[sc:review nota=4]

O primeiro episódio da primeira continuação desse anime com elenco maior que novela da Globo e história quase tão confusa quanto foi de reapresentação dos personagens. Celty continua por aí sem cabeça e fugindo daquele policial que apareceu na segunda metade da primeira temporada e não serviu para nada além de irritar, Izaya continua sendo um cavaleiro do apocalipse só esperando a hora certa para semear o caos em Ikebukuro (e escrevendo dessa forma até pareceu que ele é um personagem legal), Shinra continua apaixonado por Celty do jeito estranho dele, mas nunca conseguirá ser mais estranho que seu pai, que também continua igual, exceto por ter se casado com Emilia, que também é estranha pra caramba, a gangue do Kadota continua andando sinistramente por aí em seu furgão comprando todas as light novels da ASCII Media Works e fazendo propaganda delas como se não houvesse amanhã, o Kida continua em fuga com a Saki e o Mikado continua andando por aí com a Anri. Apareceram alguns personagens novos mas ainda não dá para saber que papel eles terão na história, o irmão ator do Shizuo parece que terá importância maior dessa vez, e o próximo mistério já foi apresentado. Mais um assassino, para não variar também. Me pergunto se esse também é um personagem já conhecido.

Mikado, o protagonista (se essa história tem um protagonista, só pode ser ele), faz seu tradicional comentário sobre como não importa em que situações incríveis uma pessoa se encontre ou da qual eventualmente participe, em uma cidade grande isso no fundo não importa. Mesmo se algo grande acontecer, nunca será maior que a própria rotina caótica da cidade e acabará cedo ou tarde engolido por ela. Tudo sempre estará normal, nada nunca muda. Não é que eu não simpatize com essa teoria, apenas a acho estranha saindo da boca de um adolescente – por isso ele tem que ser o protagonista, é através da boca deles que os autores falam. Isso é uma ideia de adulto, ou melhor, uma sensação de impotência típica da vida adulta. Eu sei como é, eu me sinto assim. De todo modo, não me incomodo que ele tenha citado isso no primeiro episódio, é uma reapresentação afinal e esse é um tema recorrente e fundamental em Durarara, só me dá vontade de revirar os olhos quando ele começa a repetir isso o tempo todo. Torço para que não aconteça nessa segunda temporada.

O mistério da temporada, ou pelo menos o primeiro mistério da temporada, envolve uma série de assassinatos executados por um sujeito esquisito que sempre veste uma máscara animal para cometer seus crimes, e sempre uma máscara diferente. Gostei mais da de dinossauro. Até agora não houve quase informação nenhuma sobre ele, tendo sido apenas citado durante uma reportagem. Nem o Izaya está muito interessado nisso ainda, mas tenho certeza que em breve ele estará. Acho difícil que a essa altura o culpado seja um dos personagens já estabelecidos da série, então deve ser um dos novos. Ou o irmão do Shizuo, mas simplesmente não imagino o Yuhei cometendo crimes. A menos que ele esteja possuído por algo maligno sobrenatural, como foi o caso da Anri na segunda parte da primeira temporada. Ainda assim, duvido. Talvez algum personagem que ainda esteja para aparecer, convém ficar de olho mas creio que quanto mais demorar para aparecer, menos provável. Resumidamente, acho que tem que ser alguém que apareça no máximo até o próximo episódio.

Um par de irmãs esquisitas são os personagens novos com maior destaque nesse episódio de abertura. Uma é superativa e a outra é super-não-ativa, ou super-passiva, sei lá, enfim, personagens cartunescas típicas de Durarara. Pelo menos a superativa parece adorar o irmão do Shizuo e se excitar com coisas misteriosas. As duas estão, como não poderia deixar de ser, na mesma sala que Mikado e Anri. E quando eu abri a página de Durarara no MyAnimeList para ver os nomes dos personagens para escrever esse artigo (são muitos personagens e eu assisto muitos animes, sério, não consigo decorar), descobri que elas se chama Mairu e Kururi, e seu sobrenome é, prepare-se, Orihara. Lembra de mais alguém com esse sobrenome? Eu sabia que conhecia o sobrenome, aí tive que procurar quem era (se não decoro nem os nomes, imagine os sobrenomes). Enfim, pela idade parece que elas são irmãs mais novas do Izaya ou algo assim. Bom, na abertura apareceu o nome delas, o fansub não legendou porque ele fez um serviço de porco, mas o fato é que os nomes aparecem então não é como se isso que eu falei fosse um spoiler. O anime supõe que você já sabe disso.

Provavelmente é porque a versão que eu baixei e maratonei na virada do ano era de home disk e não da TV, mas fiquei com a impressão que a animação não está tão boa quanto a temporada anterior. Mas está boa mesmo assim. Não dá para dizer ainda o que irá acontecer, porque bom, provavelmente não dará para dizer o que irá acontecer mesmo um episódio antes do fim, essa é a dinâmica de Durarara. E mesmo assim, nada irá mudar e tudo irá continuar normal como sempre foi.

Comentários