Banana Fish: Missão Impossível

Bom dia!

E pronto, o Ash fugiu. Essa foi bem fácil. O episódio todo soou como um filme de ação canastrão das antigas, o que foi bastante divertido e combina com a temática do anime. Máfias, conspirações, controlar pessoas usando drogas.

No grande coquetel criativo que deu origem a Banana Fish, ainda que a maioria dos episódios e o tom geral da série até agora tenham sido bastante sérios, não só esse episódio não pareceu estranho como parece ter, ao contrário, estranhamente colaborado para avançar a história.

O avanço, no caso, foi literal: com o Ash preso o roteiro não avança muito. Nada é por acaso em Banana Fish: Ash precisava ser levado para a Instituição para descobrirmos em que ponto se encontra o desenvolvimento da droga e quais os planos dos vilões. Houve uma guinada.

Antes, a ideia era apenas criar assassinos suicidas. Agora vislumbram a possibilidade de conseguir bem mais com isso: tornar alguém em um zumbi obediente por quanto tempo for necessário, e mantendo-se suas habilidades cognitivas.

Isso tudo foi o que o episódio passado revelou. Agora já sabemos. Então é hora de tirar o Ash de lá, e o mais rápido possível.

O suposto edifício super seguro é na verdade um queijo suíço. Contando dutos de ventilação, poços de elevadores e poço de rejeitos, o lugar parece ter mais passagens secretas do que salas e corredores normais. A vigilância é péssima e os guardas de segurança são ainda piores.

A fuga é, convenhamos, ridícula. Alguns momentos são tão forçados que chega a ser absurdo. Por exemplo, ainda há pouco o Ash estava enfraquecido por causa dos ferimentos sofridos no duelo contra Arthur. O ferimento dele na barriga era grave e chegou a se abrir na primeira vez que se esforçou um pouco mais.

Agora ele está bem o bastante para aguentar o próprio peso e o peso do Professor Dawson pendurado nele, segurando-se apenas pelos braços, e carregando o pobre professor lobotomizado por drogas com sua própria força.

Esqueça os ferimentos. Desde quando Ash é tão forte assim? E isso é só um exemplo. Você sabe do que estou falando, você assistiu o mesmo episódio que eu, você sabe que não faltaram situações ridículas nele.

 

Carregar o Dawson assim foi suave ainda

 

Mas meio que nada disso importa, porque foi tudo muito bem humorado. Esse é exatamente o segredo: o humor. A comédia eleva a suspensão de descrença, porque se é engraçado, nada é “sério de verdade”. E no entanto é, e o Ash agora está livre de novo.

Isso foi genial, Banana Fish.

Do lado dos vilões, Papa Dino também estava se divertindo a valer. Sem poder, sem o Ash, sem a droga, não restaram muitos motivos para que ele quisesse ajudar seus supostos aliados.

Ele estava sentindo prazer genuíno ao ver o Ash conseguir fugir sem que, aparentemente, ninguém conseguisse encostar as mãos no moleque. Por dois motivos:

  1. Papa Dino sente orgulho do Ash, pois acredita que ele é sua “criação”, tudo o que ele é e tudo de que ele é capaz é graças ao Dino.
  2. Quem é que não gosta de ver a ruína de quem tomou o seu lugar, não é?

 

Dino é implacável com incompetentes que tentam lhe puxar o tapete

 

E o Ash tem QI acima de 200. Isso é sequer possível? Bom, coloco isso na conta dos absurdos ridículos desse episódio (embora tenha sido revelado já no anterior). No mínimo ele tem a incrível habilidade de decorar as plantas de um edifício grande e complexo em menos de um minuto.

A segurança do prédio era tão patética que até Max e Ibe estavam conseguindo driblá-los. Max tem treinamento militar, mas duvido que o treinamento dele tenha envolvido fugas ou invasões estilo Missão Impossível. Já o Ibe é … um fotógrafo.

O ponto alto dos dois patetas foi quando acharam que seria uma boa ideia jogar uma pessoa desacordada no duto de resíduos. Quero dizer, mesmo sabendo que há lixo embaixo e que ele potencialmente irá amortecer a queda, a chance é que qualquer pessoa morra caindo daquela altura. Tenho certeza que eles não queriam se tornar assassinos. Mas tudo bem, porque o guarda não deve ter morrido.

 

Max e Ibe "salvando" Ash

 

Depois de tudo dito e feito, eles ainda foram pegos. Só para o Ash precisar ir resgatá-los, claro.

O próximo episódio deve retomar o tom sério do anime. Ash tem uma coisa séria para resolver agora, afinal: reencontrar e salvar Eiji. Depois dele contar para todo mundo que não morreu de verdade, claro.

Comentários