Minha nossa, que episódio tivemos essa semana. Sério, esse anime vem sempre me trazendo emoções diferentes a cada episódio e esse não poderia ter sido diferente. Não foi o episódio mais engraçado, feliz ou triste e sim o mais satisfatório até então.

Nessa semana tivemos um episódio onde aparentemente todos os problemas de Yuuji foram resolvidos. De todos eles, o único em que eu não vi necessidade e até hoje achei fútil foi a relação com aquele senpai de seu colégio. Um cara sem sal e sem açúcar que Yuuji insistentemente tentava se relacionar. No final, qual foi a utilidade dele para a história? Ele era apenas um motivo dentre vários para Yuuji sentir saudade do casarão? Se for simplesmente isso, ele teve uma existência descartável.

Algo que me chamou bastante a atenção nesse episódio foi a importância de Sato. Até o último episódio ele era apenas um figurante qualquer do casarão (não que isso tenha mudado por completo) e neste, podemos facilmente dizer que ele foi uma peça-chave para o desenrolar do episódio. Até então, víamos Yuuji cabisbaixo e sem direção, chegando ao ponto de se questionar sobre a existência do casarão. Lá no fundo ele sabia que voltar para lá era a saída, mas havia muitas dúvidas em seu coração que o impediam de fazer algo.

Infelizmente

Com uma simples conversa onde seus desejos de youkai foram expostos, Sato pode ensinar a Yuuji que a vida era muito mais do que aquilo que ele pensava. Ok, mas apenas por isso que Sato foi importante? Não. Depois de ter seus olhos abertos com os conselhos de Sato, a vida começou a engrenar para Yuuji. A felicidade que o mesmo possuía estava voltando e com isso, ele estava voltando a ser quem era. E isso não foi regredir, mas sim voltar ao caminho da evolução ao qual ele estava.

Foi bem interessante ver que com a volta de sua felicidade Yuuji pôde obter coisas que seu antigo eu jamais iria conseguir. Fiquei feliz por conhecer melhor sua prima e seus motivos para ter aquela atitude mostrada no começo ou até mesmo o reencontro com seu amigo. Youkai vem sendo um anime interessante por isso; Yuuji a cada episódio aprende mais sobre si e sobre a vida como um todo, conhecendo facetas diferentes a cada episódio e nos mostrando as mudanças que ocorrem dentro de si por meio de suas relações interpessoais.

Todos nós precisamos fazer isso!

E com um clima de último episódio, Yuuji finalmente voltou para o casarão. Me pergunto como será a próxima evolução dele e o que essa volta tem para ele.

Comentários