram cercadas de fanservice. O que me deixa triste é ver um personagem que só é usado para isso em todo o anime, pois para mim é uma perda de tempo. No entanto, por mais que esse lado seja péssimo, seu poder é bastante interessante e espero que essa parte tente compensar as cenas peculiares.
Falando dos jogos – e pensar que eu achei que realmente seriam jogos chatos –, houve uma invasão e parece que os antagonistas já querem marcar presença no anime. Ao invés do protagonista chegar ao seu passado, o passado na verdade chega até ele, mas não há tantas explicações assim. Sho, seu irmão mais novo, está vivo e o capitão do 1° batalhão deve estar envolvido nisso.
Além de estar com sede de revelar tudo, o vilão também anseia uma batalha travada com Shinra e rola um show de animação, principalmente com os movimentos realizados pelo protagonista. Bom, claro que nosso vilão não foi lá só pra lutar e em troca de toda a verdade, o personagem principal deveria se tornar seu aliado, mas como um protagonista shounen – com um desejo imenso de se tornar herói – poderia se aliar não é?
Do início ao fim os jogos foram bons, mesmo não sendo bem o que deveriam ser. A animação estava bem fluida e detalhista na batalha, o vilão botou fogo em tudo, literalmente. Além disso tem as OST’s, onde tanto a que tocou antes quanto a que tocou depois do intervalo estavam incríveis, este episódio estava muito bom.
Para a finalização do episódio, temos uma tremenda pancada na cabeça do protagonista, mas aqui não é literalmente. Antes de entrar no batalhão, Shinra tinha uma boa visão dos bombeiros e é normal que se passe a ter uma nova visão ao acompanhar tal situação de perto. O protagonista agora passa a entender melhor o que são os batalhões quando se torna um recruta, e aqui há uma parte interessante.
Os bombeiros precisam das forças de diversas instituições – estas que têm diferentes níveis de influência em cada batalhão – e Obi, quem explica a situação, fala que o 5° batalhão por exemplo, recebe grande poder das indústrias Haijima e o equipamento produzido pela corporação é utilizado pelos bombeiros. É algo que pode dar lucro, mas e se todos soubessem da causa da combustão espontânea? A cura poderia ser uma realidade e estes lucros poderiam acabar.
Sendo assim, as pessoas não podem saber a real causa da combustão, então no meio disso tudo o batalhão de grande influência desta indústria não pode abrir o bico. E sim, não só o 5°, mas todos os 7 batalhões podem estar escondendo algo, logo Shinra percebe que nada do que ele via é perfeito.
Bom, eu falei 7 batalhões pela questão do 8° ser aquele que tem a missão de descobrir o que cada batalhão esconde e isso está ligado com o passado de Shinra. O plot dado logo no início do anime não é algo que deve desesperar, pois o problema não é quando ele é apresentado, mas sim como o anime irá prosseguir com isso – coisas assim servirão para perceber se o anime é bom ou ruim. Além disso, vemos que não é algo muito bombástico, isso está mais para uma revelação que gera mais dúvidas e faz o telespectador se atentar mais.
Os primeiros passos que o anime deu na história foram algo que me alegrou muito, vamos ver como ele dará continuidade com essas revelações nos próximos episódios. Espero você na próxima análise!