Hanebado! é um anime de esporte produzido pelo estúdio LidenFilms e possui 13 episódios. A obra trata sobre um esporte pouco conhecido em nosso país, o badminton. Com um show de imagens bem animadas, dramas e uma bela apresentação sobre o esporte, Hanebado se mostrou uma ótima opção de anime para acompanhar na temporada passada. Vale destacar que a obra possui um realismo em relação ao esporte e as partidas, um ponto de destaque muito positivo da obra.

A história segue Nagisa Aragaki e Ayano Hanesaki, duas garotas que são opostos sendo a primeira fruto de esforço e a outra fruto de talento natural. O anime trata de trabalhar essa questão mas no fim, acaba deixando sem uma resolução relevante (não que fosse necessário). Ambas são boas jogadoras e possuem um grande potencial para chegar ao campeonato nacional e até mesmo conquistar o título. Logo de início você descobre que no passado houve uma partida entre as duas e Ayano humilhou sua adversária, algo que gera um problema logo de cara.

Amigas e rivais

Porém antes de continuar elogiando eu gostaria de ressaltar o grande erro da obra: os personagens. Para uma obra se sobressair é necessária uma combinação de fatores (história, personagens e por aí vai) e em um deles Hanebado! comete deslizes. As duas protagonistas, Aragaki e Ayano, em determinado momento da obra são pessoas insuportáveis (com destaque para Ayano) e até mesmo chegam a ter uma personalidade que destoa da realidade. De início temos Aragaki é irritante por conta da derrota sofrida citada anteriormente e apesar de ser uma boa jogadora e aparentemente uma colega legal, muda de atitudes e passa a cobrar mais de si mesma e dos outros, algo que acaba desgastando sua relação com a maioria dos membros do clube, levando a saídas.

Isso logo é resolvido com o desenvolvimento dela e as mudanças que acontecem no entorno como a entrada de Ayano no clube, sua amiga Riko tentando ajudá-la e um novo técnico entrando em cena. Foi um desenvolvimento rápido que acabou sendo importante mais para frente pois sua companheira, Ayano, fica muito pior quando muda de personalidade. Ela tem motivos plausíveis que qualquer um pode compreender mas a forma como lida com a situação e os outros a sua volta é o que estraga e muito a visão que se tem da personagem.

Uma das qualidades dela

Inicialmente nos é mostrado que a mãe de Ayano, uma multi-campeã de badminton abandonou sua filha quando a mesma estava doente após uma derrota. Isso obviamente causa furor em qualquer um mas os problemas não param por aí. Durante o decorrer do anime Ayano enfrenta duas pessoas que tem uma grande relação com esse acontecimento que a atormenta e aos poucos sua personalidade piora. E quando você pensa que apenas tais fatos eram o problema de tudo, tratam de piorar a situação.

Foi bem desagradável te aguentar em alguns momentos, confesso

O problema mais grave de Hanebado! (na minha opinião) é a forma como tratam personagens ruins. As duas personagens que colaboram para a mudança brusca de personalidade de Ayano tem uma aparição inicial bem negativa e após alguns episódios elas aparecem sendo pessoas completamente boas e simpáticas. A segunda em especial tem uma mudança brusca de atitudes, algo que até mesmo pelas circunstâncias nem faz sentido (além de ser irritante). Isso tudo sem contar com a própria Ayano que mesmo sendo uma pessoa horrível recebe apoio de suas “amigas” do clube, algo que na realidade não iria acontecer de jeito nenhum (sério, eu me recuso a acreditar nessa possibilidade). Ah, sem esquecer que mesmo ela agindo de forma péssima e completamente diferente do normal ninguém falou com ela sobre ou reclamou de algo.

Porém, problemas à parte Hanebado! fez um belíssimo trabalho no que se refere ao esporte. Não há protagonismo (apesar de que a partida final pode ter uma certa discussão) e nem recompensa por trabalho duro. O que nos é mostrado é que cada personagem ali tem suas limitações e todos trabalham para evoluir e ir mais longe pois gostam do esporte. A dupla de protagonistas não chegam à final sem fazer esforços consideráveis para vencer suas concorrentes e por isso acabam tendo que usar suas táticas e técnicas para vencer e superar os obstáculos. E há um drama nisso tudo, afinal, esporte e drama andam lado a lado pois nem sempre iremos vencer independente do nosso esforço.

E porque você acreditou em si mesma até o fim

E apesar de ser um ótimo ponto na obra, o drama acaba se tornando enjoativo com o tempo. Seria um caso de excesso pois durante seus 13 episódios a obra não trouxe quase nenhum momento sem algum tipo de drama. Tínhamos ele no esporte, nas relações interpessoais e por aí vai, ou seja, acabava um drama em algum ponto e já colocam outro no lugar. E como já mencionado, isso pode acabar agradando pois na maioria dos casos é interessante mas em outros, se torna cansativo e até mesmo desnecessário.

Que delícia de animação

No geral Hanebado! é um belo anime. Sua animação começa sendo ótima e mesmo não se mantendo num nível tão alto depois disso, temos um fechamento incrível com cenas de tirar o fôlego. As partidas de modo geral conseguem gerar tensão no espectador (principalmente a final que foi algo que eu nunca havia presenciado antes) por conta das jogadas, das situações que envolvem às partidas e claro, porque badminton é um esporte muito interessante e emocionante.

No fim, eu recomendo muito que vejam esse anime. Talvez ele não seja uma oitava maravilha do mundo moderno e nem seja tão bom quanto Haikyuu mas garanto que vale a pena conferir. É curto, tem um final relativamente fechado e apresenta um esporte muito interessante com uma fidelidade bem única do tipo que eu não me recordo de ter visto. Recomendo também que experimentem jogar badminton que inclusive é um esporte olímpico. Se terá uma segunda temporada? Só o tempo dirá mas se tiver, pode ter certeza que irei acompanhar.

Comentários