Love Live! Sunshine!! 2 – ep 6 e 7 – Brilhar sempre, desistir jamais
O verbo brilhar tem um significado muito profundo na vida da Chika, afinal ela só fala disso, entretanto, existem várias interpretações para essa palavra. Para alguns conseguir fama a qualquer custo é uma forma de “brilhar”. Para outros ter uma carreira profissional bem-sucedida é outra forma de “brilhar”. Enfim, todo mundo (ou quase) almeja conquistar algo bom a curto, médio e longo prazo, quer seja na vida secular ou espiritual.
A busca por um lugar ao sol faz parte da nossa rotina diária, e tal ideia tem o mesmo significado de brilhar, afinal o sol tem um brilho inimaginável. Ninguém quer ficar na escuridão marginalizado à mercê da sorte esperando a morte chegar sem ter feito nada de importante para a sociedade e principalmente para você mesmo. Aí entra o grande medo de Chika, que é apenas ser uma passageira do trem da vida vendo da janela o sucesso dos outros enquanto fica acomodada numa poltrona enquanto a vida segue.
O desejo puro e sincero da nossa protagonista em querer deixar de ser “normal” e brilhar é inspirador, visto que a personagem mora numa pequena cidade que não há muitas oportunidades, então Chika teve que criar oportunidades. Mas antes ela teve que escolher de que maneira ela iria brilhar e ela escolheu ser school idol. As dificuldades impostas a ela não impediram que seu brilho alcançasse outras meninas. Cada uma das componentes do grupo Aqours recebeu o brilho de Chika de forma diferente.
Para citar alguns exemplos de como o brilho da protagonista impactou diretamente as personagens, temos o caso da Ruby e da Hanamaru. A primeira devido a timidez e a irmã mais velha dela reprimiu o seu desejo de ser uma idol, mas o brilho emanado por Chika a alcançou fazendo que Ruby criasse coragem para seguir seu sonho. No caso da Hanamaru, ela pensava que nunca poderia se destacar e que seu lugar era na solidão de uma biblioteca, mas a líder das Aqours mostrou que ela pode sim brilhar. Outro caso interessante é o do trio Kanan, Dia e Mari, que estavam completamente desiludidas devido ao fracasso com idols, mas Chika devolveu a esperança de que elas, agora unidas com outras meninas, podem realizar seus sonhos como idols.
O desejo de brilhar de Chika não é em vão e as suas companheiras compraram essa ideia aparentemente absurda de se tornar um ídolo escolar de uma escola pequena que fica numa cidade igualmente pequena. De tanto se esforçarem e de acreditar que brilhar é possível elas chegaram no tão sonhado Love Live!
Nem tudo são flores na vida, pois elas ganharam uma batalha mas perderam outra. Entretanto, isso não é o fim do mundo, e por mais que a tristeza e a vontade de abandonar tudo tenha passado na mente delas, é necessário ser forte. Motivação elas têm para seguir em frente e transformar o Love Live! em um evento épico para os espectadores que estão acompanhado a jornada delas.
O sétimo episódio conseguiu passar toda a tensão necessária que a situação exigia e com um desfecho que me surpreendeu. Nos momentos mais decisivos essa série consegue tomar rumos diferentes do anime antecessor, mas isso não muda o fato que algumas coisas ficaram forçadas, e isso vem desde a primeira temporada.
Obrigado a todos que leram o artigo, e até a próxima!
Extra:
angelchan24
Esses dois episódios me surpreenderam bastante,porque até o momento o anime vinha focando bem mais na comédia do que no drama,mas devo admitir que foram episódios muito emocionantes.Concordo que algumas coisas ainda são forçadas,mas qual seria a graça dos animes se não tivesse nenhum clichê né?kkkkk.Gostei de a escola delas fechar,é bom que as personagens enfrentem algumas dificuldades e não consigam tudo que querem,dá até um tom mais realista á história!
Flávio
Obrigado pelo comentário! Love Live sabe tanto trabalhar com a comédia como o drama, e de forma equilibrada, o que faz nós como espectadores sorrir em algumas partes e se emocionar com outras.