Banana Fish – ep 11 – As duas faces de Ash
Bom dia!
Ash só havia se aberto de verdade uma vez no anime até agora: na prisão, para Max, depois de saber que Griffin morreu. Ele chorou e contou um pouco, bem pouco, sobre si mesmo. Ficou só nisso. Mas mesmo que ele não se abra normalmente, ele se sente à vontade ao lado de Eiji e isso lhe basta.
Depois de saírem da tempestade, quando finalmente tiveram tempo para relaxar, Ash voltou a se abrir, dessa vez, como há muito esperado, para Eiji. Esse episódio faz um bom trabalho em revelar a natureza de Ash, mas isso me faz perguntar mais uma vez: quem é Eiji?
A pergunta mais exata é: por que Eiji faz questão de seguir Ash? Já lhe fizeram essa pergunta dentro do anime antes, de forma direta ou indireta, e ele sempre acaba respondendo que é porque Ash salvou a sua vida. Mas isso faz mesmo sentido? Se qualquer coisa, Eiji ficou sob risco de morte em primeiro lugar por culpa de Ash, ele foi apenas um inocente que deu o azar de estar no lugar errado, na hora errada. Claro, Ash poderia ter deixado ele morrer mas não deixou, mas ainda não parece o suficiente para compensar tudo o que o japonês passou até agora e, provavelmente, vai continuar passando. Ele pode simplesmente embarcar em um avião e nunca mais se meter em problema nenhum, mas se recusa, prefere ficar do lado do Ash. Por quê? O anime não respondeu isso direito até agora. Tenho duas hipóteses para isso, e elas não são mutuamente exclusivas: talvez as duas estejam certas.
A primeira hipótese: a culpa é minha. Acompanhe meu raciocínio: se Ash ou se Eiji fosse uma mulher, será que eu estaria fazendo essa pergunta em primeiro lugar? Ou será que, fosse esse o caso e dada a forma como começou e como vem se desenvolvendo o relacionamento dos dois, eu assumiria que Eiji teria simplesmente se apaixonado, mesmo que talvez não tivesse se dado conta disso? Banana Fish não faz nenhum esforço para que os dois não pareçam ter um relacionamento especial, algo mais íntimo do que uma mera amizade. Não que não possam existir amizades assim, mas quando vemos pessoas reais se comportando como Eiji e Ash se comportam, se forem um homem e uma mulher, costumamos assumir que há algo a mais entre eles. Talvez a resposta seja assim simples e eu só estou insistindo na pergunta porque sequer concebo que possa ser romance (mesmo sabendo da fama de Banana Fish), apenas porque os dois são homens.
A segunda hipótese: Eiji se sente confortável e relaxado perto de Ash, assim como Ash consegue se sentir confortável e relaxado perto de Eiji (percebe como não é mutuamente exclusiva com a hipótese anterior?). Aprendemos um monte sobre o Ash no curso do anime e nesse episódio em particular, e uma coisa que ficou clara é que, ao lado do Eiji, ele consegue ser alguém que ele não pode ser do lado de mais ninguém (tendo mostrado apenas um breve vislumbre disso para Max, por ocasião da morte do Griffin). Ocorre que esse pode muito bem ser o caso para o Eiji também. No Japão ele era um atleta que estava perseguindo a profissionalização, então teve o acidente e não conseguiu mais saltar como antes. Não importa para quem ele olhe, sua família, amigos, treinadores, outros atletas, ele não pode evitar se sentir pressionado. Todos conhecem o Eiji atleta, afinal. Ash nunca conheceu esse Eiji e só espera que ele seja um jovem um pouco mais velho do que ele. E talvez fosse só disso que o Eiji estivesse precisando.
Agora para o núcleo desse episódio e desse artigo: Quem é Ash? Eiji logo se descobriu pensando sobre isso. Porque o Ash que ele conhecia e o Ash que seus capangas conheciam pareciam ser duas pessoas totalmente diferentes. Será que ele entendeu errado? Será que um dos dois era falso? Por enquanto, Eiji parece não ter chegado a conclusão nenhuma. Eu entendo que os dois são o mesmo Ash, ou melhor, que o Ash é tudo aquilo ao mesmo tempo. A maior parte do tempo, Ash é o líder de gangue. Durão, corajoso, irritável, capaz de matar a sangue frio. Ele grita, soca, chuta e corre. E também é sexy e sedutor quando precisa. Está sempre atento a todos ao seu redor e pensando nos seus objetivos. É estafante.
Mas Ash também é só um adolescente de 17 anos. Um moleque que quer falar bobagens, rir e se divertir como adolescentes de sua idade. E ele nunca teve oportunidade disso antes do Eiji chegar. É claro que todos os seus capangas são adolescentes também, mas não é a mesma coisa. É como o Eiji deve se sentir com seus amigos de sempre no Japão. Eiji cresceu sendo um atleta, ele só sabe ser um atleta perto deles. Ash cresceu sendo bandido com esses caras, e é só bandido que ele sabe ser perto deles.
Isso leva a última e mais importante questão: por que Ash se tornou assim? Bom, parece elementar: ele foi sequestrado muito jovem pelo Papa Dino e nunca teve outra opção. Mas eu vou além e digo que ele já era assim antes desse evento. Quando tinha 7 anos, Ash era apenas uma criança inocente. Então teve sua inocência roubada. A sua comunidade reagiu mal, o seu pai reagiu pior ainda, e Ash se viu preso em uma violência sem fim. Demorou um ano, mas ele conseguiu fugir dessa jaula: matou seu agressor. Durante esse ano, a personalidade dele se espatifou e nasceu o Ash violento, que se tornaria o Ash bandido mais tarde, de quem o próprio Ash tem medo. E é por isso que Eiji é seu calcanhar de Aquiles: não é porque Eiji precise ser protegido, mas sim porque Eiji traz à tona o Ash inocente, que tem medo de abóboras, chora e não é capaz de matar. E para todos os efeitos, infelizmente, Ash ainda vive em um mundo no qual ele precisa de sua face violenta para sobreviver.
Sabrina-Chan Freitas
Esse texto foi lindo :3
Fábio "Mexicano" Godoy
Muito obrigado ♥️