Quem nunca teve aquele amigo que é mentiroso, mas que também faz algo para ajudar pessoas que precisam de ajuda? Neste episódio, não só as pessoas que o pequeno youkai mostrado salvou se sentiam solitárias e necessitadas, como também o próprio Kawauso. Apesar de enganar vários humanos em prol de seu divertimento, quando alguém precisou de ajuda, ele se propôs a estender sua mão.

E, pelo visto, não só ele ajudou certas pessoas, como também a Nekomusume fez a mesma coisa. Apesar de ser tão estilosa, bonita e poderosa como a Mana citou, ela também tem um bom coração. Não é à toa que largou de mão a mesma roupa caprichosa de sempre para auxiliar em uma plantação. Após um acidente em uma montanha, um casal de idosos foi separado pelo triste destino de ter caído de cima dela. O homem ficou com algumas sequelas, porém conseguiu se salvar e receber tratamentos médicos. Mas a mulher ficou desaparecida durante dias. Onde será que ela foi parar?

Nekomusume deixando de lado suas roupas legais para ir trabalhar no campo.

Com ninguém mais, ninguém menos, que o Kawauso. Ele tomava forma de uma criança para conseguir certos alimentos que a Nekomusume colhia da plantação dos idosos e tinha que levar para a Sunakakebaba e para o seu amado Kitarou. O fato é que o pequeno youkai – Kawauso – se enrolava nas suas mentiras. A princípio eu acreditava que ele fazia isso para o próprio proveito, já que estava com fome e queria aproveitar  da situação, MAS me enganei. Como eu posso descrever este momento? “Não julgue o livro pela capa”?

Aquele momento que eu fiquei com calafrios.

Quando o mostrou lambendo os beiços enquanto olhava para a mulher, eu pensei que ele queria comê-la. Mas me enganei de novo! Esse movimento mais que involuntário só mostrou que ele queria comer um pouco mais da comida que pegou da Nekomusume, mas resolveu oferecer à mulher, já que ela estava fraca demais para seguir caminho sozinha. O simples ato de gentileza também foi mostrado quando uma cena de muitos anos foi apresentada em forma de flashback, quando Kawauso ajudou uma menina que estava sozinha e chorando em uma plantação após ter gritado: “Os javalis estão vindo! Corram!”. Isso me fez lembrar a história de Pedro e o Lobo, o menino que sempre dizia que um lobo estava prestes a aparecer e comer todas as ovelhas do pasto, isso todos os dias, e ele nunca vinha. Até que um dia um lobo veio mesmo, Pedro avisou a todos, ninguém acreditou, e o animal comeu as ovelhas e até o menino.

Mas também teve um momento em que meu coração se aqueceu.

Devo dizer que ele fazia tudo isso por causa de sua solidão. Por se sentir solitário, Kawauso precisava de um pouco mais de agitação na sua vida, então ele mentia e enganava para que, ou sentissem pena dele, ou se divertisse a valer. O problema é que tudo tem uma consequência, e a maior foi a Nekomusume perseguindo-o até que ficasse cansado. O fato da idosa ter dito o que aconteceu fez com que a Garota Gato se sentisse caridosa mais uma vez e o convidasse a morar com Kitarou, com ela e com os outros na Floresta GeGeGe para que não se sentisse tão sozinho. Logicamente, ele aceitou de bom grado.

E agora para explicar isso ao Kitarou?

 


 

O youkai que apareceu neste episódio:

Kawauso: a tradução de seu nome é lontra do rio (eu pensava que tinha algo a ver com mentira antes de pesquisar, simplesmente por causa do “uso” em seu nome). Ele é muito conhecido por pregar peças nos humanos, assim como dezenas de youkais que citei nos artigos anteriores de Kitarou. Kawauso tem algumas versões diferentes em seus contos. Uma delas é quando ele se transforma em criança, como foi mostrado no anime, mas tem outra mais tenebrosa em que se transforma em mulher, atrai os homens para dentro de um castelo e os come lá dentro. Para mais informações, infelizmente eu encontrei apenas sites em inglês, mas nada melhor que começar a treinar por este site de youkais.

Kawauso em um de seus momentos de fuga.

 


 

Muito obrigada por ler este artigo até o final, e nos vemos no próximo! o/

Comentários